fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Brasileia e Epitaciolândia realizam desfile cívico em homenagem a Semana da Pátria

Publicado

em

As prefeituras dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 6, o tradicional desfile cívico alusivo ao dia 7 de setembro, em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil do domínio da coroa portuguesa.

Os gestores através de suas secretarias, promoveram um grande desfile após uma semana de atividades culturais encerrando no desfile cívico. Com participação especial esperada, principalmente pelas crianças, o Exercito Brasileiro, Corpo de Bombeiros e bombeiros mirins, Pelotão de Prevenção ao Fogo do IBAMA, maçonaria, núcleos de educação que realizaram apresentações belíssimas.

A prefeita Fernanda Hassem destacou a participação do público e os valores patrióticos. “Mais um ato de civismo, cidadania e de amor ao nosso país, comemorando os 196 anos de soberania do Brasil. Um país que necessita de tantos avanços e de todos nós trabalhando juntos para que tenhamos uma melhor educação, saúde e segurança pública. Quero aproveitar para agradecer a todos os presentes, as instituições federais, estaduais, aos nossos alunos, servidores da educação e principalmente a população presente prestigiando o nosso desfile”, destacou Fernanda Hassem.

“Estamos adiantando esse dia para que os munícipes possam usufruir de dia que é tão importante para nós brasileiros. Primeiro agradeçamos a Deus e estamos aqui para dar nossa contribuição ao Dia da Independência do Brasil e quero parabenizar nossa equipe que pode proporcionar esse desfile com nossos alunos e comemorando os quase 200 anos de emancipação do Brasil da coroa portuguesa”, destacou o prefeito Tião Flores.

O comandante do 4º Bis de Fronteira, Major Wanderley Lima da Silva, disse que “É um momento importante e feliz em poder participar, mesmo o Brasil passando por um momento delicado e conturbado, precisamos andar unidos e possamos comemorar essa data importante no nosso calendário”, destacou.

O Subtenente Mendes, do Exercito Brasileiro, falou da importância da instituição que sempre esteve presente nos momentos mais importantes do país. “Em todos os momentos importantes e históricos do país o exercito esteve presente, e hoje não seria diferente, momento em que todos cantamos em uma só voz a nossa brasilidade e respeito a nossa pátria e orgulho da nossa nação”, ressaltou Mendes.

 

Por Raylanderson Frota e Alexandre Lima – Vídeos de Marcus José

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo