fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Câmara de Brasiléia realiza vigésima terceira sessão ordinário de 2017.

Publicado

em

Da Assessoria de Comunicação CMB

Com a presença dos vereadores: Sabá Moraes (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete Honorato (PSB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Francisco Valadares Neto (PMDB), Charbel Reis Saad (PP), Joelso Pontes (PP) e o presidente Rogério Pontes (PMDB), a Câmara Municipal de Brasiléia realizou nesta terça-feira, 15 de agosto a 23º sessão ordinária.

Vereador Francisco Valadares Neto (PMDB), no uso de suas atribuições, apresentou uma moção de aplauso para a agremiação do time Atlético Acreano que tem representado o estado do Acre enfrentando todas as dificuldades na série C, o vereador também parabenizou em especial à prefeita Fernanda Hassem, procurador jurídico do município Pedro Diego e toda a equipe por terem tirado Brasiléia da inadimplência que agora está apta para receber recursos. O parlamentar disse ainda estar contente por ter levantado a questão do portal da transparência cujo presidente já está providenciando esta questão na Casa Legislativa.

Vereador Joelso Pontes (PP)

Vereador Joelso Pontes (PP), no uso de suas atribuições, reiterou a prefeitura do pedido de recadastramento dos servidores que desde a gestão passada não tiveram resposta e têm servidores buscando reajustes, onde a classe da educação é uma que quer o reajuste e irá aguardar até outubro, o vereador solicitou também do governo do estado uma reforma da Unidade de Gestão de produção sustentável que abrange SEAPROF, SEAP, IDAF, IMAC, o parlamentar registrou ainda a reivindicação feita por ele na semana passada sobre a iluminação da Rua Airton Sena que foi contemplada com iluminação e já aproveitou para reivindicar iluminação no Cemitério de Brasiléia.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB), no uso de suas atribuições, reivindicou iluminação pública no Bairro 28 de Maio, onde já foi concluída uma etapa, mas o parlamentar pede que acelere o processo no referido Bairro e aproveitou para pedir que a prefeitura através do setor competente realize um trabalho de tapa buraco nos ramais do km 13 e no Polo industrial, o vereador falou ainda das lombadas colocadas na Avenida Marinho Montes que segundo ele não estão dando conta de inibir a alta velocidade e parabenizou o secretário de obras por ter colocado uma lombada amais do que determinou o DENIT e solicitou que o governo do estado possa informar quando será a entrega do Hospital Regional, pois a população tem cobrado respostas.

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

O presidente da Câmara, vereador Rogério Pontes (PMDB), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeitura pelas ações que estão sendo feitas no município e frisou sobre o lançamento do programa Criança Feliz que é um programa do governo federal, mas que a prefeita com muita luta conseguiu fazer com que Brasiléia seja o primeiro município da região a aderir o programa que será de suma importância para as famílias mais necessitadas, o presidente aproveitou ainda para falar de sua participação da inauguração da quadra poliesportiva da escola Valéria Bispo Sabala, onde esteve representando o Poder Legislativo do município e aproveitou para reivindicar ao DENIT trabalho de recuperação na Estrada do Pacífico, onde os buracos estão prejudicando a passagem na BR 317.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Vereador Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições, fez o seu reconhecimento à prefeita Fernanda Hassem que vem desenvolvendo um grande trabalho no município de Brasiléia junto de sua equipe, inclusive ao secretário de Obras e vice-prefeito Carlinhos do Pelado que vem trabalhando de forma incansável e também relembrou o legado deixado por Getúlio Vargas que fez parte da política Nacional, onde criou a CLT e consolidou a lei trabalhista em 1943 pelo decreto de número 5.452 sendo o presidente que mais lutou pelas leis trabalhistas e aproveitou para fazer algumas indicações como trabalho de melhoramento na Rua José Lacerda de Andrade, localizada no Bairro 3 Botequins e os moradores pedem que seja realizado trabalhos na referida rua, o vereador pediu ainda que a secretaria de agricultura inclua no seu planejamento trabalhos de recuperação no ramal do km 35 que dá acesso a produtores rurais e vivem da lavoura branca e pediu ainda que o poder executivo esteja realizando trabalhos de tapa buracos na rua José Meireles que está com alguns buracos.

Vereador Sabá Moraes (PT)

Vereador Sabá Moraes (PT), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeita Fernanda Hassem por mais uma grande ação realizada no CAPS, onde conseguiu comprar com recurso próprio, um veículo para dar assistência para aos pacientes, o parlamentar pede ainda que a prefeita se sensibilize e coloque um trator de esteira e uma patrol a disposição no ramal que liga os ramais do km 19, linha 10, Porongaba, Juricaba, ramal da Santa Luzia e o ramal da esperança localizado no km 5 que estão precisando de trabalhos rapidamente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado reforça segurança cibernética com novas medidas de proteção

Publicado

em

O governo do Acre anuncia a aquisição de uma nova solução de segurança cibernética, como parte integrante do programa de governo digital. Coordenado pela Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da Secretaria de Estado de Administração (Sead), o investimento está alinhado com as diretrizes e políticas que visam fortalecer a segurança digital do Estado. 

Objetivo é garantir uma infraestrutura robusta e de segurança. Foto: Ascom/Sead

A evolução da rede corporativa, com a implementação avançada da segurança cibernética, ocorre desde a quinta-feira, 28, e segue até o domingo, 31. Esta etapa faz parte do planejamento estratégico de investimentos e modernização da infraestrutura tecnológica do Estado, demonstrando o compromisso contínuo com a segurança e eficiência dos serviços digitais oferecidos à população. 

De acordo com Márcio Barros, diretor de modernização da Sead, “o planejamento de investimentos e a evolução da infraestrutura tecnológica do Estado são guiados por estudos técnicos e análises contínuas. O objetivo é manter a atualização do parque tecnológico e das soluções corporativas, garantindo uma infraestrutura robusta e segura.” 

A decisão de reforçar a segurança cibernética vem em um momento crucial, considerando o aumento dos ataques cibernéticos em todo o mundo. Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Brasil subiu 53 posições no ranking mundial de cibersegurança, passando do 71º para o 18º lugar. Entretanto, o país ainda é considerado o 2º mais vulnerável aos ataques cibernéticos, de acordo com a Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética (SSIC) do governo federal.

Para enfrentar esses desafios, Paulo Roberto Correia, secretário de administração, ressaltou que “a gestão reconhece a importância da adoção de soluções de segurança avançadas. A nova solução não apenas ampliará a identificação e detecção de ações suspeitas, mas também aprimorará as políticas de segurança, elevando o nível de proteção dos dados armazenados e em trânsito na rede.” 

Entre os benefícios esperados com a implementação da solução de segurança estão: 

 – Proteção dos portais institucionais contra ataques de “pichação virtual”; 

 – Defesa dos e-mails contra ataques de malware; 

 – Melhor gerenciamento do link de internet corporativo para garantir uma conexão mais estável; 

 – Maior controle de tráfego de rede para mitigar incidentes internos e externos; 

 – Proteção contra ataques de negação de serviço (DDoS); 

 – Garantia de disponibilidade, funcionalidade e segurança dos serviços institucionais. 

Além disso, a solução auxiliará na conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegendo os dados e prevenindo vazamentos. 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo