fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Câmara de Brasileia realiza 22°Sessão e Vereadores debatem os problemas da comunidade

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB), a 22° Vigésima Segunda Sessão Ordinária do 3° ano legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,13.

Participaram os parlamentares, Vereador, Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador, Rosildo Rodrigues (PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato (PSB), e o Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB).

No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que disseram

Vereador Vice-Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice-Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

“Estivemos em Rio Branco no Palácio em uma agenda com o governador para tratar sobre a agência que vinha multando os taxistas como também os caminheiros, freteiros de todo o estado, na qualidade de representante do município de Brasileia fomos representando os taxistas de Brasileia e ficou decidido que vai ter uma reformulação na lei para ajudar a categoria que tanto precisa. Essas multas é uma lei e o governador não tem como retirar, mas tem como fazer um parcelamento em até 48 vezes, e essa foi uma reivindicação nossa, tratamos também sobre algumas mudanças que está nos prejudicando e pedimos um efetivo da fiscalização sobre os clandestinos que estão rodando em nosso estado e tirando o sustento desses profissionais, “Disse.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

“Estou fazendo hoje o papel de todos os vereadores da base, e de situação, com um objetivo de trazer o melhor para a população de Brasileia. Estou reivindicando a construção de    pontes para ramais Pega

Fogo, km 13, 84, que possam ser incluído na programação de pontes.

 Que o programa horta familiar da Secretaria de Agricultura possa atender famílias dos bairros carentes”, Salientou.

Vereador José Gabrielle (PSB)

Vereador José Gabrielle (PSB) 

“A prefeita Fernanda Hassem, desde que assumiu a gestão  está buscando dialogar com todas as categorias com responsabilidade, porque não adianta fazer as coisas de maneira que não é legal, a administração pública tem normas e lei, A prefeita Fernanda recebeu a prefeitura com nove itens de inadimplência, como se  o CPF estivesse com 9 restrições e agora já colocou tudo isso em dia e está conversando com todas as categorias, fez o auxílio alimentação de acordo com o sindicato e para ir negociando o PCCR, que é justo. Mas infelizmente não é como a gente quer, tenho certeza que ela gostaria de reformular todo o plano, porem tem que fazer as coisas com responsabilidade”. Frisou.

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

“Quero dizer a população da nossa preocupação com a cadeia produtiva da agricultura familiar, estivemos em rio Branco essa semana passada levando essa pauta ao superintendente do Ministério da Agricultura e fomos bem recebidos, porém não trouxemos respostas principalmente em relação as repressões que está acontecendo com os produtores de leite, frango, de peixe e outros, o que sabemos e que vai continuar a repressão contra o produtor. Outra preocupação que estou levantando e com relação ao FPM. O Ano que vem Brasileia vai perder três milhões de reais, dinheiro que dar pra investir na educação, saúde, ramais, em várias áreas, vai deixar de existir esse recurso. Como é que a prefeitura vai poder trabalhar sem esse recurso? Outra questão é sobre a merenda escolar, a escola Valéria Bispo Sabala, está recebendo produtos apenas para três dias de aula, e outros dias não tem. Precisamos tomar providencias porque são 600 alunos que moram diante e precisam se alimentar”, Enfatizou.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

“Mas uma sessão produtiva, levando sempre as reivindicação da nossa população, hoje apresentamos a questão de melhoramento de ruas, foi apresentado aqui a liberação de vários de recursos de parlamentares, inclusive alguns não estão mais no mandato, do ex-deputado Cesar Messias, Léo de Brito, Major Rocha, e nós apresentamos as reivindicações ao poder público pedindo que informe quais as demais ruas a serem contempladas. Que a prefeitura posso adquiri um ônibus para atender os desportistas e igrejas em atividades culturais, haja visto que os ônibus caminho da escola não pode atender essa demanda”, Destacou.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Dengue: Organização Pan-Americana da Saúde afirma que o surto deste ano pode ser o pior da história

Publicado

em

Em todo o Brasil, são 897 mortes pela doença

A Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS, disse nesta quinta-feira (28), que o número de casos de dengue nas Américas é três vezes maior, neste ano, do que o registrado no mesmo período do ano passado. A OPAS também afirma que provavelmente vivemos o pior surto da história. Em todo o Brasil, são 897 mortes pela doença; o número de casos prováveis já ultrapassou 2,4 milhões.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Polícia Civil de Brasiléia apreende menores acusados de praticar assaltos na fronteira portando escopeta

Publicado

em

Na noite desta terça-feira, dia 26, no bairro Raimundo Chaar em Brasileia, uma moto de entregador foi roubada, dando início a uma série de eventos que culminaram na apreensão de três adolescentes nesta quarta-feira, 26. As autoridades receberam o comunicado do roubo na manhã do mesmo dia e prontamente iniciaram as investigações.

Seguindo as pistas, os investigadores da Delegacia de Brasileia se dirigiram ao bairro invasão do Nazaré, conhecido como reduto de uma organização criminosa. Lá, encontraram um casebre suspeito onde, segundo informações, estavam abrigados os responsáveis pelo roubo da moto.

Ao se aproximarem, os policiais surpreenderam três adolescentes de Xapuri que, ao notarem a presença das autoridades, empreenderam fuga pelas ruas do bairro, invadindo residências e quintais. Um dos adolescentes, portando uma escopeta calibre 12, tentou escapar das autoridades, mas acabou sendo cercado e detido em uma residência que haviam invadido.

A arma de grosso calibre, municiada com seis cartuchos intactos, foi apreendida no local. Os adolescentes foram conduzidos à Delegacia para prestar esclarecimentos.

Moto de um entregador foi localizada e será devolvida ao entregador.

Em uma ação subsequente, durante a tarde por volta das 16 horas, a moto roubada foi encontrada em um matagal no bairro Leonardo Barbosa, encerrando o desdobramento dessa ocorrência.

VEJA VÍCEO ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Flash

Pós alagação: Prefeitura de Brasileia vai reconstruir, escolas, prédios públicos e a Infraestrutura urbana e rural

Publicado

em

Após a maior alagação do Rio Acre no em Brasileia com o maior nível da sua história 15, 58 m, desde o quando o começou o monitoramento em 1970, a cidade ficou com um cenário de destruição de ruas, calçadas, praças e prédios públicos em meio a toneladas de lama, lixo e entulhos. Além de ramais e 22 pontes que ficaram total ou parcialmente destruídas.

O Município que ainda passa pela Ação Humanitária e Operação de Limpeza da cidade com apoio do Governo Federal e do Governo do Estado pode levar até oito meses para o seu completo restabelecimento.

A reconstrução da cidade é a última etapa dessa fase pós alagação que pode levar muito mais tempo para se reconstruir novamente por causa da intensidade, impacto e prejuízos causados pelo desastre natural ao município.

Mesmo com o reinício do ano letivo não foi fácil para todos os estudantes e educadores, especialmente para aqueles cujas escolas foram gravemente afetadas pela maior alagação registrada na história do município.

Das 10 escolas municipais, três particularmente tiveram estragos causados pelas águas. Entre elas estão a Escola Vitória Salvatierra, a Escola Rui Lino e a Escola Elson Dias Dantas.

Já a Escola Estadual Getúlio Vargas que também foi alagada, vai receber a reforma por meio da Secretaria Estadual de Educação.

A infraestrutura dessas instituições de ensino também sofreram danos significativos, tornando necessária uma reconstrução, além de reformas emergenciais.

Diante dessa situação, a Prefeita Fernanda Hassem assegura à população de Brasileia que a gestão municipal e toda a sua equipe com o apoio fundamental do Governo Federal e do Governo do Estado está totalmente empenhada e comprometida em reparar os danos e prejuízos causados na cidade e na zona rural do município pela alagação.

“Essa é nossa prioridade absoluta e estamos trabalhando incansavelmente dia e noite com nossa equipe e com os governos federal e estadual para que nossa cidade e as pessoas voltem a sua normalidade e a suas atividades o quanto antes, mesmo que isso leve um tempo para acontecer. O povo de Brasileia é um povo forte e resiliente e juntos e unidos vamos vencer mais esse desafio”, disse a Prefeita.

Em Brasileia foram atingidas pela alagação 2.160 residência, 500 pontos comerciais, 3.500 famílias ficaram fora de casas entre desalojadas ou desabrigadas. Sendo dessas, 42 famílias que perderam totalmente suas residências. E mais de 600 famílias ficaram isoladas na zona rural em seis comunidades rurais.

Comentários

Continue lendo