Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

O voto e o Veto

Vereadores entendam! Se não há o que temer, não faz sentido proibir.

A indignação é grande quando leio matérias com o seguinte conteúdo: A Câmara municipal de Brasiléia, veta o pedido de sindicância requerido por Leomar Barbosa, vereador (PSD).

Entenda a justificativa para o pedido de sindicância na Câmara de Brasiléia:

O consumo de 3.600 kg de açúcar, 90 mil em combustível, além de 300 mil gastos com diárias no ano de 2020, na Câmara de Brasiléia, motivou o Vereador Leomar Barbosa (PSD), a protocolar um pedido de sindicância.

Conforme a publicação…

…Leomar questiona os altos valores gastos, em ano eleitoral, pandêmico e trabalho remoto. Na época o Vareador Rogério Pontes (PROS), presidia a Câmara. Barbosa também põe em xeque, 130 mil reais de combustíveis consumidos em 2016, período em que o ex-vereador Mario Jorge (PROS) presidiu a casa do povo.

Sindicância proibida, porque?

Impossível calar frente a atitudes que embaçam o olhar do povo. Se existem dúvidas, não é aceitável que os representantes neguem aos seus eleitores o direito a verdade. Como respeitar vereadores que recusam a transparência? Se a casa é do povo, queremos pessoas com honrosas histórias e feitos incríveis. Façam a diferença!

Não dá para aplaudir…

…quando não se consegue confiar. Se as palavras ferem, as atitudes negativas de quem votou contra a sindicância na Câmara, têm igual peso e dor. Dispensamos quem debocha de nossa inteligência. Desprezamos caçadores de urnas, poderes e cifras. Queremos a verdade!

Transparência e respeito…

…combinam bem. No atual momento político, econômico, social e emocional do país, precisamos de representantes caminhando junto a nós. Não carecemos de sombreados que possam esconder corredores de lamas.

O Veto foi vergonhoso!

Temos o direito a práticas transparentes, claras, aceitáveis e digestivas. Chega de pessoas que nos envergonham diariamente ao assumir poderes. Vamos nos unir, refletir sobre o resgate da confiança e honradez.

Por que há resistência?

Tempestade menta: Por que não nos orgulhamos de nossos políticos? Qual a justificativa a ser dada aos eleitores pelos vereadores que proibiram a apuração de possíveis irregularidades na Câmara de Brasiléia? Que ideologia é essa, onde se fala em bom e fortalece o mau? O poder existe para oprimir, massacrar e amordaçar a grande massa?

O universo da impunidade.

É vergonhoso criar pobreza. Vemos o cinturão de miséria se agigantando com as invasões. Cresce o êxodo rural, a fome está evidente, a delinquência em escala incontrolável e a saúde em colapso.  Vale lembrar que a bancada de memória curta e coração duro, em sua maioria vivenciou o sofrimento do abandono pelo poder público. Trabalhem para melhorar a vivência desse povo!

Em meio a vidas perdidas…

…ao caos, tem vereador que iniciou o mandato apunhalando a população com o aumento do próprio salário. O veto a sindicância dos gastos na Câmara soma mais uma decepção revoltante. Ao vereador que trai a confiança do eleitor, é necessário recordar o discurso ardente da campanha e a insensatez na vereança.

O mundo é dos espertos?

Tem muitos sabidos que agem por conveniência e se dão bem. Não esqueça! O plantio é opcional, mas a colheita obrigatória.  Estou falando besteira? Então vai mais uma, redondinha! É para frente que as malas batem.

Comentários

Extra

Justiça de Cobija condena homem a 20 anos de cadeia por tentar estuprar e matar menor de 13 anos

Publicado

em

Cidade de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia) – Foto: Alexandre Lima

O Promotor Departamental de Pando, Marco Peñaranda, informou que, em audiência de julgamento oral, o Tribunal de Sentença nº 2 determinou a pena de 20 anos de prisão contra Jesús P.A., 33 anos, autor dos crimes de ‘Feminicídio em Grau de Tentativa e Agravo de Violação de Criança, Menina, Menino ou Adolescente’, cometido contra uma menor de 13 anos na cidade de Cobija, no estado vizinho de Pando.

O Ministério Público demonstrou com provas convincentes a responsabilidade do sujeito nos ataques, pelo qual deve cumprir sua pena na prisão de Guayaramerín.

“De acordo com as investigações, o sujeito morava no mesmo bairro da vítima e na manhã de fevereiro de 2021, o homem entrou na casa da menor, foi até o quarto dela e tentou agredi-la sexualmente, mas como a vítima recusou e tentou pedir ajuda da mãe, o homem começou a esfaqueá-la em várias partes do corpo. Esses fatos foram corroborados com as provas que foram colhidas durante a fase preparatória do processo e expostas durante o julgamento oral, onde Jesús Pimentel, ao ser descoberto, acabou por admitir ser o autor dos crimes (…)”, declarou Peñaranda.

Por sua vez, a promotora designada para o caso, Patricia Romero, afirmou que o evento ocorrido em fevereiro de 2021, a menor dormia em seu quarto com sua sobrinha, enquanto o pai da menor descansava em outro cômodo do imóvel.

O acusado entrou no quarto violentamente da menor e tentou estuprá-la, a adolescente gritou por socorro, então o sujeito a esfaqueou nos braços e nas pernas e tentou sufocá-la.

Após ser alertada, a mãe do menor foi até o quarto e o sujeito fugiu. Transferiram a adolescente para um hospital e posteriormente registraram queixa junto às autoridades, que condenaram o sujeito a 20 anos de prisão no dia 2 de julho.

Com informações de RedUno

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 002/2022 

OBJETO: Registro de Preços para contratação de pessoa jurídica para fornecimento de Material Médico Hospitalar para atender as Unidades Básicas de Saúde do Município de Brasileia – Acre, de acordo com as especificações e quantitativos estimados constantes no Termo de Referência anexo I.

Data da Abertura: 19 de julho de 2022, às 8h30min. O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, a partir do dia 07 ao dia 18 de julho de 2022, de segunda a sexta feira na sede da Prefeitura Municipal de Brasileia, sito a Av. Rolando Moreira n. º 198 – Centro, em Brasileia/AC, telefone (68) 35464402, no endereço eletrônico: [email protected] ou no endereço http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/. Os interessados deverão comparecer munidos com respectivos carimbos e do CNPJ.

Brasileia/AC, 05 de julho de 2022.

 

Ana Maria Rodrigues da Costa

Pregoeira da Comissão Permanente de Licitação

Prefeitura de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Extra

Coluna da Maria Coutinho – Brasiléia, eternamente jovem!

Publicado

em

Brasiléia, eternamente jovem!

Carnavale, que os fora de época sejam sempre um lindo recomeço!

Acreditar é possível!

Brasiléia, brilhou esplêndida e apaixonante! Atendeu aos foliões que desejaram a festa. A cidade da música consentiu o prazer esperado, o ritmo acelerado, a alegria contagiante, o brilho, a luz, o amor, porque Carnavale Tudo!

Ninguém nos permitiu escolher.

A pandemia surtou o universo, agonizando nossa pequenez. Foram meses de perdas, tristezas, dúvidas, temores e horrores comprometendo a saúde mental. Vivenciamos o luto, agora precisamos agarrar a felicidade. Que o fora de época sempre permita transbordar o melhor de nós.

A luta continua…

…, mas houve uma trégua. Os valores mudaram, os corações pulsam, então prossigamos, temos que agradecer em grande estilo.

Que venham mais festas…

…, que a alegria transborde sempre e que a paz reine lindamente com as bênçãos de nosso astro maior.

Não sabemos o amanhã, …

…, mas o momento pediu passagem para a gratidão amistosamente. O desejo de compartilhar a felicidade extravasou limites. Que o Carnavale tenha recepcionado os bons tempos.

A vida acontece em instantes.

O dia amanheceu, permita-se bela senhora. Avante! Comemoramos seu aniversário de 112 anos carnavalizando Brasiléia porque a festa é sua, mas também é nossa é de quem quiser.

Tudo foi lindo…

…, gente irradiando felicidade, foliões apaixonados celebrando a vida. Quem ama o axé, o samba, o ritmo da batucada estava lá compondo a trupe, transformando a festa num levante especialmente belo.

O Carnavale.

…, é a festa mais popular do Acre, tem as cores da vida, da alegria, da alegoria. Reúne gente leve, ritmada, animada. É contagiante, sem amarras e agrega pessoas de todos os lugares, cores, raças e orientação sexual.

O fora de época

…é a fartura da renda extra, o poema dos reencontros e da liberdade. CARNAVALE TUDO!

 

Comentários

Continue lendo

Em alta