A prefeitura municipal de Brasiléia em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com o apoio do vereador Rosildo, realizaram neste primeiro de maio uma grande festa para o trabalhador na comunidade do 26.

Nesta segunda-feira, 1º de maio, o ramal do  26 já iniciou o dia com um movimento bem maior que o costumeiro, o motivo? Desde as 5h equipes da prefeitura, moradores e membros do sindicato, já estavam ativos no local finalizando a estrutura e a ornamentação do grande evento em homenagem aos trabalhadores que iria acontecer logo mais.

O evento teve sua abertura oficial as 8h, com uma missa em função dos trabalhadores realizada pelo Padre Luiz Ceppi. Durante o sermão, o padre falou da importância da natureza e do homem do campo, fez uma profunda reflexão sobre como estamos tratando o nosso planeta e uma alerta para que todos os trabalhadores não permitam que seus direitos sejam retirados por parte de quem não entende as suas lutas.

O evento contou com uma ampla agenda de atividades das mais diversas, desde as culturais, como shows de artistas regionais, apresentações de dança e uma programação exclusiva para a criançada, até as atividades esportivas, como torneios e competições. Os nossos artesãos, comerciantes e cozinheiros também não ficaram de fora, barracas foram dispostas em todo o local onde o evento foi realizado e comidas típicas, roupas e maquinas usadas no campo estavam a mostra e claro, a venda.

Autoridades de todo o estado se fizeram presentes e prestigiaram a maior comemoração do dia do trabalho no alto Acre, dentre elas estavam o Deputado Federal Léo de Brito, a Deputada Estadual Leila Galvão, o secretário da SEDENS Sibá Machado, na ocasião representando o governador do estado do Acre, Tião Viana, juntamente com representantes do IDAF e da SEAPROF, e uma das pessoas que não mediu esforços para que essa festa acontecesse, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem.

“Realmente é uma honra participar desta festa aqui em Brasiléia. O alto Acre é o berço da luta dos trabalhadores rurais no estado do Acre, a exemplo de Wilson Pinheiro e Chico Mendes. Este momento é de resistência para os trabalhadores, não só do Acre como do país, pois o governo federal apresenta as terceirizações, a reforma trabalhista e a retirada dos direitos da previdência. Quero aqui reafirmar o meu compromisso, o compromisso do nosso mandato em defender o direito dos trabalhadores e lutar para que não tenhamos nenhum direito a menos”, declarou o Deputa Federal, Léo de Brito.

A deputada estadual Leila Galvão, parabenizou os trabalhadores.

“Esta festa, que já é tradicional, realizada anteriormente apenas pelo sindicato, a partir deste ano contou com o importante apoio da prefeitura, através desta pessoa comprometida e responsável que é a prefeita Fernanda Hassem. O momento é de festa e não poderíamos deixar de celebrar mas sem deixarmos de lutar por dias melhores, pois, a força do povo é que promove o desenvolvimento do país, do estado e dos municípios”.

O secretário da SEDENS, Sibá Machado, veio representando o governo do estado e como portador de boas noticias para a agroindústria do município.

“O rosto da indústria no Acre é a agroindústria, por isso temos que dialogar fortemente com a produção rural, e também por este motivo estamos aqui. Basta olharmos o exemplo da “Dom Porquito”, que neste momento tem mais pedidos de venda do que a capacidade de entregas, com isso instalaremos aqui cerca de 60 novas granjas de suínos. Iniciamos também aqui, os testes com o “Biogestor” que seria para a substituição do gás de cozinha que utilizamos atualmente. Esperamos investir aqui no alto Acre nos próximos 18 meses, através do governo do estado, cerca de 30 milhões de reais para as agroindústrias e toda a cadeia de fornecimento”, pontuou Sibá Machado.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, fala sobre o sentimento neste primeiro de maio e se colocou, mais uma vez, como servidora  a disposição dos cidadãos de Brasiléia

“ O momento é de alegria, é uma satisfação ver a participação de todos, tanto dos trabalhadores rurais quanto dos trabalhadores da cidade, neste momento de confraternização. Agradeço a presença de todas as autoridades e todos os que vieram prestigiar nossa festa que foi feita com tanto carinho. Aproveito o momento para me colocar, e colocar toda a minha equipe de secretários a disposição de todos, nós somos servidores desta cidade e estamos aqui com toda a vontade e disposição de trabalhar e fazer sempre o melhor por Brasiléia, e seus moradores. O dia também é de reflexão, não podemos permitir retrocessos nos direitos dos trabalhadores, precisamos nos unir, a classe politica tem que se unir e ter esse olhar de responsabilidade com os trabalhadores, que é quem de fato conduz os rumos do nosso país, do Acre e da nossa querida Brasiléia”, ressaltou Fernanda.

Comentários