fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Bolsonaro e Haddad vão ao 2º turno

Publicado

em

Com 95,57% da urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a disputa para o Planalto vai para o segundo turno. Jair Bolsonaro (PSL), com 46,70% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), com 28,37%, decidirão as eleições presidenciais no próximo dia 28. Ciro Gomes, do PDT, fica em terceiro lugar, tem 12,52%.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, vem em quarto lugar, com 4,83% dos votos; seguido por João Amoêdo (Novo), 2,58%; Cabo Daciolo (Patriotas), 1,25%; Henrique Meirelles (MDB), 1,21%; e Marina Silva (Rede), 1,00%.

Alvaro Dias (Podemos) tem 0,83%; Guilherme Boulos (Psol), 0,58%; Vera Lúcia (PSTU), 0,05%; José Maria Eymael (DC), 0,04%; e João Goulart Filho (PPL), 0,03%.

Já nas primeiras horas de votação os principais candidatos à Presidência sinalizaram suas estratégias para as próximas semanas, acreditando na possibilidade de segundo turno. Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) reafirmava confiança em ganhar em primeiro turno, dizendo que, se eleito, não planeja fazer alianças com partidos, mas apenas com parlamentares, Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) sustentavam que haverá segundo turno, e com suas participações.

O petista aproveitou fala à imprensa após votar no colégio Brazilian International School, zona sul de São Paulo, para acenar a possíveis aliados no segundo turno. Ele citou Ciro Gomes, Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB), lembrando que já trabalhou com eles.

“Tenho o maior respeito pelo trabalho deles. Mas quero dizer que vamos procurar ampliar para além dos partidos as nossas alianças”, afirmou. “Vamos procurar personalidades, pessoas que tenham uma biografia de serviços prestados ao país para ampliar e governar para a reconstrução democrática do Brasil”, completou Haddad.

Já Bolsonaro expressava sua crença na vitória em primeiro turno. “Se Deus quiser, a gente liquida hoje”, disse ele logo após votar na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio.

Questionado sobre sua campanha em eventual segundo turno, Bolsonaro disse que participará dos debates. “Pretendo ir [aos debates], se houver segundo turno. Mas acho que não haverá, não” chegou a dizer. Ele também disse que, se eleito, não haverá negociação partidária e que ele terá apoio de 350 parlamentares no Congresso.

Raio x

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) está vencendo no primeiro turno das eleições em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste no país, considerando mais de 94% das urnas apuradas.

No Nordeste, um reduto eleitoral petista, Bolsonaro está atrás de Fernando Haddad em oito dos nove Estados. A única exceção é o Ceará, onde o líder é Ciro Gomes (PDT), com 41% dos votos, seguido por Haddad (32,23%) e Bolsonaro (22,43%). Já no Norte do país, o candidato perde apenas no Pará. Haddad está com 40,67% dos votos e o candidato do PSL, com 36,85%.

Essa é a quarta melhor marca em primeiros turnos desde 1998, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), organizados pelo Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV).

Em 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu em 24 Estados no primeiro turno e, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também conquistou o mesmo número de Estados na primeira fase das eleições. Em 2010, Dilma Rousseff conseguiu vencer em 18 Estados.

O Estado em que Bolsonaro está com o maior percentual dos votos é Santa Catarina, num total de 65,82%, com 99% das urnas apuradas.

Valor On Line

Comentários

Continue lendo

Extra

Valorizando o Servidor – Prefeito Sérgio Lopes garante pagamento do Cálculo de Insalubridade de acordo com Salário Base da Categoria de ACS`s e Agentes de Endemias

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sergio Mesquita, Secretária de Administração Regiane Moreira e servidores e colaboradores das classes, anunciou para todos os Servidores de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o pagamento do cálculo de Insalubridade dos servidores de acordo com o salário base da categoria.

Isso significa dizer que todos terão um aumento real com a correção, essa garantia faz parte do Plano de Cargo Carreira e Remuneração, tendo em vista que todos esses agentes já recebem o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

Ao longo da gestão os Agentes de Combate e Endemias e ACS`s vem acumulando conquistas significativa em suas carreiras.

Epitaciolândia foi um dos primeiros a pagar o piso nacional, e além disso, o Prefeito Sérgio Lopes com base na emenda constitucional n° 51 de 14 de fevereiro de 2006, a gestão conseguiu desburocratizar, e foram possíveis/ legal efetivados, a gestão ainda garantiu o direito de progressão e o salário retroativo a diferença salarial dos últimos 5 anos.

A Agente de Comunitária de Saúde Nubia Aquino, resumiu bem a importância desse momento para vida profissional de toda a categoria.

“O momento é gratidão mesmo, quero agradecer a Deus por esse momento, e agradecer de coração ao nosso Gestor, desde que que ele assumiu a prefeitura nós estamos tendo muitas vitórias, ele tem um olhar carinhoso e com ele a Saúde de Nosso município avançou muito, e nós passamos a ter nossos direitos respeitados e garantidos, o nosso muito obrigado e pode contar com a categoria para o que der e vier. ” Destacou a ACS.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse momento demostra mais uma vez o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais.

“Sempre buscamos valorizar os servidores públicos de um modo geral, desde o início da gestão inclusive esse mês de março nós demos um reajuste de 10% a todos os servidores que não tem piso estabelecido pelo governo federal, desde o início da gestão já são 37% de aumento, um aumento superior a correção do salário mínimo ao longo desses três anos; ”

“…Então nós estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos nossos servidores, e, hoje eu recebi os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, porque havia uma interpretação em relação ao cálculo da insalubridade e nós passamos a pedido deles, com orientação jurídico tivemos um novo entendimento sobre o cálculo da Insalubridade que vai resultar em aumento salarial para os ACS`s e Agentes de Endemias, então é com muita alegria que anunciamos essa melhoria e valorização dos servidores públicos dessa categoria da saúde.” Disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia e Sebrae estimam a venda de mais de 20 toneladas de peixe durante a feira na fronteira

Publicado

em

Mesmo após a maior alagação do Rio Acre em Brasiléia com enormes prejuízos causados também aos produtores rurais que perderam suas lavouras de, arroz, milho, banana, mandioca, peixe e outros, visando fortalecer a economia local gerando renda ao produtor rural da agricultura familiar.

A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Agricultura em parceria, junto com Sebrae-Acre, realizam a “Feira do Peixe” na fronteira nos dias, 27, 28 e 29 ( quarta, quinta e sexta-feira santa), com expectativa de vender até mais de 20 toneladas de peixe nos três dias de feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Careca Gadelha durante abertura do evento, destacou a importância da feira para os produtos rurais e apoio da secretaria e do Sebrae.

“Agradecemos o Sebrae pela parceria e presença do público e dos expositores pela participação em nossa feira do peixe, hortaliças e artesanato. Mesmo após alagação essa ação é um incentivo também da Prefeita Fernanda Hassem desde o início do seu mandado há 8 anos aos piscicultores da região que trazem as mais variadas espécies de peixes para comercialização na feira Municipal Maria Florêncio e contam ainda com apoio da Secretaria de Agricultura para escoamento da produção”, enfatizou.

A atividade conta ainda com a venda de horticultura, artesanatos, café da manhã e almoço na pracinha de alimentação, além de outros serviços ofertados.

Participaram ainda da abertura do peixe em Brasileia o Secretário Adjunto de Agricultura – Mário Jorge, a Coordenadora Regional do SEBRAE Rina Soares, Vereadores e Elenilson Cruz, Arlete Amaral, Rogério Pontes, Presidente da Câmara – Marquinhos Tibúrcio, Representante dos Piscicultores – Francisca Vó Rosa (Lili), Coordenadora da Feira Municipal – Maria Coimbra, Secretários municipais, expositores e população em geral.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação na fronteira do Acre resulta na prisão de suspeitos envolvidos em sequestros e tráfico de drogas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), as Delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia, em colaboração com a Polícia Penal, Militar e CP Cães, conduziram uma operação coordenada para executar mandados de busca e prisão na regional do Alto Acre. O objetivo principal era desmantelar atividades criminosas e reprimir o tráfico de drogas na área.

Durante a operação, as autoridades conseguiram apreender um revólver, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante, enquanto outros quatro tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos. Esse resultado demonstra a eficácia da ação policial e o compromisso das autoridades em proteger a segurança pública e combater o crime na região.

As investigações que levaram a essa operação foram iniciadas após o registro de um crime de sequestro e cárcere privado envolvendo duas adolescentes. O Delegado de Polícia Civil Eustáquio Nomerg Ferreira reiterou o compromisso da polícia com a ordem pública e a justiça, enfatizando a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate ao crime, por meio de denúncias e informações relevantes.

Detalhes adicionais sobre a operação e os desdobramentos das investigações serão divulgados pelas autoridades competentes à medida que os trabalhos avançarem.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

 

Comentários

Continue lendo