Conecte-se conosco

Geral

Cameli vai à Secretaria do TCU no Acre e reforça compromisso com a transparência na gestão pública

Publicado

em

A lisura nas ações do governo do Estado é tratada com prioridade máxima pelo governador Gladson Cameli. Em mais uma demonstração de reforço a este empenho com a gestão pública e à sociedade, o chefe do Executivo fez visita institucional à Secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU) no Acre, nesta sexta-feira, 27.

Durante reunião com o secretário do TCU no estado, Jorge Luiz de Moraes Fonseca, e o auditor federal de Controle Externo e secretário substituto, Michel de Oliveira Bandeira, o governador voltou a defender o fortalecimento dos órgãos de controle. Segundo Cameli, a aplicação dos recursos públicos precisa ser fiscalizada com rigor, para que nenhum cidadão seja prejudicado.

Governador esteve reunido com o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Acre, Jorge Luiz Moraes, para reforçar seu compromisso com a transparência e zelo na gestão pública Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Eu defendo que o TCU e os demais órgãos de controle sejam fortes e possuam a estrutura necessária para que possam realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Não aceito que as pessoas, principalmente as mais humildes, sejam prejudicadas por causa de irresponsáveis, que desviam dinheiro público”, declarou.

Gladson comentou ainda sobre os esforços de sua administração para prevenir e coibir práticas ilícitas. O governador citou como exemplo a criação da Delegacia de Combate a Crimes de Corrupção (Deccor), importante mecanismo para investigar e identificar possíveis atos criminosos cometidos contra a gestão estadual.

“A criação dessa delegacia foi uma determinação pessoal minha e os seus profissionais têm total liberdade para investigar qualquer pessoa do governo, inclusive eu. Jamais aceitarei corrupção e quem insistir, vai sofrer as consequências, no rigor da lei”, afirmou.

Gestão de Cameli tem dado prioridade máxima na lisura das ações do governo do Estado, assim como a prevenção e combate à corrupção Foto: Marcos Vicentti/Secom

A postura de transparência e tolerância zero à corrupção, adotada por Gladson Cameli, foi reconhecida pelo secretário do TCU no Acre. Para Jorge Luiz Moraes, o exemplo dado pelo governador do Estado é uma inspiração, que deveria ser seguido por todos os ocupantes de cargos públicos.

“Esta é uma característica do governador e o parabenizamos por essa preocupação. Todo homem público, como guardião da boa aplicação dos recursos públicos que lhes são confiados, deveria ter essa preocupação de dar transparência aos seus atos, principalmente na seleção dos objetos, que vão ser agraciados com esses recursos”, frisou.

Comentários

Geral

Municípios do Acre devem enviar Declaração de Contas Anuais até 30 de abril

Publicado

em

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

A Declaração de Contas Anuais (DCA) deve ser enviada pelas prefeituras do Acre e por todos os municípios brasileiros até o dia 30 de abril de cada ano. O prazo – previsto na portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 1.168, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de novembro – não sofreu alteração acerca do que já estabelecia outra resolução.

A normativa, no entanto, reduziu o prazo antes previsto para o envio por Estados e Distrito Federal.

A Declaração de Contas Anuais foi criada com o objetivo de atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui informações contábeis e orçamentárias de todos os poderes e órgãos do Município. Importante destacar que o formato e a estrutura da DCA para o ano de 2022 seguem as regras estabelecidas na 9ª Edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), vigente no exercício a que se referem os dados.

A portaria 1.168 considerou a necessidade de estabelecer a periodicidade, o formato e o sistema para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizem suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais. De acordo com a publicação, esses devem ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público.

Comentários

Continue lendo

Geral

Traficante é preso com quase 3 quilos de maconha e cocaína em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 04, um homem que não teve o nome divulgado foi preso em flagrante pela Polícia Militar na região central de Cruzeiro do Sul, com quase 3 quilos de maconha e cocaína em uma mochila que ele transportava em uma moto.

O homem disse que iria levar o entorpecente para o município de Tarauacá. Ele a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos do flagrante.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Coronel Evandro Bezerra informou cita que a PM atua no combate aos roubos por meio da Operação Papai Noel mas segue atuando fortemente contra o tráfico de drogas.

“Sabemos dos desafios deste final de ano quanto a necessidade de parar os crimes patrimoniais, mas o combate ao tráfico também é contínuo, pela PMAC”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Detentos que fugiram do presídio de Rio Branco seguem foragidos

Publicado

em

Os dois detentos do Pavilhão N que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no último domingo (28), continuam foragidos. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) confirmou a informação nesta quarta-feira (01).

Railson Rodrigues da Rocha e Daniel Valdez da Silva trabalhavam na cozinha da unidade e, segundo as informações, teriam entortado duas barras de ferro para fugir do local. Na área externa da unidade, os detentos utilizaram cordas artesanais produzidas com tecido, conhecidas popularmente como “terezas”, para escalar e pular o muro do presídio.

De acordo com o Iapen-AC tanto o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) quanto o Centro de Treinamento de Cães Penitenciários fizeram buscas na mata que fica no entorno do presídio, mas até agora não acharam os presos.

As buscas seguem sendo feitas pelo grupo de recapturas do instituto.

Comentários

Continue lendo

Em alta