Coordenador do PROERD em Brasiléia e Epitaciolândia, 3º sargento da Polícia Militar do Acre, Plácido Moreira Filho.
Coordenador do PROERD em Brasiléia e Epitaciolândia, 3º sargento da Polícia Militar do Acre, Plácido Moreira Filho.

Da redação

Aconteceu na cidade de Brasiléia nesta última semana no Centro Cultural Sebastião Dantas, o encerramento e formação de crianças e adolescentes que participaram do curso do PROERD, coordenado pelo 3º sargento da Polícia Militar do Acre, Plácido Moreira Filho, além de representante da Secretaria de Educação do Município, Sergio Tuma, do gabinete da Prefeitura e demais convidados.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

Convidados durante evento de formatura.
Convidados durante evento de formatura.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

No acre, desde o ano de 1999, o histórico dão conta de 110 mil crianças e adolescentes formados até 2013. O objetivo da Polícia Militar através do Proerd, é atingir todas as salas de 5º ano do ensino fundamental de todas a redes de ensino existente no Acre.

BRASILEIA PROERD-11

Além do 5 ano do ensino fundamental, o PROERD também está atuando com o PROERD KIDS, com o objetivo primordial de ensinar orientações de segurança pessoal, graças aos policiais capacitados para atuar no 7º ano e na formação dos pais dos alunos, tendo formado a 1ª turma dos Curso de Pais em 20007.

Dentre os alunos, neste momento se destacam as crianças e adolescentes que firmaram o compromisso de se manterem longe das drogas, procurando estar sempre de bem com a vida.

Secretário interino de Educação do Município de Brasiléia, Sérgio Tuma.
Secretário interino de Educação do Município de Brasiléia, Sérgio Tuma.

Comentários