fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Câmara de Epitacicolândia realiza 10ª Sessão Ordinária

Publicado

em

 

Sobre a presidência do Vereador José Antônio a Câmara de Vereadores em Epitaciolândia realizou a Décima Sessão Ordinária da Sétima Legislatura.

O Vereador Manoel Messias: Iniciou falando sobre o projeto de Lei: Onde ajuda pessoas com Fibromialgia, onde pediu apoio dos demais colegas vereadores para a aprovação do mesmo. Falou que foi procurado por comerciantes a respeito do IPTU, onde os mesmos não tem condições de pagar. Principalmente os que foram alagados, o que querem é uma negociação com a prefeitura. Pediu que a prefeitura possa estar resolvendo a questão do forro do posto do bairro do cemitério onde o mesmo desabou. Pediu a Secretaria de Saúde a abertura da Upa a noite. Pediu a contratação de dentistas em alguns postos da cidade. Falou que é uma vergonha as aulas não terem começado em algumas escolas e isso é um prejuízo para o Município. Pediu que a prefeitura possa esta vendo a questão das pontes nos ramais Alemanha e Guajará, para que as famílias não fiquem isoladas. Fez um Requerimento de Informação para saber quem ganhou a licitação para fazer o ramal do Prata, se vai ser com as máquinas da prefeitura ou da empresa.

O Vereador Samuel Hassen: Iniciou Fazendo Pedidos de Providências: `Pediu a recuperação da quadra sintética da praça 28 de Abril. Pediu 4 faixas de pedestres no centro da cidade. Pediu a renovação da faixa de pedestres e também das tartarugas em frente a Escola Joana Ribeiro Amed. Pediu para que a Upa volte a funcionar no período da noite, que o prefeito se sensibilize, pelo menos no período em que a ponte que liga as duas cidades está em reforma a partir das 22:00 horas. Parabenizou o diretor Sebastião da escola do km 20, pois o mesmo é: Diretor, Professor, Porteiro e Cozinheiro. Pediu agilidade da prefeitura pois no km 20 em uma sala de aula onde era para ter 3 professores só tem um. Pediu que o prefeito arrume as pontes e ramais, para quando chegar o inverno a população não venha ficar isolada. Falou do Projeto de Lei para que fique permanente o nome da festa da cidade como Expolândia e conta com o apoio dos colegas vereadores. Pediu uma limpeza no Narí. Pediu a segurança do Mercado Velho, pois já houve furto três vezes.

O Vereador Altemir Castelo(Dino): Iniciou cobrando uma indicação feitas por ele e os colegas Messias e Kaki, ao DENIT: Uma recuperação em frente  a Igreja Central Assembleia de Deus. Pediu que o poder público faça uma raspagem e piçarramento no ramal da Estrada Velha. Pediu melhoramento no ramal 3 de Julho. Pediu uma roçagem e uma limpeza no esgoto na Rua: Ana de Souza Lira, pois está uma situação de calamidade. Pediu ao poder público no bairro aeroporto o calçamento do beco da feira. Pediu para retirar sua assinatura do requerimento onde pedia que o prefeito viesse a essa casa, e o mesmo veio.

O Vereador José Antônio(Nego): Parabenizou o colega vereador Dino pela emenda parlamentar do seu Deputado Federal Flaviano Melo para o ramal do Prata. Também um ônibus que é fruto das emendas do Deputado Federal Flaviano Melo. Falou que a reivindicação é válida, agora precisa consciência, pois essa casa criticou a prefeitura pelos  cargos provisórios, então é preciso esperar serem chamados os que fizeram o simplificado, pois quem passou será chamados, e afirma que: “O mesmo vereador que que cobra funcionários é o mesmo que critica os provisórios”.

As Sessões acontecem todas as Terças-Feiras a partir das 8 horas da manhã.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo