Conecte-se conosco

Flash

CNS reage contra PL que permite criação de gados em Resex

O dirigente também informou que várias reuniões já foram realizadas para discutir o assunto e que até a próxima sexta-feira, 2, o CNS publicará uma nota se posicionando oficialmente sobre o PL 313/2020

Publicado

em

Matéria tramita em Comissão de Agricultura e Pecuária, na Câmara dos Deputados, e será discutida em audiência pública

Por Raimari Cardoso

O presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Júlio Barbosa de Aquino, disse a reportagem que a entidade vai se manifestar oficialmente, nos próximos dias, contra o Projeto de Lei 313/2020, que no momento se encontra em análise na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

Caso seja aprovado, o PL altera o texto da Lei 9.985/00, que estabeleceu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), para permitir a criação de animais de grande porte como bois e búfalos em Reservas Extrativistas (Resex).

A justificativa do autor do projeto, o deputado Júnior Ferrari (PSD/PA), é que a criação de bois e búfalos já é desenvolvida por integrantes das comunidades de forma tradicional, sendo parte importante de sua renda, como é o caso da Resex Verde para Sempre, no Pará, onde há a criação de búfalos, e da Resex Chico Mendes, no Acre, onde membros da comunidade criam gado bovino.

Júlio Barbosa de Aquino, que também é secretário-geral da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (Amoprex), afirma que o PL 313/2020 representa um grande retrocesso. De acordo com ele, caso aprovada a mudança tornará praticamente impossível conter o desmatamento na unidade de conservação.

“Com isso sendo regulamentado nós não vamos ter como segurar de maneira alguma o avanço do desmatamento na Resex, o que já está difícil de fazer mesmo com a lei, então sendo flexibilizado vai ficar pior ainda. Então, a posição do CNS e da Associação de Moradores da Resex é de que esse artigo não seja alterado”, afirmou Júlio Barbosa.

O dirigente também informou que várias reuniões já foram realizadas para discutir o assunto e que até a próxima sexta-feira, 2, o CNS publicará uma nota se posicionando oficialmente sobre o PL 313/2020. Ela ainda disse que há um grupo denominado Coalizão em Defesa da Amazônia que está trabalhando em uma proposta alternativa para ser apresentada à relatora do projeto, a deputada Silvia Cristina (PDT/RO).

Em artigo publicado pelo jornal O Globo, o gerente de programa do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e porta-voz da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, Roberto Palmieri, disse que o PL 313/2020 é mais uma boiada que ameaça passar na Câmara dos Deputados.

De acordo com Palmieri, a tentativa de mudança nas regras do Sistema Nacional de Unidades de Conservação vem se somar a tantas outras aprovadas ou em tramitação que enfraquecem a proteção ao meio ambiente e colocam em risco a sociedade, especialmente, neste caso, comunidades indígenas, tradicionais e quilombolas.

“É um precedente perigoso, que poderá descaracterizar completamente o propósito original das Resex, de promover a economia e geração de renda para comunidades tradicionais e quilombolas a partir do extrativismo, abrindo espaço para que se tornem novas fronteiras para a pecuária”, afirmou.

O Projeto de Lei já teve o voto da relatora favorável à sua aprovação na Comissão (CAPADR). No último dia 9 de junho, foi aprovado o requerimento nº 62/2021 do deputado Pedro Uczai (PT/SC) que requereu a realização de Audiência Pública para a discussão do PL.

Comentários

Flash

Prefeitura envia para Câmara de Vereadores projeto para a criação do Conselho Municipal de Cultura

Publicado

em

Projeto de Lei que visa criar o Conselho Municipal de Cultura de Epitaciolândia foi encaminhado para a Câmara de Vereadores de Epitaciolândia em 16 de agosto de 2022.

A criação do Conselho permitirá a participação popular na definição de políticas públicas voltadas para cultura, bem como permitirá a criação do Fundo Municipal de Cultura, gerido pelo Conselho, permitindo o recebimento de recursos de leis federais baseados nas Leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, Rouanet dentre outras.

“É uma iniciativa louvável do prefeito Sérgio Lopes em enviar para apreciação dos nossos vereadores o projeto que cria o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, com ele aprovado podemos criar comissões e fomentar nossa cultura com mais agilidade, contando com a participação e interação popular.” Destacou o Diretor de Cultura Reggis Silva.

Comentários

Continue lendo

Flash

Turismo religioso tem se consolidado em várias regiões do Acre

Publicado

em

Foto: Fernando Oliveira

No Acre o turismo religioso tem se consolidado como um dos trades mais relevantes, movimentando a economia e criando novos postos de trabalho.

No último sábado, 13, foi realizada em Assis Brasil a tradicional Caminhada Religiosa e Ecológica Raimunda Alma do Bom Sucesso, evento que reúne vários fiéis brasileiros e dos países vizinhos.

A Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) esteve presente para apurar dados e trocar informações com a comunidade, que tem investido no evento para receber diversas pessoas que vão ao local exercer a sua devoção.

“A tradicional caminhada atrai diversos fiéis, gerando movimentação da economia local e expandindo a criação de pousadas no Alto Acre, assim como em Cruzeiro do Sul”, disse a chefe da Coordenação de Monitoramento e Planejamento Turístico, Rita Ramos.

A chefe da Divisão de Turismo da Seet, Risoleta Queiroz, afirma que “um dos pontos de destaque é a geração de trabalho devido ao evento, por exemplo, com motociclistas oferecendo serviço de transporte de passageiros e bagagens, o que pode ser aperfeiçoado”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovens de Epitaciolândia vence fase estadual nos jogos escolares e vão para nacional no Rio de Janeiro

Publicado

em

Alana mayene e Ervillym Miller são consagradas campeãs da fase estadual de atletismo nos Jogos Escolares 2022

Com a colaboraçao de Enagi Peres

As estudantes Alana Mayene e Ervillym Miller, são estudantes da escola Joana Ribeiro Amed do município de Epitaciolândia e sonham em ser atletas profissionais. As atletas foram as vencedoras da fase estadual do jogos escolares na categoria feminino do atletismo de 12 à 14 anos de 600 e 800 metros.

As campeãs regionais conquistaram o pódio na fase estadual dos jogos escolares que aconteceu na capital e agora irão representar o Acre na fase nacional que acontecerá no Rio de Janeiro.

Ambas fazem parte da escolinha de Futsal Revelação, que é um projeto social idealizado pela educadora física Jessyane Maia, professora e treinadora das atletas. Jessyane é formada em educação física, atua de forma voluntária para a conquista do sonho das garotas.

A professora revela que viu em suas alunas o potencial que elas tinham quando se tratava do atletismo.
” Tenho um projeto do qual realizo com muito amor e dedicação, que tem o objetivo de incentivar o esporte feminino, e, quando se trata de talentos no esporte não é difícil reconhecer quem tem, essas alunas sempre se destacaram na parte física e quando eu envolvia o atletismo nas aulas passei a enxergar o potencial delas, estive ao lado delas nessa caminhada, e aos poucos fomos chegando no nosso objetivo, foram dias de muito esforço e dedicação para hoje ver elas no pódio. Estou muito realizada com a conquista dessas meninas e o sentimento é de dever cumprido”. Concluí a professora.

Para a Campeã Alana, essa vitória é fruto de muito esforço e dedicação “Me esforcei muito para conseguir essa vitória e sem dúvidas ela só foi possível graças a minha professora, que acreditou em mim e sempre me incentivou, estou muito feliz em ser vitoriosa”. afirmou.

A campeã Ervillym esse é o começo do sonho de ser atleta profissional “Quero vencer a etapa nacional e começar minha história no atletismo”.

As duas atletas seguem firmes treinando para representar o estado na fase nacional dos jogos escolares que está acontecerá no Rio de Janeiro.

Comentários

Continue lendo

Em alta