fbpx
Conecte-se conosco

Extra 1

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Atitudes positivas

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem repaginou ações no universo da saúde municipal. Esse modo sensato de encontrar soluções para a demanda reprimida é sempre bem-vindo.

Mas cavoucar pereba

…e deixar aberta não pode. Tais ações devem acontecer com frequência nas diferentes especialidades. Os atendimentos e tratamentos precisam serem conclusivos em todas as suas etapas. O paciente necessita de acompanhamento sistemático enquanto durar o período terapêutico.

O Hospital Wildy Viana…

…tem superlotação de pacientes ambulatorial para consultas, controles ou tratamentos. Essa demanda apresenta perfil clínico específico de atendimento nos postos de saúde.

Quando o município…

…não assume seus pacientes, a pressão recai sobre o hospital. A sobrecarga trava os serviços essenciais, sacrificando os profissionais de saúde e penalizando quem realmente precisa de urgência e emergência.

E por falar em saúde…

…foi aprovado o projeto de lei complementar 37 de 2013, antidrogas. Falta apenas a sanção do presidente Bolsonaro, a lei insere as comunidades terapêuticas ao Sistema Nacional de Saúde Pública Ante Drogas e viabiliza a internação involuntária de dependentes químicos para o tratamento adequado.

Enquanto isso…

…o Supremo Tribunal Federal deverá analisar a lei 11.343/2006 que discorre sobre crime portar drogas mesmo que seja para consumo próprio.

A polêmica em torno da reforma da previdência…

…parece está longe de acabar, um grupo de Deputados, se articulam para apresentar novo texto de reforma a Comissão Especial de Análise. No momento, em tese, o texto enviado pelo governo é a pauta apreciada. Com a reforma da previdência do jeito que está o pobre pagará o pato.

Peitudo!

O Presidente Jair Bolsonaro sai em defesa do filho. O Senador Flavio Bolsonaro, investigado por esquema criminoso. Enquanto o MP do Rio demonstra indícios de esquema envolvendo Flávio, o Presidente garante ser ele, o alvo de seus adversários. Bolsonaro propõe abrir seu sigilo bancário sem temer.

Corporativismo criminoso

Por que não mexer nos grandes?  A sensação de impunidade quando o bandido é rico e poderoso não dá tréguas. É fato, sempre que as coisas vão mal no Brasil, a culpa recai sobre o pobre. Inerte testemunhamos bandidos ricos soltos e pobres amordaçado. Quisera eu entender!

Educação.

Com tanto burburinho em torno da educação no Brasil, Elmer Vicenzi, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais pede demissão desfalcando a comissão de frente do Ministro da Educação Abraham Weintraub.

O Ministro da Educação

…foi convocado a prestar esclarecimento, na Câmara dos Deputados, sobre o corte de verbas discricionárias. Continuo defendendo o ensino superior com suas particularidades.

Haverá prejuízo…

…na aquisição de materiais básicos, equipamentos, serviços de energia, recursos humanos, etc. Penalizar o estudo científico, tecnológico e pesquisas, não será o caminho adequado.

Sabatinado…

…entre ofensas, contradições e ironias a culpa foi atribuída ao governo anterior. Criticando a situação da educação no País, Weintraub deixou claro que o governo, no momento está focado apenas no ensino básico e técnico.

Os protestos…

…contra o corte de verbas das Universidades tomaram conta do Brasil.  Em mais de 200 cidades estudantes, professores e pesquisadores, com faixas, cartazes e megafones em punho, marcavam o ato.

Se há indícios de corrupção…

…ou qualquer ato ilícito, nas Universidades Federais, cabe a justiça investigar e punir os responsáveis. Nivelar por baixo os erros é errar duas vezes.

Faculdade para todos

Essa medida certamente prejudicará centenas de estudantes carentes. O acesso ao ensino superior para muitos jovens representa a única saída construtiva de vida melhor.

No Acre…

…durante a manifestação houve panfletagens. A insatisfação com o contingenciamento da verba discricionária e a avaliação do ato por Jair Bolsonaro, foi considerado ofensivo e desrespeitoso pela categoria.

E por falar em educação…

…a professora Rosimari Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Educação no Município de Epitaciolândia, mostra sua capacidade de inovações. As capacitações e oficinas preparatórias para educadores, as reformas das escolas estaduais e a aquisição de ônibus para transportar os alunos fazem parte do pacote de prioridades e reconhecimento de uma boa gestão.

https://g1.globo.com

Comentários

Continue lendo

Extra 1

Tentativa de fazer “gato” para a vizinha homem quase morre em descarga elétrica

Publicado

em

Um homem identificado apenas como Erivan, de aproximadamente 40 anos, ficou ferido ao receber uma descarga elétrica e cair de um poste na tarde desta terça-feira (26), na rua Surubim, no bairro Panorama, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Erivan é pedreiro, mas uma vizinha dele solicitou que o trabalhador fizesse um “gato” para ela. O homem subiu no poste e tentou ligar o cabo de energia elétrica da casa em um poste de energia de alta tensão. Ao subir no poste com ajuda de uma escada, ele acabou recebendo uma descarga elétrica e caiu de costas no chão, já desacordado.

Ao ouvir os gritos de pedidos de ajuda de moradores, famíliares da vítima acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou a ambulância de suporte avançado 01. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Erivam em estado de saúde estável ao pronto-socorro de Rio Branco.

Segundo uma médica do Samu, o paciente deu entrada no hospital com dores na lombar, porém estava com todos os seus movimentos nos membros superiores e inferiores.

Comentários

Continue lendo

Extra 1

Isolada: Brasileia que faz fronteira com a Bolívia e Peru com ponte interditada pede socorro

Publicado

em

Com o agravamento da situação crítica que vive Brasiléia desde quarta-feira, 14, com a enxurrada de chuvas que segundo a Defesa Civil Municipal deixou em condições de isolamento quase mil pessoas em comunidades rurais, com destruição de pontes, estourando redes de bueiros e ramais principalmente na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Levantamentos da Secretaria de obras dão conta de 22 pontes nessas localidades por não suportarem o volume de chuvas e ficar totalmente ou parcialmente destruída.

A população do município sofre ainda com a 4° alagação em 11 anos e com isolamento da única ponte de acesso ao restante do Brasil e por onde chega mercadoria, suplementos, medicamentos e combustível. A Ponte Metálica José Augusto é uma ponte de mão única que liga também ao município vizinho Epitaciolândia.

Diante do cenário de destruição em Brasiléia, a Prefeita Fernanda Hassem decretou no sábado 14, Situação de Emergência e ainda aguarda reconhecimento da Defesa Civil Nacional e do Governo Federal para conseguir levar ações de socorro e auxílio para vítimas desse desastre natural.

Com quase quatro mil pessoas atingidas na zona rural e na cidade, destas 1500 estão em 10 abrigos montados pela prefeitura de Brasileia, além de abrigo para mais de 138 indígenas em situação urbana.

Até às 22h deste domingo, o manancial que alagou a cidade ultrapassou 13 metros, sendo que a cota de alerta é de 9,80 metros e de transbordamento de 11, 40 metros.

Com uma receita com aproximadamente 28 mil habitantes, Brasiléia vive praticamente de repasses do governo federal.

Diante desse cenário estarrecedor, a Defesa civil municipal recorre à Bancada Federal acreana, ao governo do estado, governo federal, empresários e a quem possa ajudar, que faça sua parte em prol de Brasiléia.

E na iminência de uma crise humanitária, a cidade de Brasiléia se vê à beira do isolamento completo devido à elevação do Rio. Com a previsão de atingir a cota de 13.85 metros até amanhã, a ponte José Augusto é o único acesso terrestre ao município e poderá ficar comprometido, deixando milhares de residentes em situação delicada.

A prefeita Fernanda Hassem, clamou por ajuda aos representantes políticos, governos federal e estadual, e às instituições responsáveis. Ela expressou gratidão às forças armadas e às autoridades locais por seus esforços, mas destacou a urgência de mais apoio diante da situação crítica.

Veja vídeo institucional feito na noite deste domingo pela prefeita de Brasiléia, Fernana Hassem.

 

“Agora são 23 horas e nós estamos aqui na ponte José Augusto. Esse é único acesso de Brasiléia por via terrestre. A previsão de elevação do Rio até amanhã é de chegar a cota de 13.85 metros e isso isola Brasiléia por via terrestre. Através desse vídeo queremos fazer um pedido de ajuda aos nossos representantes, aos nossos parlamentares, aos senadores, ao governo federal e estadual.Todas as medidas estão sendo tomadas pela Defesa Civil, pela Prefeitura em parceria com todas as instituições. Aqui eu quero agradecer as forças armadas, ao governo através da Defesa Estadual, mas precisamos de ajuda. em nome da população de Brasiléia, porque a previsão de que se continuar enchendo da forma como está , o município ficará totalmente isolado por via terrestre “, lamentou prefeita Fernanda Hassem.

Comentários

Continue lendo

Extra 1

Fernanda Hassem recebe Governador Gladson Cameli e decreta Estado de Emergência

Publicado

em

Neste sábado 24, a prefeita Fernanda Hassem recebeu a visita do governador Gladson Cameli, que veio trazer solidariedade e apoio às famílias atingidas pela enchente do Rio Acre.

Os gestores do estado e do município, visitaram o abrigo localizado na escola Kairala José Kairala.

Participaram também do encontro Dep. Tadeu Hassem, membros do comitê de crise, vereadores, secretário municipais, secretário estaduais, representantes do TJAC, MPAC e outras instiruições.

Durante a visita, o governador conversou com famílias desabrigadas e reiterou o compromisso do Estado em auxiliar os municípios nesse momento desafiador. “É um momento de estarmos unidos. Fui informado sobre a situação da enchente na zona rural e urbana. Estamos aqui com a equipe do governo nos antecipando para dar atenção a todas as famílias que estão desabrigadas. Eu disse à prefeita Fernanda que não vamos medir esforços para não deixar a zona rural isolada”, afirmou o governador Cameli.

Na ocasião, a prefeita Fernanda Hassem, decretou no município de Brasiléia, Estado de Emergência e ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasiléia para o enfrentamento das dificuldades ocasionada pela alagação com mais de quatro mil pessoas atingidas na cidade e na zona rural, principalmente as pessoas e as comunidades rurais isoladas e a situação que estamos passando é de emergência, socorro e parceria.

Com o nível do Rio Acre medindo mais de 12 metros em Brasileia e de acordo com os dados atualizados pela Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social, temos quatro mil pessoas atingidas , sendo dessas mil pessoas na zona rural que estão isoladas em seis comunidades rurais e três mil pessoas em casas de parentes e abrigos , entre eles para a comunidade indígena em situação urbana montados pela Prefeitura de Brasileia.

Deputado Tadeu Hassem agradeceu o governador por atender demandas da população do Alto Acre . “O governador, mais uma vez, demonstra seu compromisso e cuidado com a população do Alto Acre, ao atender prontamente o pedido da prefeita Fernanda e da comunidade. A situação na zona rural, com quase mil pessoas isoladas nos ramais, é algo sem precedentes”.

Comentários

Continue lendo