Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho – Assuntos do cotidiano

Publicado

em

A saúde, o trabalhador, os desafios.

É dever do Estado assegurar a população qualidade de vida, além da prática curativa, com acessibilidade, igualdade, integralidade, universalidade e gratuidade, através de políticas capazes atender os princípios do Sistema Único de Saúde (sus). O programa criado em 1988, é lindo, mas não funciona como deveria.

As falhas de gerenciamento…

…do SUS, o torna precário e em nada muda a realidade daqueles que dependem exclusivamente desse serviço. A precariedade compromete o zelo no atendimento da população. Nas filas de espera por consultas, exames e cirurgias aparecem os nós críticos do fluxograma.

A pandemia…

…delatou o caos da saúde no Brasil. O sistema colapsou com alto nível de doentes e mortandade por Coronavírus. Sem espaço de isolamento, sem recursos humanos e sem dinheiro, os servidores agiram heroicamente.

Tragédia e os corvos.

Espatifando a decência tinha as organizações criminosas, alvos de denúncias por desvio de verbas, superfaturamentos de mascaras, aventais, EPIs, contratos de hospitais, respiradores, falta de oxigênio, etc.

Ser bom é uma escolha.

Na contramão da imoralidade, estavam os trabalhadores da saúde garantindo a intervenção nas intercorrências. Uniram forças e venceram os limites da tragédia no frágil contexto laboral. Sem direito ao descanso, férias e nem feriados, lutavam contra o tempo salvando vidas.

Salve, salve honrosos servidores…

… da saúde. Sem home office, na linha de frente, éticos e empáticos. Longe das famílias, expostos ao contágio, exaustos, porém resistes. As orações e os louvores aliviavam o sofrimento mental. O ciclo pandêmico no hospital Regional do Alto Acre foi marcado por feridas, dores, coragem, resiliência e fé.

Os profissionais de saúde…

…agiam atenuando o inferno manifesto na tragédia por Covid-19. Impossível contabilizar socorristas infectados, e ou, mortos por complicações do Coronavírus. Com a alta letalidade do vírus, os vivos não davam conta de enterrar os mortos.

Estamos em outro momento…

… aos poucos tudo volta ao “normal”. A alegria de viver é possível, as famílias recuperam o tempo, a economia dá sinais de crescimento.  Hoje, socializar é possível, mas também é hora de ressignificar a vida por um universo humanizado.

O momento também é…

…de reconhecer a importância dos trabalhadores da saúde. No Acre a resiliência dessa classe está para além da pandemia. São esses profissionais com salários corroídos pela inflação, que permanecem na ponta do leito, protagonistas éticos, em alerta, se virando como podem, medicando, aferindo, entubando, etc.

A roda não pode ser quadrada.

Como fazer política sem pensar em investimento público? Montar o palco no cenário da saúde com os melhores profissionais e resultados incríveis, é impossível com a precarização das condições laborais e proventos defasados. Realidade que impede a qualidade da assistência prestada.

Trabalhadores da saúde no Acre…

…, não precisam de aplausos, mas sim, de respeito, condições para trabalhar, salários justos. Com as perdas salariais e acumulo de serviços, a queda na qualidade de vida dos servidores é fato. Nos hospitais e unidades básicas são recorrentes usuários aflitos, equipes reduzidas, servidores mal remunerados e fragilizados emocionalmente.

Conversando com a sociedade.

Greve é o nome que se dá a paralisação da força produtiva do empregador. Isso acontece quando a classe trabalhadora luta contra a violação de seus direitos.

Os profissionais da saúde…

… paralisaram os serviços para se fazer ouvir. A categoria peleja por tratamento digno, concurso, correção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, reestruturação das condições de serviços, etc. O Acre precisa se curvar com justeza e através de políticas ética para a categoria símbolo de resistência em cenários caóticos.

Comentários

Extra

Policial civil realiza prisão de motorista com amigos após causar acidente com ciclista em Xapuri e fugir do  local

Publicado

em

 

Momento da abordagem ao veículo pelo policial civil após o incidente em Xapuri – Foto/captura

Um acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 19, na cidade de Xapuri, resultou na detenção de três pessoas que estavam em um veiculo no centro da cidade, Rua Coronel Brandão esquina com a Coelho filho, quando o carro de cor vermelha bateu em uma bicicleta jogando a mulher no chão.

Em seguida, o veículo teria saído em disparada do local sem prestar socorro à vítima. Foi quando o policial civil Eurico Feitosa, passava no local e foi avisado do ocorrido por terceiros, que foi atrás do veículo.

Cerca de dois quilômetros do local, imagens de segurança mostra a abordagem ao carro vermelho, que tinha três pessoas dentro, em visível estado de embriagues alcoólica sendo constatado pelo policial, que deu voz de prisão e os conduziu à delegacia.

A condução dos envolvidos contou com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar. O caso está nas mãos do delegado titular do município, que após ouvir as partes, conduzirá o caso ao judiciário local.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N.º 017/2022.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 19/05/2022 à 31/05/2022.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por lote.

DATA DA ABERTURA: 01 de junho de 2022.

HORARIO: 09h00min (nove) horas.

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.

OBJETO: Registro de preços para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, reparos e assistência mecânica, elétrica e lanternagem em geral, com fornecimento de componentes e peças, na frota de veículos automotores, máquinas e equipamentos da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC. 

As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 19 de maio de 2022.

Agleison Rodrigues dos Santos

Pregoeiro Oficial

Decreto n° 006/2022


 

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N.º 018/2022.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 19/05/2022 à 30/05/2022.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.

DATA DA ABERTURA: 31 de maio de 2022.

HORARIO: 09h00min (nove horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC.

 

OBJETO: Contratação de empresa especializada no fornecimento de Serviços de Malharia. 

As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 19 de maio de 2022.

Agleison Rodrigues dos Santos

Pregoeiro Oficial

Decreto n° 006/2022

Comentários

Continue lendo

Extra

PRF apreende cerca de 5kg entre cocaína e Skunk e suspeitos em ambulância na BR 317

Publicado

em

Um trabalho de fiscalização de rotina por agentes da PRF já nos limites de Senador Guiomard, parou uma ambulância que se deslocava do município de Assis Brasil, localizado na tríplice fronteira com duas mulheres e o motorista para a Capital.

O motorista, identificado pelas iniciais V. L. P., juntamente com a passageira M. E. F. F., que estaria de carona e a paciente E. O. S. que estava na maca, foram abordados e souberam que passariam por uma vistoria.

Foi quando o motorista passou a demonstrar nervosismo acima do normal, ao ponto de não conseguir falar direito quase ficando em pânico. Diante do fato, resolveram realizar a fiscalização intensificada nos mesmos, veículo e pertences.

Foi quando localizaram uma sacola com uma caixa de sapato debaixo da maca e souberam que pertencia à passageira carona. Ao abrirem para ver o que havia dentro, sendo encontrado duas ‘bolas’ envoltas em fitas adesivas e com o teste, descobriram que seria maconha ‘skunk’, pesando cerca de um quilo.

Continuando a revista, havia dentro quatro tabletes e foi descoberto que seria cloridrato de cocaína, pesando ao todo, cerca de quatro quilos da droga. Em sua defesa, inicialmente disse que havia recebido a caixa de um homem na cidade de Assis Brasil e um desconhecido entraria em contato quando chegasse em Rio Branco. A suspeita assumiu a posse mas não disse que receberia algum valor pelo transporte.

Seguindo as investigações, os patrulheiros federais descobriram que o motorista estaria diretamente envolvido com a mulher no delito de tráfico, recebendo também voz de prisão. A paciente nada lhe foi imputado, pois, apresentou documentos comprovando que estaria sendo transferida para a Fundação Hospitalar, onde receberia tratamento médico.

O motorista e a passageira carona foram detidos e algemados, para em seguida serem apresentados na delegacia do município de Senador Guiomard, para serem ouvidos pela autoridade local e depois ficar à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Em alta