fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Celular novo? Veja 5 configurações que você deve mudar já

Publicado

em

Sair da loja com um smartphone novinho pode ser uma ótima sensação. Mas antes de escolher o seu toque favorito ou baixar os apps que mais usa, saiba que algumas funções do seu aparelho devem ser alteradas nos primeiros dias de uso: tudo para proteger os seus dados e evitar danos em caso de perda, furto ou roubo.

Os celulares vêm de fábrica com uma série de configurações padronizadas, que podem não ser exatamente o que você deseja. Pensando nisso, o UOL Tecnologiapreparou um passo a passo de como personalizar alguns itens importantes e garantir mais privacidade e segurança em aparelhos com iOS ou Android.

E vale a pena dar uma olhada na lista mesmo que o seu aparelho não seja tão novinho assim!

Coloque uma senha 

Antes de sair por aí com o seu telefone, defina uma senha de desbloqueio para o celular. Vale configurar o reconhecimento facial (caso o seu dispositivo tenha esse tipo de ferramenta) ou mesmo um código, que pode ser numérico, alfanumérico ou gráfico.

Quais os melhores celulares de 2018? Veja os destaques de cada categoria

O mais importante não é a tecnologia envolvida, mas estabelecer uma primeira barreira para impedir que outras pessoas acessem dados e contas sem a sua autorização. Se você já fez isso uma vez, lembre-se de alterar a senha periodicamente.

No iOS, você pode configurar ou mudar essas informações no menu Ajustes. Dependendo do modelo do seu aparelho, procure o botão Código, Touch ID e Código ou Face ID e Código. Em seguida, clique em Ativar ou Alterar Código.

Se estiver disponível, nesse menu será possível ajustar também o reconhecimento facial ou acrescentar suas digitais para desbloquear o celular e fazer compras no iTunes ou App Store.

No Android, vá em Configurações e acesse o menu de Segurança. Em seguida, clique em Bloqueio de tela e atribua um PIN.

Defina um tempo para o bloqueio automático

Agora que o seu celular já tem uma senha, é hora de definir quando você deseja que a tela seja bloqueada automaticamente. Isso significa que, após um período sem uso, o aparelho vai exigir outra vez o código de acesso –e o ideal é que esse tempo seja mínimo.

No iOS, procure o item Tela e Brilho no menu Ajustes. Depois, clique em Bloqueio Automático e escolha entre as opções disponíveis.

No Android, isso pode ser feito na seção Configurações. Clique em Segurança e depois em Bloqueio Automático. No próximo passo, basta escolher o tempo desejado.

Configure seus dados de localização

As ferramentas de localização do seu aparelho podem ser importantes para que as empresas forneçam serviços personalizados, para que você encontre amigos com mais facilidade ou até para buscar o aparelho perdido. Há vantagens, é verdade, mas é preciso saber que isso também significa que seus hábitos estão sendo rastreados –o que não agrada muita gente.

Moto G6 Plus ou Galaxy J7 Prime 2? Veja quem vence o duelo

Por isso, outro passo importante no seu aparelho é verificar quais apps e como eles têm acesso a essa informação.

Quem tem iOS pode visualizar ou alterar essas configurações em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização. Nesse menu, é possível desabilitar de uma só vez todos os serviços de localização que usam GPS, Bluetooth e pontos de acesso wi-fi.

Outra opção é configurar a permissão por aplicativo. Observe que o último item (Serviços do Sistema) oferece outras opções de personalização do rastreio.

No Android, basta acessar o menu Configurações e, em seguida, Localização. Nessa tela serão apresentadas informações sobre como os serviços do Google utilizam a sua localização. Em Solicitações Recentes, é possível ver ainda quais aplicativos verificaram essa informação recentemente.

Tenha um backup

Sempre vale aquela velha forma de guardar os seus arquivos, que consiste em baixar e salvar em outro dispositivo. Os smartphones, no entanto, costumam ter uma segurança extra; e como você nunca sabe quando vai ficar sem o aparelho, vale a pena verificar as possibilidades de backup.

No iOS, isso é feito pelo serviço iCloud, onde você pode salvar fotos, vídeos, contatos e outros dados do seu perfil e de aplicativos. Para acessá-lo, vá em Contas e Senhas e clique em iCloud. Nesse menu, dá para verificar o que está programado para ser salvo na nuvem. Além disso, é possível configurar um backup automático e periódico das suas informações.

Qual é o melhor: Galaxy A8, Moto Z3 Play ou Zenfone 5? Confira o comparativo

Usuários de aparelho com Android têm disponível o serviço do Google de armazenamento. Para acessar, vá até Configurações > Fazer backup e redefinir > Backup dos dados.

Rastrear o celular em caso de emergência

Outra função importante desde os primeiros dias de uso é a possibilidade de rastrear o seu aparelho em caso de perda, roubo ou furto. Se você quiser contar com essa possibilidade, primeiro é preciso que o mecanismo esteja funcionando.

Quem tem celular com iOS deve verificar essas configurações em Contas e Senhas > iCloud > Buscar iPhone. Nessa tela, é possível ativar ou desativar a função.

No Android, esse serviço é prestado pelo Google. Para encontrá-lo, vá até Configurações Google, escolha o menu Segurança e, em seguida, serão abertas as opções de localização do dispositivo.

Bônus: Aproveite para anotar os dados do celular

Antes que você se esqueça e se perca nos aplicativos e ferramentas que o celular oferece, anote em um lugar seguro os dados do seu aparelho. Uma das informações importantes, mas muito negligenciada, é o IMEI (uma espécie de “RG” do seu celular).

Em caso de perda ou roubo, você deve informar esse número à polícia. Ele também serve para pedir o bloqueio do aparelho na operadora.

Veja abaixo algumas formas de descobrir o IMEI do seu celular:
– Digite *#06# e aperte discar;
– Verifique se o número consta em um adesivo embaixo da bateria;
– Olhe na caixa do aparelho;
– No iOS, acesse Ajustes > Geral > Sobre > IMEI.

Sofre para corrigir texto no iPhone? Dica que viralizou resolve seu drama

UOL Notícias

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Meta e Colégio Acreano são campeões na seletiva do vôlei de praia

Publicado

em

Foto PHD: 15 duplas nos dois naipes participaram da competição escolar

As equipes do Meta, no feminino, e do Colégio Acreano, no masculino serão as representantes do vôlei de praia acreano na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. A fase nacional será promovida entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

“Conseguimos realizar um grande evento no Parkipê e estamos cada vez mais mostrando a força do esporte escolar. Teremos equipes competitivas na fase nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome.

Finais bem disputadas

Na decisão do feminino, o Meta derrotou o Sesi por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×19

Na final do masculino, o Colégio Acreano bateu o Sigma por 2 sets a 1, com parciais 20×22, 21×15 e 16×14 no tie break.

Fade fez convocação

Após as finais, a Fade realizou a convocação dos atletas para a fase nacional dos Jeb´s.

Atletas do feminino

Maria Clara (Meta)

Maria Luíza (Meta)

Atletas do masculino

Gabriel(Colégio Acreano)

Carlos Eduardo(Colégio Acreano)

Matheus(Colégio Acreano)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de Davi explica por que ele ainda não se encontrou com Mani Rêggo: ‘Agenda’

Publicado

em

Por

Após vencer o Big Brother Brasil 24 e deixar o confinamento, Davi Brito chamou a atenção por não ter se encontrado com a sua namorada, Mani Rêggo.

Diversos rumores surgiram nas redes sociais, mas a equipe do ex-BBB resolveu soltar uma nota para esclarecer os fatos: “Sabemos que a agenda de um campeão de um reality é totalmente corrida e, devido aos compromissos, não conseguiu se reencontrar com Mani. Mas podem ter certeza de que, assim que tiver oportunidade, nosso menino irá encontrá-la, assim como toda a sua família”.

Inclusive, na manhã desta quinta-feira (18), diversos internautas apontaram uma suposta indireta de Ana Maria Braga com a mensagem do dia: “Presta atenção no valor que as pessoas te dão, porque ninguém é tão ocupado assim! É tudo uma questão de prioridade! Vale para todo mundo”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo