Conecte-se conosco

Extra

Brasil atinge 213,3 milhões de habitantes

Publicado

em

O número de brasileiros teve um crescimento de 0,74% em 2021

O Brasil ultrapassou a marca de 213,3 milhões de habitantes em 2021, segundo estimativas da população divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o IBGE, o aumento foi de 0,74% entre julho de 2020 e julho deste ano.

A capital paulista continua sendo o município mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, e o Rio de Janeiro vem logo atrás, com 6,8 milhões, seguido de Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões).

Serra da Saudade, em Minas Gerais, ocupa o cargo de cidade brasileira com menor população, tendo apenas 771 habitantes. Outros exemplos de cidades com menos de mil habitantes são Borá (SP), com 839 habitantes, Araguainha (MT), com 909, e Engenho Velho (RS), com 932 moradores.

Nos últimos dez anos, o País também registrou um aumento progressivo no número de grandes municípios. Em 2010, o Censo apontava 38 municípios com 500 mil ou mais moradores. O levantamento deste ano apontou um aumento significativo e agora o Brasil tem 49 municípios com quase um milhão de pessoas.

Para Thiago Galvão, professor de Políticas Públicas do Ibmec Brasília, o aumento da população traz riscos e precisa de acompanhamento de políticas públicas e inclusão social para a nova população. “Os principais impactos de primeira ordem estão relacionados a um aumento imediato no gasto em saúde pública, no consumo de alimentos e também na educação”, diz.

Além disso, o especialista também elenca outras áreas que podem sofrer distorções caso o Produto Interno Bruto (PIB) não cresça junto com a população. “Transporte, segurança, trabalho e desigualdade social. As causas estão relacionadas à educação adequada, planejamento familiar e sobre métodos contraceptivos”, avalia.

A jornalista Joyce Pires contribuiu para o aumento da população em 2021. Aos 37 anos, ela deu à luz o pequeno Davi, em junho deste ano, em Brasília. A mamãe de primeira viagem conta que a maternidade era um sonho antigo e que o filho chegou no momento certo, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. “Queria muito ser mãe e não podia adiar esse sonho por mais tempo. Por exemplo, não esperaria a pandemia acabar ou ser vacinada para realizar esse sonho. Ele (Davi) chegou na hora certa.”

Os números mostrados no levantamento não refletem as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19. O gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Marcio Mitsuo Minamiguchi, explica que existe diferença entre Censo e estimativa, e por isso não há dados referentes à crise sanitária. “As estimativas possuem, em sua essência, a ideia de um volume populacional esperado para um determinado contexto demográfico, diferente do Censo, porque requer um grande quantitativo de dinheiro”, afirma.

O gerente ainda ressalta a importância do Censo que será realizado em 2022.  “O próximo Censo Demográfico, que será realizado em 2022, trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população, não somente no curto, mas também no médio e longo prazo”, pontua.

Comentários

Extra

Banco do Brasil deixa população sem dinheiro durante feriadão em Xapuri

Publicado

em

Os moradores do município de Xapuri, conhecida como a “Princesinha do Acre”, distante cerca de 187km da capital Rio Branco, estão indignados com a agencia do Banco Brasil naquela cidade.

Segundo moradores, a agencia localizada na rua 6 de agosto, região central da cidade, está desde o dia 19, véspera do dia do Padroeiro, sem dinheiro nos caixas eletrônicos. “Isso é um absurdo! Xapuri está passando por um vexame desse causado por esse banco que arrecada milhões do funcionalismo estadual”, desabafou.

Em tempo, Xapuri tem a tradição de comemorar o dia do Padroeiro em grande estilo, recebendo milhares de fieis todos os anos, mesmo em tempo de pandemia. Devido a falta de dinheiro, muitos moradores e até turistas, passaram transtornos em não ter dinheiro em mãos para movimentar o comércio informal pela cidade principalmente.

Ultimamente, está sendo comum reclamações de agências localizadas na regional do Alto Acre, clientes ficarem sem poder sacar dinheiro principalmente nos finais de semana e feriados.

Infelizmente, as agências do Acre raramente emitem notas explicando o motivo de deixar os caixas eletrônicos sem dinheiro e seus clientes sem poder sacar.

Alguns cogitam em acionar a agência na justiça por se sentirem prejudicados de alguma forma. Já por parte de comerciantes, reclamaram do baixo movimento durante o feriadão na cidade, além da pouca circulação do dinheiro em espécie.

Comentários

Continue lendo

Extra

Nota de pesar e solidariedade

Publicado

em

Os familiares de Maria José Landy Chaves, mãe do eletricista Antonio Rodrigues da Silva, conhecido por “Cachaça”, tem a dolorosa missão de informar seu falecimento ocorrido na manhã deste sábado, dia 22, na capital do Acre.

Avisam que o velório ocorrerá em sua residência, localizada na Rua Marechal Rondon, na cidade de Brasiléia, com previsão a partir das 18 horas. Os familiares e amigos agradecem as orações de conforto e carinho neste momento de perca e dor.

“Encare este adeus como uma despedida momentânea, pela qual todos havemos de passar um dia, e que na eternidade nos encontraremos de novo com aqueles que amamos e partiram antes de nós.”

Maria José Landy Chaves

*27/04/1965

+22/012022

Comentários

Continue lendo

Extra

Acidente em ramal de Brasiléia deixa um com fêmur fraturado e outro com ferimentos no pé

Publicado

em

Wanderlei, de 42 anos, sofreu fratura exposta no fêmur da perna esquerda.

Deram entrada no hospital Raimundo Chaar em Brasiléia no período da tarde desta sexta-feira, dia 21, dois homens com ferimentos causados durante um acidente que ocorreu no Ramal do Polo, com acesso no km 4 da BR 317 (Estrada do Pacífico).

Vanderlei Bento de Jesus, de 42 anos, teve que ser encaminhado para a Capital, devido ter fratura exposta do fêmur da perna esquerda, ocasionado quando caiu da moto que pilotava pelo ramal, cerca de oito quilômetros distante da BR.

Na garupa, estava Wanderlei Rodrigues de Oliveira, de 34 anos, este sofreu cortes nos pés, além de ter fratura um dos dedos. Este após receber atendimento no hospital, teve que esperar sua transferência para a capital, uma vez que também passará por cirurgia.

O garupa (esq), teve um dos dedos do pé fraturado e também seria transferido para a Capital.

Segundo foi levantado até o momento, as informações dão conta que, Wanderlei e o garupa trafegavam sentido interior do ramal, quando foram surpreendidos por uma caminhonete que vinha sentido contrário e que teria tentado desviar de um buraco fazendo com que caíssem fora do ramal.

Dois vídeos feitos por terceiros que chegaram momentos depois do acidente, mostra que o motorista da caminhonete teria se evadido do local, deixando os dois feridos sem prestar socorro.

Não se tem informações ainda se o veículo bateu nos dois ao desviar do buraco os jogando para fora, ou se houve o choque. As autoridades policiais estão tentando descobrir quem era motorista e consequentemente, o veículo que causou o acidente.

Veja vídeos feitos no local.

Comentários

Continue lendo

Em alta