fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Chega de cabides de emprego, por Major Rocha

Publicado

em

Major RochaO Partido dos Trabalhadores deixou de lado qualquer possibilidade de ser uma agremiação política e preferiu transformar-se em um consórcio entre amigos. Instalado no governo do Acre há 16 anos, o PT trabalha apenas para garantir a manutenção do poder a qualquer custo. Para isso ele não se acanha de perseguir todos aqueles que ousam pensar em desacordo com sua cartilha e, por outro lado, busca, de todas as formas, garantir todo tipo de benesses aos amigos.

Já se tornaram costumeiras as notícias de contratos com “empresas amigas”, como é o caso da absurda compra das bicicletas elétricas a preços superiores ao do varejo, ou o caso das obras malfeitas da BR 364, que se desmancham a cada alagação, e que beneficiam, sempre, aos mesmos empresários que voltam para refazer, a custo alto, o que fizeram com péssima qualidade.

Mas o governo não se preocupa apenas com os empresários amigos. É preciso cuidar, também, dos “companheiros” que não têm o espírito empreendedor. Para esses o PT reserva cargos públicos com salários altíssimos.

E se não existem mais cargos públicos, o governo não se aperta; cria novas e absurdas secretarias, tudo em nome do conforto e da felicidade dos amigos do Rei. É o caso da Secretaria de Articulação Institucional, um órgão que não promove nenhuma ação de impacto no Acre, mas que serve para acomodar ex-prefeitos petistas e aliados. Lá estão empregados os ex-prefeitos Michel, Padeiro, Itamar de Sá, Paulinho, entre outros.  Todos sem uma função que auxilie a população, mas com o contracheque garantido.

Há pouco tempo tivemos a volta, em grande estilo, de Wolvenar Camargo, ex-secretário de obras do governador petista, preso no ano passado sob suspeita de fraude em licitações, na Operação G7. Ele assumiu o cargo de assessor especial de Viana, com salário de R$17 mil.

Agora o governo nomeia o ex-deputado federal Fernando Melo, que nas últimas eleições compôs as fileiras da oposição e disputou a prefeitura de Rio Branco pelo PMDB. De volta às hostes governistas, Melo fará parte do grupo de Assessores Especiais do governador e receberá um “pequeno” salário de R$ 18 mil.

O Acre é um estado pobre, estamos endividados graças aos 16 anos de desgoverno petista, não podemos aceitar que o PT continue se utilizando dos parcos recursos para proteger aos amigos, criando cabides de emprego e inchando o quadro de pessoal, enquanto os servidores de carreira lutam por melhores condições de trabalho.

Marcio Bittar, nosso candidato a governador na aliança “Por um Acre Melhor”, tem defendido uma ampla reforma administrativa, combatendo o desperdício e eliminando secretarias. Esta é a única forma de respeitarmos nosso Estado e seu maior patrimônio, que são os servidores de carreira, altamente qualificados e preparados para os desafios de construir um Acre mais justo para todos.

Os servidores públicos do Acre formam uma mão de obra especializada que deve ser valorizada e um governo sério deve buscar formas de garantir essa valorização, eliminando desperdícios e focos de favorecimento partidário.

Não podemos mais conviver com o deboche e o apadrinhamento, só assim conseguiremos alcançar o progresso que merecemos, pois o Acre é maior e mais importante que o PT e seus “amigos”.

*Deputado Wherles Rocha é líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo