fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Câmara de Assis Brasil sediou encontro com Embaixador do Brasil no Peru

Publicado

em

O Embaixador do Brasil no Perú, Rodrigo de Lima Baena Soares, esteve na manhã de ontem, Quarta-feira (13), participando de um Encontro com autoridades estaduais e federais no município para ouvir as problemáticas vivenciadas nessa faixa da fronteira do Acre com o Perú.

No tocante, o Embaixador anotou todos os temas abordados, destacando de antemão que irá levar as demandas para o governo federal e solicitar as devidas ações resolutivas. Informou ainda que estará buscando formas junto ao governo para criação/ativação de um consulado Itinerante para acompanhar de perto todas as questões que envolvem os dois países e dar celeridade na resolução de diversas questões.

Outras medidas anunciadas por Baena é a reativação do Comitê de Fronteira e do Grupo Parlamentar Brasil/Perú.

Vale destacar que além do Embaixador, estiveram presentes no evento: Prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa e seus Secretários; Presidente do Legislativo, Cláudia Gonçalves, acompanhada dos Vereadores, Antonio Camelo, Manoel Matias, Toinha Cavalcante, Wendell Gonçalves e Gilda Almeida; Comandante do exército, Guilherme Joaquim Pessoa da Silva; Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Neles Nilton; Inspetor da Receita Federal, Altair Ferreira; Rep. do Ministério da Agricultura, Moacir Viana; Secretário de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu de Lima; Comandante da PM, Rosildo da Silva; Rep. da Polícia Civil, Robson Marques; Rep. da ANVISA, dentre outras autoridades.

No momento da exposição de problemas e reivindicação de soluções, diversos segmentos presentes colocaram suas pautas:

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, abordou a necessidade de realização de Melhorias na aduana de Assis Brasil, tendo em vista ser essa a porta de entrada para o município e destacou o déficit de pessoal como um dos maiores problemas enfrentados.

ANVISA, relatou a precariedade estrutural da ANVISA no município; reclamou das constantes quedas de energia, pois causam a queima dos equipamentos utilizados pelo setor; bem como relatou que a falta de efetivo vem prejudicando a fiscalização;

PRF, falta de efetivo prejudica a fiscalização nas rodovias.

PM-ASSIS BRASIL, expôs que no município falta muitas coisas: Falta punição de crimes, falta efetivo policial, faltam viaturas, Falta de legislação rígida no que se refere a compra de veículos peruanos e sua circulação no Brasil; Falta um Centro de Inteligência; falta conscientização de que segurança pública não é apenas polícia nas ruas e sim um conjunto com políticas públicas e ruas devidamente iluminadas. Acrescentou que existe a necessidade de fazer o fechamento da fronteira como realmente deve ser, destacando a problemática com transporte entre Brasil e Perú.

POLÍCIA CIVIL, Apontou que há deficiência de efetivo na Delegacia, tais como investigador, agente de polícia e principalmente de um Delegado; Falta uma maior fiscalização na fronteira, uma vez que se comete um crime no Brasil e o criminoso foge para o Perú e vice versa. Finalizou dizendo que é necessário desburocratizar para resolver os problemas da fronteira.

EXÉRCITO, abordou sobre a necessidade de meios para realização de Reconhecimento de Fronteira, pois Assis Brasil tem uma extensão de mais 1500 km de limite. Disse que faltam meios adequados, embarcações com motores de rabeta e polpa apropriado. Bem como ponderou sobre a necessidade de um reforçamento do exército militar peruano no lado que compete a eles, pois o mais próximo fica a 57km, e é um Batalhão de engenharia, que não tem finalidade de reconhecimento de fronteira para combater crimes transfronteiriços.

DOM PORQUITO, destacou que a estrada que liga os dois países precisa ser melhorada; bem como a questão da burocracia do lado peruano precisa ser revista, nisto solicitou ação interventiva do Embaixador, junto aos órgãos peruanos, para que dessa forma a instituição possa estar fornecendo carne suína para o país vizinho.

PREFEITO, solicitou que a imigração seja trazida para o centro da cidade, pois irá fomentar o comércio no município, além de os turistas conhecerem que Assis Brasil realmente existe. Dentre outras coisas indicou que Assis Brasil precisa ter pelo menos um voo para o Perú.

LEGISLATIVO, Pediu que o Embaixador olhe com carinho para os problemas de Assis Brasil e que busque uma saída, no sentido de melhorar a estrutura do município.

 

Por Antônia Nascimento

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador Gladson Cameli entrega plano emergencial a ministros e pede ajuda federal para enfrentar mudanças climáticas no Acre

Publicado

em

O governo do Estado segue empenhado na busca por soluções e no enfrentamento aos eventos climáticos extremos que afetam o Acre com cada vez mais frequência e intensidade. Nesta segunda-feira, 22, em Brasília (DF), o governador Gladson Cameli entregou o Plano Emergencial de Enfrentamento às Enchentes aos ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e reforçou o pedido de apoio do governo federal à população acreana.

Governador Gladson Cameli entregou, nesta segunda-feira, 22, o Plano Emergencial de Enfrentamento às Enchentes à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Foto: Pedro Devani/Secom

Elaborado por 11 órgãos do Poder Executivo, o documento de 84 páginas apresenta uma série de propostas e soluções, como a implantação de um sistema de alertas e monitoramento das cheias dos rios e igarapés, retirada de órgãos públicos, prédios comerciais, aldeias indígenas e famílias residentes em áreas de inundações, reflorestamento das matas ciliares e a contratação de estudos e assessorias técnicas para a elaboração dos planos das bacias hidrográficas, entre outras medidas.

“Sabemos do tamanho do desafio que temos pela frente e precisamos agir o quanto antes. As mudanças climáticas são uma realidade, e o Acre tem sofrido muito nos últimos anos. A nossa vinda aqui é para reforçar o nosso pedido de ajuda ao governo federal e, ao mesmo tempo, agradecer o presidente Lula e sua equipe de ministros, que têm sido grandes parceiros do nosso estado neste momento tão difícil”, afirmou Cameli.

Governante ressaltou os desafios enfrentados no estado e agradeceu o apoio dado pelo governo federal à população acreana. Foto: Pedro Devani/Secom

Durante o encontro, a ministra Marina Silva defendeu a destinação de recursos para um programa nacional de emergência climática. “Talvez tenhamos que fazer um regime de exceção fiscal, como foi feito durante a pandemia, para poder ajudar com mais agilidade os municípios que estão em situação mais grave”, declarou.

Na oportunidade, também foi entregue à titular do Meio Ambiente e Mudança do Clima uma carta consulta para a recuperação da bacia do Igarapé São Francisco. “Esta é uma intervenção necessária e muito importante para conter os alagamentos do manancial, que estão cada vez mais recorrentes, e causam transtornos a milhares de famílias da capital”, explicou Renata Souza, secretária adjunta de Meio Ambiente.

Em 2024, mais de 100 mil pessoas de 19 dos 22 municípios acreanos sofreram com as enchentes. Brasileia, na fronteira com a Bolívia, registrou a maior cheia da história. Um levantamento do governo estadual estima que 13 mil residências estão localizadas em áreas alagadiças.

Durante a reunião, também foi apresentada uma carta consulta para a recuperação da bacia do Igarapé São Francisco. Foto: Pedro Devani/Secom

“Queremos formalizar parcerias com as prefeituras para a formulação de planos municipais que estejam de acordo com as realidades locais. A nossa meta é executar a curto, médio e longo prazo as propostas contidas neste documento e superar estes problemas, que tanto têm prejudicado nossa população, de maneira definitiva”, argumentou o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Ministro Waldez Góes enaltece iniciativa do governo do Acre

O esforço do governo do Estado em querer superar as consequências dos eventos climáticos extremos foi reconhecido pelo ministro Waldez Góes. O gestor colocou-se à disposição para ajudar o Acre. “É muito louvável a elaboração deste plano. Sabemos que é um tema transversal e estaremos empenhados em dialogar com outros ministérios para poder apoiar o estado. O Brasil tem um futuro muito desafiador em relação aos eventos climáticos extremos”, enfatizou.

Ministro Waldez Góes enalteceu iniciativa do governo do Estado e garantiu apoio ao plano emergencial. Foto: Pedro Devani/Secom

As reuniões foram acompanhadas pelos secretários de Governo, Alysson Bestene; da Fazenda, Amarísio Freitas; de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago; e de Comunicação, Nayara Lessa; do chefe do Gabinete do Governador, José Messias; e do procurador do Estado, João Paulo Setti.

Comentários

Continue lendo

Flash

Hasteamento das Bandeiras marca oficialmente início das comemorações dos 32 anos de Epitaciolândia

Publicado

em

Autoridades compondo dispositivo de honra – Foto: Wesley Cardoso/Assemcom

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras em comemoração aos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia. A solenidade foi realizada no paço da Prefeitura Municipal e contou com as participações do Prefeito Sérgio Lopes, Comandantes do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Exercito Brasileiro, Raimundo Nonato da silva Gondim Secretário Municipal de Educação, demais secretários, Gestores escolares, alunos da rede de ensino municipal e demais servidores.

O hasteamento dos Pavilhões é 2ª atividade em comemoração aos  32 anos de emancipação político-administrativa, após todos os presentes entoarem os hinos nacional brasileiro e de Epitaciolândia as autoridades fizeram uso da palavra falando sobre a representatividade desse momento em que se comemora essa data tão importante para todos epitaciolandenses.

O secretário de Educação Gondim, enalteceu a energia dos alunos e respeito com os pavilhões.

“Essa alegria dos alunos ao entoarem os hinos, nacional e de Epitaciolândia, mostra que estamos no caminho certo construindo cidadão para um futuro promissor” destacou o secretário parabenizando a todos os presentes.

O prefeito Sérgio Lopes destacou os avanços que Epitaciolândia está tendo e da importância do município para todo o estado.

“Estamos realizando a 2ª atividade em comemoração aos 32 anos de Epitaciolândia, para nós é motivo de muita alegria de estar aqui vivendo esse momento, quero parabenizar a todos que compareceram, nossas autoridades do Exercito, Corpo de Bombeiros e Policia Militar, Secretários, Gestores professores e nossos alunos, quero dizer que Epitaciolândia está no caminho certo quero aqui reiterar o nosso compromisso de continuar trabalhando para melhorar a nossa cidade, vamos continuar avançando, parabéns a todos.” Destacou Sérgio Lopes.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem em situação de rua é preso após invadir Ministério da Fazenda em Rio Branco

Publicado

em

Na noite deste domingo (21), um homem em situação de rua foi detido após invadir o prédio do Ministério da Fazenda, localizado na Avenida Brasil, na região central de Rio Branco.

De acordo com relatos da polícia, o indivíduo conseguiu adentrar o local ao pular uma parte do portão, que possui cerca de 3 metros de altura, e alcançar o telhado do órgão federal. Um vigilante, em ronda na área, notou a movimentação e efetuou um disparo de alerta, sem, no entanto, atingir o invasor. O morador de rua fugiu e se escondeu nos arredores do prédio.

Após o alerta do vigilante, a Polícia Militar foi acionada e realizou uma busca minuciosa, culminando na localização e detenção do criminoso. Utilizando uma escada, os agentes desceram o homem do telhado e o conduziram até a viatura da PM.

Embora o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tenha sido acionado, a presença médica não foi mais necessária, visto que o invasor não foi encontrado ferido pelos vigilantes após o disparo.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Flagrante (Defla), onde enfrentará acusações pelo crime de invasão de prédio público.

Comentários

Continue lendo