fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Brasil fica de fora de maior acordo comercial dos últimos 18 anos

Publicado

em

Acordo sobre tecnologia de informação teve quase 20 anos de negociações.
Serão 201 produtos e componentes livres de tarifas de importação.

Clique na imagem para ver vídeo - Foto/captura

Clique na imagem para ver vídeo – Foto/captura

G1

O Brasil ficou de fora do mais importante acordo comercial multilateral dos últimos 18 anos, que reduz tarifas para uma longa lista de componentes de informática. Anunciado pela Organização Mundial do Comércio depois de entendimento entre Estados Unidos e China, o acordo sobre tecnologia de informação abrange volume ainda maior do que o comércio do setor automotivo.

O acordo saiu depois de quase 20 anos de negociação na OMC. No total, 201 produtos e componentes eletrônicos, como GPS e tela sensível ao toque, vão ficar livres de tarifas de importação.

Dos 161 países que fazem parte da OMC, 54 assinaram o acordo. Isso quer dizer que só estes países aceitaram importar produtos estrangeiros sem cobrar tarifa. Nas lojas deles, produtos nacionais e importados vão competir de igual para igual. O outro grupo de países vai continuar taxando os produtos importados. O Brasil está nessa.

Pior para quem está pensando em comprar um eletrônico aqui. “Você compra um telefone celular ou um aparelho de vídeo e áudio no Brasil pelo dobro do preço que outros países vendem. Então isso encarece para nossa população. O Brasil estar fora de um acordo como esse significa um atraso de tecnologia, um atraso de integração econômica e internacional, um atraso na indústria eletroeletrônica brasileira”, diz o economista e empresário Roberto Giannetti.

O governo diz que ficou de fora porque os termos do acordo não eram os melhores para o país. “O Brasil não podia excluir produtos de sua cobertura e ao mesmo tempo não recebeu a oportunidade de incluir aqueles produtos que nós exportamos. Por isso, não havia vantagem em fazer esse tipo de acordo”, explica Paulo Estivallet de Mesquita, diretor do Departamento Econômico do Itamaraty.

O representante do Itamaraty diz que o Brasil já está no lucro. Isso porque os nossos produtos e o de todos os integrantes da OMC podem ser vendidos sem imposto para os 54 membros que assinaram o acordo. “O Brasil ganha na medida em que as reduções tarifárias que foram acordadas valem também para o Brasil. E o Brasil não perde nada porque nada nos impede de reduzirmos as nossas tarifas se for julgado conveniente”, completa Mesquita.

O Brasil tem ido na contramão da principal tendência de comércio internacional da última década, que tem sido a procura por acordos intrablocos, entre blocos e bilaterais em todas as regiões do mundo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo