Acre
‘Cabelo’ completa 18 anos à frente do handebol em Brasiléia com currículo de dar inveja

Nos jogos em Manaus (AM), quando foram 3º colocados a nível nacional em 2009, com melhor colocação na categoria infantil – Foto: arquivo
Da redação
No dia 4 de março de 1996, Sebastião Ferreira Moreira, mais conhecido como ‘Cabelo’, iniciou sua longa historia e caminhada no Handebol de Brasiléia. O mesmo conseguiu ter um currículo de dar inveja a qualquer treinador do Brasil e faz por paixão, além de dar uma grande parcela de ajuda aos jovens.
Muitos que puderam sair da pequena Brasiléia, cruzar o Brasil trazendo de volta, um troféu se consagrando entre equipes com muito mais apoio e estrutura. Além de conhecer culturas e até ver e se banhar no mar.
Há 18 anos fazendo história, ‘Cabelo’ agradece:
Meus Sinceros agradecimentos aos Atletas, Professores, Pais e amigos pelo apoio e pelo grande incentivo que nos proporcionaram. Foram grandes alegrias, tantas emoções e muitas conquistas:
Vou contar um pouco da minha história, tudo começou em um grupo de amigos no ano de 1996, para um evento Beneficente com amigos que jogava voleibol, para que na época possamos arrecadar recurso para um amigo que estava muito doente, iniciei com uma equipe feminina e em 1998 uma equipe masculina com vários amigos professores; o Professor Marcos, Eduardo do Guló, Mario Antonio, Maikon, Geyson, Junior, Abacate, Lando e o Kerisvelton. Daí, começou a despertar outras pessoas nas escolas. Também estou completando 16 anos só de escola como voluntário em todas as modalidades de Handebol, Basquetebol, Voleibol de quadra de areia, etc.
Capacitações e cursos:
Curso de capacitação em Curitiba (PR), financiado pelo Banco Santander, de Projetos e desenvolvimento com oito participações, curso de legislação desportiva do Brasil com Paulo Swimite procurador de Justiça, Representante do Acre no Festival Brasileiro de Teatro, onde teve Sebastião Ferreira Moreira como recreador pela Secretaria Extraordinária de Esporte do Estado e pela prefeitura de Brasiléia.
Também teve apoio em vários Cursos de Técnica e Arbitragem de Handebol, de Voleibol, de Futebol de Salão, Basquetebol, capacitações em Direitos da Infância e Juventude, Relações Humanas Estadual e Direitos Humanos Nacional, participação em encontros internacional de Direitos Humanos sobre ao combate do tráfico de pessoas, curso estadual e encontros de professores de leis desportivas,
Além de áreas como Acampamento Estadual com o professor Jordi Ribeira e Acampamento Nacional de melhoria Técnica e Desenvolvimento treinador da Seleção Brasileia. Ainda teve muitas capacitações que também poderia estar sendo divulgadas.
Agradecimentos:
Meus Sinceros agradecimentos ao Professor Rivaldo, que foi um dos grandes incentivadores pelo esporte. Aos atletas e alunos, pais, professores, diretores da Escola Instituto Odilon Pratagi, Escola Estadual Kairala José Kairala e a Escola Joana Ribeiro Amed. A todos os professores de outros municípios que sempre deram força. O professor Franklin, Maurício Generoso, Mustafa, Rosália, Professor João Carlos Passos, Eduardo e tantos outros.
Os comerciantes, a Prefeitura de Brasiléia, o Governo do Acre, a Federação Acreana e em especial, à minha família do Handebol, as meninas de Xapuri que por muitas vezes participaram da equipe e fomos campeões por varias vezes juntos e gostaria poder abraçar a cada um. Meus sinceros agradecimentos.
Trabalhos desenvolvidos:
Professor Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira vem fazendo um bom trabalho juntamente com o presidente da CBHb. Nosso esporte vem desenvolvimento em nosso Brasil tanto no Handebol Masculino quanto no Handebol Feminino, tivemos um crescimento muito significativo. O Brasil Feminino Campeão Mundial tem muito à conquistar ainda e a Federação Acreana vem fazendo um trabalho excelente em nosso Estado do Acre, em nome da Maria Rosaides (Bolha), vem nos incentivado muito. Meus agradecimentos.
O handebol oferece a seus participantes um treinamento harmonioso para todo o organismo, sem distinção de raça ou sexo e ainda ocasiona melhora no convívio social, dando possibilidade de extravasar o stress tão comum a todos nós hoje em dia.
Segundo a concepção do jogo de handebol “o esporte é baseado sobre um real espírito esportivo, com respeito pelas qualidades humanas do adversário e com bons conhecimentos das regras, da disciplina e do caráter do jogo, todos os participantes contribuem para a promoção de um esporte de equipe apaixonante e excitante que é o handebol moderno”.
OBJETIVOS:
Incentivar e fomentar a prática do handebol no Município de Brasiléia;
Promover a integração e inserção social;
Incentivar a prática do handebol através da competição esportiva;
Identificar a elite esportiva do estado, e promover o seu aprimoramento técnico;
Incentivar o surgimento de ídolos no handebol para seu maior desenvolvimento;
Desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo entre os participantes;
Priorizar o esporte como fonte de investimento publicitário junto à mídia;
Oferecer a comunidade opções de lazer na área do espetáculo esportivo.
Incentivar aos jovens o respeito ao próximo através do esporte
Participação Nacional Brasileiro:
Já representamos o Acre 06 (seis) vezes nos Jogos Escolares, uma Vez na Copa Petrobras em Manaus, Brasília (DF), em Fortaleza (CE), Poços de Caldas (MG), em Curitiba (PR) e na Cidade de Belém (PA).
Participação Estadual (Acre):
Acampamento Estadual em Rio Branco, no Ginásio do SESI, com a Federação Acreana de Handebol, com a participação de cinco atletas e um treinador da Ponte Preta, com o Professor espanhol, Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira, com curso Internacional de Professores e Alunos em Dezembro de 2012.
Ponte Preta Campeã: Estadual feminino Adulto do Aberto 1 vez no Handebol.
Ponte Preta Vice-Campeã masculino: 06 vezes e no feminino 05 vezes no Handebol.
Ponte Preta Campeã no Handebol: Copa Estadual Masculino Adulto 3 vezes e no feminino 2 vezes.
Ponte Preta Vice-Campeã da Copa Estadual masculino Adulto 5 vezes e no feminino, 7 sete vezes no Handebol.
Ponte Preta Vice- Campeã juvenil sub-18 feminino, 2013 no Handebol.
Ponte Preta Campeã juvenil sub-18 feminino 2012, uma vez no Handebol.
Ponte Preta Vice-Campeã Juvenil sub-18 feminino 2011, uma vez no Handebol.
Ponte Preta Vice-Campeã Juvenil Sub-21 feminino 2010, uma vez no Handebol.
Jogos Escolar, campeã infantil Estadual três vezes.
Jogo Escolar campeã juvenil Estadual duas vezes.
Copa Petrobras campeã Estadual infantil uma vez no Handebol.
Jogos Escolares infantil feminino e masculino Vice-Campeã nove vezes no handebol.
Jogos Escolares Juvenil feminino e masculino Vice-Campeã, sete vezes no Handebol.
Participação em eventos nacional:
Acampamento Nacional de Handebol na Cidade de Blumenau (Santa Catarina), de Desenvolvimento de Melhoria Técnica, com o Treinador da Seleção Brasileira de Handebol, Professor Jordir Ribeira, com Toda a comissão Técnica da Seleção Brasileira, 120 atletas e os 10 treinadores do Brasil, com participação de Brasiléia através do Atleta da Ponte Preta, Andrio Rodrigo da Silva e o treinador Sebastião Ferreira Moreira.
Participação eventos Municipal:
Futebol de Campo:
04 vezes campeão adulto
06 vezes vice-campeão adulto
04 vezes campeão sub-15
01 vez campeão sub-16
02 vezes campeão sub-13
Futebol de salão:
04 vezes campeão sub-13 em Epitaciolândia
05 vezes campeão sub-14 em Brasiléia
02 vezes campeão sub-11 em Brasiléia.
02 vezes vice-campeão sub-13 em Brasiléia.
Futebol Soçaite:
01 vez campeão em Epitaciolândia sub-16.
Basquetebol: Campeonato Acreano 3º lugar pela Ponte Preta e no Jogos Escolares também em 3° lugar no masculino.
Futsal feminino Campeonato Brasileense uma vez campeão e três vezes vice-campeã, no jogos escolares duas vezes 3° lugar na fase estadual no sub-14.
Futsal masculino sub-14, uma vez em 3º e uma em 2° lugar.
Voleibol Masculino 3° lugar no Jogos Escolares.
Campeonato Acreano sub-14 de futsal masculino com uma participação.
Copa de futebol de Campo de Senador Guiomard, uma vez com a categoria sub-12, 14 e 15 masculino.
No Campeonato Municipal, varias vezes campeão no handebol masculino e feminino.
VEJA ABAIXO, FOTOS DE PARTICIPAÇÕES EM JOGOS DENTRO E FORA DO ESTADO DO ACRE DESDE O INÍCIO DE SUA CARREIRA.

Campeão estadual em 2013, onde garantiram a vaga para o nacional em Belém (PA), e ficaram em 3º na chave de grupo – Foto: arquivo
Telefones para contato:
Sebastião Ferreira Moreira e Francisco Jerônimo.
(68) 99492514 ou 92242627.
Email: [email protected]
Comentários
Acre
Prefeitura de Epitaciolândia conclui reconstrução da ponte do Ramal da Torre até sexta-feira
Estrutura foi derrubada pela força das águas e deixou famílias e produtores rurais isolados; ramal concentra agricultura familiar na região

Prefeitura conclui obra emergencial até sexta; estrutura anterior foi derrubada pela força das águas e deixou produtores isolados. Foto: captada
A Prefeitura de Epitaciolândia está na fase final da reconstrução da ponte do Ramal da Torre, que foi derrubada pela força das águas nos últimos dias, deixando várias famílias isoladas e prejudicando o escoamento da produção agrícola local. Segundo o diretor de Serviços de Campo, Nandro Carvalho, os trabalhos devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, restabelecendo a trafegabilidade no ramal.
A região é marcada pela presença de pequenos produtores rurais que dependem da via para transportar sua produção. A queda da ponte interrompeu o acesso a comunidades e dificultou a comercialização de alimentos.

O Ramal da Torre concentra dezenas de pequenos agricultores que dependem da via para acesso à cidade e comercialização de alimentos. Foto: captada
A reconstrução tem caráter emergencial, diante do período chuvoso intenso na fronteira. A prefeitura afirma que a nova estrutura buscará maior resistência aos eventos climáticos extremos, comuns no inverno amazônico.

A prefeitura reforçou que a nova ponte foi projetada para suportar melhor o volume de água e a pressão das chuvas intensas da região, assegurando trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola local. Foto: captada
Comentários
Acre
Prefeitura realiza reunião para traçar ações de segurança voltadas para o Carnaval 2026
Prefeitura reúne forças de segurança e órgãos parceiros para planejar ações do Carnaval 2026
Com o objetivo de proporcionar mais segurança e conforto às famílias que irão participar do Carnaval 2026, a Prefeitura de Rio Branco reuniu, nesta segunda-feira (26), representantes das forças de segurança, órgãos ligados à proteção de crianças e adolescentes, entre outros, para traçar estratégias e ações que visam garantir a segurança durante a quinta momesca.

Reunião aconteceu no gabinete do secretário da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros órgãos representativos. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
A reunião aconteceu no gabinete do secretário, da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Conselhos Tutelares, Fundação Garibaldi Brasil, RBTrans, Secretaria Municipal de Saúde, Secretraria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, entre outros órgãos representativos.

“É uma marca da prefeitura realizar eventos com novidades, com muita alegria e, acima de tudo, segurança”, disse Cid Ferreira, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
A novidade desta edição do Carnaval 2026 é o posicionamento do palco, que será montado na Praça da Revolução, próximo ao coreto, e não mais no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Rui Barbosa.
“É uma marca da prefeitura realizar eventos com novidades, com muita alegria e, acima de tudo, segurança. Então, nós aqui desenhamos, como nos carnavais passados, todo o layout do espaço, envolvemos todas as partes interessadas e agora vamos para a execução no carnaval. Uma coisa bem planejada, bem tratada, para que mantenha a tradição, sem ocorrência, sem confusão. Uma novidade é que o palco vai sair daquele cruzamento da Rui Barbosa com a Getúlio Vargas e será montado na Praça da Revolução, o que vai trazer mais conforto, mais segurança e uma melhor fiscalização para os órgãos, além de permitir a mobilidade no centro da cidade. Vamos deixar a Rua Rui Barbosa, que passa em frente à prefeitura, livre e desimpedida durante o dia. Somente à noite teremos alguma interrupção, mas, com isso, o fluxo vai correr normalmente”, explicou Cid Ferreira, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

A segurança das cinco noites de evento foi o ponto chave discutido. A vigilância por videomonitoramento será reforçada na Praça da Revolução, local do evento, e no entorno da festa, num raio aproximado de 800 metros, conforme esclareceu o chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco, Ezequiel Bino. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
A segurança das cinco noites de evento foi o ponto chave discutido. A vigilância por videomonitoramento será reforçada na Praça da Revolução, local do evento, e no entorno da festa, num raio aproximado de 800 metros, conforme esclareceu o chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco, Ezequiel Bino.
“Tanto a Praça da Revolução quanto o centro de Rio Branco já são muito bem monitorados, mas, pela excepcionalidade — o carnaval é um evento muito grande, com a presença de muitas pessoas —, há a necessidade de aumentar o número de câmeras. Então, na área central, em um raio de aproximadamente 800 metros, todas as entradas e ruas que levam ao carnaval serão videomonitoradas, de forma que nenhuma pessoa passará ou chegará ao evento sem ser percebida pelo sistema”, frisou Ezequiel Bino.

“Nós torcemos para que o carnaval seja bem tranquilo e que todos possam brincar mais um ano com muita alegria”, comentou o representante da Polícia Civil na reunião, delegado Roberth Alencar. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
Na Delegacia Central de Flagrantes (Defla), os plantões terão reforço nas equipes durante o período do carnaval. “Todos os anos, a Polícia Civil agrega um reforço, não só na delegacia de flagrantes, mas também realizando trabalho de inteligência, acompanhando eventuais situações de crise que possam acontecer e somando esforços com as instituições para prestar um serviço de qualidade e oferecer maior suporte às demandas de eventuais crimes. Nós torcemos para que o carnaval seja bem tranquilo e que todos possam brincar mais um ano com muita alegria”, comentou o representante da Polícia Civil na reunião, delegado Roberth Alencar.

O alinhamento e o planejamento impactam diretamente no resultado positivo das ações, como destacou a coronel Elen Freitas, diretora de Operações da Polícia Militar do Acre. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
O alinhamento e o planejamento impactam diretamente no resultado positivo das ações, como destacou a coronel Elen Freitas, diretora de Operações da Polícia Militar do Acre.
“Eu acredito que toda boa administração precisa ser pautada no que está sendo feito aqui: planejamento. É o momento em que fazemos os debates, avaliamos o que precisa ser reformulado e alinhamos as ações. Ter um croqui, um cronograma e poder discutir o que mais tira a tranquilidade é o que nos permite fazer reformulações para oferecer um carnaval seguro e manter a ordem pública. O objetivo geral de todos os envolvidos é que a segurança pública esteja consolidada, de forma que o cidadão chegue e retorne com segurança. E também que nós, policiais e demais forças envolvidas, trabalhemos com segurança e retornemos aos nossos lares em segurança”, destacou a oficial.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Viegas Pereira, em 2026 o carnaval popular, o carnaval de rua, contará com mais um resgate histórico: o concurso para o melhor Bloco de Sujo. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Viegas Pereira, em 2026 o carnaval popular, o carnaval de rua, contará com mais um resgate histórico: o concurso para o melhor Bloco de Sujo.
“A determinação do prefeito Bocalom é que todos os eventos sejam bem organizados, com segurança e comodidade, principalmente para as famílias que estarão aqui prestigiando o carnaval. O resgate histórico das nossas festas tradicionais foi uma solicitação do prefeito em 2022, logo após a pandemia. E este ano, a inovação é resgatar o concurso de Bloco de Sujo. Vamos divulgar bastante. Agora será tudo organizado: o bloco que for concorrer à premiação vai registrar o nome, cumprir requisitos como porta-bandeira, faixa com o nome do bloco. Vai ser algo muito bonito, com mais uma inovação no Carnaval 2026”, comemorou Klowsbey Pereira.

A novidade desta edição do Carnaval 2026 é o posicionamento do palco, que será montado na Praça da Revolução, próximo ao coreto, e não mais no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Rui Barbosa. (Foto: Wilkes Silva/Secom)
A quinta carnavalesca em Rio Branco tem início na sexta-feira (13), com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. No sábado (14), serão escolhidas a Rainha Gay e a Rainha Trans. No domingo (15), acontece o baile das crianças, da terceira idade e dos cadeirantes, em um espaço preparado pela organização. Também no domingo ocorre o desfile dos blocos de samba.
Na terça-feira (17), última noite da festa, acontece o baile infantil, da terceira idade e dos cadeirantes, além do concurso dos Blocos de Sujo.
Comentários
Acre
Moradores de Brasiléia pagam do próprio bolso para roçar ruas tomadas por mato e lama em bairro tradicional na fronteira
Prefeitura não tem enviado equipes para manutenção; servidor e vizinhos contratam roçadores particulares por falta de limpeza pública

Travessa Vila Rica, no bairro Raimundo Chaar, está tomada por mato e lama; moradores cobram serviços básicos de limpeza urbana. Foto: captada
Moradores da Travessa Vila Rica, no bairro Raimundo Chaar, em Brasiléia, estão custeando do próprio bolso a limpeza das ruas, que há meses não recebem manutenção da prefeitura. Com o período chuvoso, o mato e a lama tomaram conta das vias, dificultando a locomoção e aumentando o risco de aparecimento de animais peçonhentos, como serpentes.
O servidor público Igor Figueiredo, um dos moradores, relatou que tem contratado roçadores particulares para cortar a vegetação que cresce no meio da rua e impede o acesso às residências. Outros vizinhos também aderiram à prática por falta de ação do poder público.
A situação gera revolta na comunidade, que acusa a atual gestão de descaso com serviços básicos de limpeza urbana. Moradores pedem providências urgentes da prefeitura para garantir condições adequadas de higiene e segurança no local. Até o momento, não houve posicionamento oficial do município sobre o caso.
Imagens de rua tomada por mato em Brasiléia circulam em jornais do Acre e expõem falta de manutenção da prefeitura
Imagens da Travessa Vila Rica, no bairro Raimundo Chaar, em Brasiléia, tomada por mato alto e lama têm circulado em jornais de todo o Acre, inclusive na região do Juruá, evidenciando a falta de serviços públicos de limpeza urbana no município durante o inverno amazônico.
A repercussão nas outras regiões do estado aumenta a pressão sobre a gestão municipal, que ainda não se posicionou sobre a retomada dos serviços de limpeza. Moradores cobram uma resposta urgente e a regularização da manutenção das ruas do bairro.

Moradores da Travessa Vila Rica, no bairro Raimundo Chaar, pagam roçagem particular; situação tem repercutido até na região do Juruá. Foto: captada





































































































Você precisa fazer login para comentar.