Votação durou toda a manhã desta terça-feira - Foto: Alexandre Lima
Votação durou toda a manhã desta terça-feira – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Foi como se esperava de uma sessão extraordinária, onde os 12 vereadores do município de  Brasiléia debateram pedido de remanejamento do orçamento disponível para 2014, pouco mais de R$ 30 milhões, onde foi pedido 30% pela prefeitura.

Quem esteve presente durante toda a primeira sessão se viu discussões, acusações, lições morais e de bons costumes, defesa de consciência, entre outros temas e vários pedidos de recessos para debates sobre o orçamento.

O tema maior foi em relação ao remanejo do orçamento destinado ao homem do campo e quem devia fazer. Uns defenderam que a Secretaria Municipal de Agricultura deveria ser responsável pela manutenção de forma geral, onde se inclui até os cuidados com os ramais. Já outros, defenderam que deveria ser pela Secretaria de Obras e assim foi os debates.

Próximo ao meio-dia, depois de muitos debates, alguns vereadores da oposição até sinalizaram em apoiar o pedido de 30%, dando impressão que a prefeitura teria o mesmo aval como administrações anteriores, onde passaram anos sem que dessem satisfações aos edis.

Com as votações em andamento, primeiramente foi votado o Plano Plurianual – PPA, onde foi aprovado por unanimidade entre todos os vereadores, partindo então, para o orçamento de 2014 e duas propostas foram apresentadas pelo bloco de situação e oposição; 20 e 15%.

Depois de alguns debates e novo pedido de recesso feito pela presidência, surpreendentemente, todos os vereadores haviam concordado em votar na proposta de 15%, metade pedido pela Prefeitura. Sem ressalvas e acreditando que seria o suficiente, foi aprovado por unanimidade.

Dessa forma, foi deixado claro que, mesmo com a maioria na Casa, Everaldo terá que fazer pedidos de suplementação orçamentária caso seja necessário em 2014. “Desta forma, iremos estar mais presente junto à Prefeitura. Iremos fiscalizar os investimentos e analisar os que por ventura, cheguem até aqui e que leve melhorias aos munícipes”, disse um dos vereadores.

A segunda sessão extraordinária foi marcada para a partir das 19 horas, onde outros debates e votações iriam acontecer e ser finalizados. Mais informações a qualquer momento.

Veja vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo

Comentários