Treinamento durou dois dias às margens do Rio Acre - Fotos: Alexandre Lima
Treinamento durou dois dias às margens do Rio Acre – Fotos: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar do Acre que compõem o 5º Batalhão de Educação e Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (5º BEPCIF), da regional do Alto Acre localizado em Epitaciolândia, passaram por um grande treinamento no Rio Acre, sob a coordenação do Capitão BM Valdemar Fernandes de Souza.

O treinamento que durou cerca de dois dias, aconteceu numa das praias dentro do limites do Município. Tudo iniciou após uma pequena viajem até uma colônia onde todo o equipamento e alimentos necessários, foram levados e embarcados nas canoas que deram suporte ao treinamento.

Vários modos de sobrevivência e resgates foram treinados sob coordenação do Capitão BM Fernandes
Vários modos de sobrevivência e resgates foram treinados sob coordenação do Capitão BM Fernandes

Todo o treinamento que foi realizado no local, seria para preparar os bombeiros a lidar com situações diversas, como sobrevivência e resgate em lugares de difícil acesso e dentro de rio. Também foi ministrado aulas de manobras de barcos, rapel, tirolesa e escalada, além de submersão para resgate de vítimas utilizando apneia e equipamentos de mergulhos.

O 5º BEPCIF foi inaugurado no dia 27 de abril de 2007 para atender os Municípios de Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Assis Brasil, e ainda por vezes, atendendo a cidade de Cobija/Bolívia e Iñapari/Peru. A regional do Alto Acre até a data de 21 de janeiro, tinha um efetivo de apenas 16 homens desde sua fundação e hoje, são 39.

O jornal oaltoacre.com esteve acompanhando parte do treinamento de perto. Veja vídeo reportagem especial abaixo.

Matéria relacionada:

5º Batalhão dos Bombeiros do Alto Acre recebe novo comandante e 23 soldados

Foto: Alexandre Lima
Foto: Alexandre Lima

Comentários