Dia internacional da mulher

As versões sobre o dia Internacional da Mulher, lembram o feminicídio em 25 de março de 1911 no estado de Nova York. Cento e trinta operárias foram trancadas na fábrica em que trabalhavam e carbonizadas ao exigirem seus direitos.

Os momentos difíceis…

…batizaram a história da mulher ao longo dos séculos. A ela cabia além da resignação familiar, a servidão ao homem poderoso ordenador.

Para elas não… 

…havia mercado de trabalho até a revolução industrial, quando a presença tímida de mulheres e crianças surgiram na indústria.

As tarefas eram exaustivas…

…e desumanas, o salário não correspondia a extensa carga horária exigida por seus patrões.

Relembrando a saga feminina…

…ao longo dos séculos, as mulheres se fortaleceram e organizaram o protesto “ Pão e Paz”, em favor dos direitos trabalhistas e contra a guerra. Por fim, oito de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas como o “Dia Internacional da Mulher”.

No Alto Acre…

…existem mulheres fortes, corajosas, companheiras, mães, trabalhadores e provedoras do lar.

Salve, salve…

…Seringueiras, agricultoras, indígenas, margaridas, domésticas, professoras, desportistas, carpinteiras, administradoras, religiosas e tantas outras majestades. Guerreiras que nos honram com grandiosa sabedoria.

Brasiléia…

…está sob o comando de uma mulher liderando com maestria. Nesse momento de crise brasileira, há mulheres contribuindo com o processo político, econômico, social, moral e democrático do Estado.

Mas a estupidez…

 …que alicerça o machismo no século XXI, ignora a mulher pensante, inteligente e capaz. Com isso, cria-se um abismo de egos destruindo a capacidade racional, gerando violência e a desigualdade de gênero.

No Acre… 

…os casos de agressão contra a mulher aumentaram. Quatorze feminicídios foram registrados em 2018. Os dados da Segurança Pública do Estado, mostram que a morte por condição de gênero cresceu em relação aos últimos três anos.

No Brasil…

…a violência contra a mulher é generalizada e epidêmica segundo a ONG Human Rights Watch. Quanto a lei Maria da Penha, mesmo considerada um recurso eficaz, falta estrutura adequada para melhores resultados, quando aplicada.

No dia oito de março…

…as representantes de diferentes segmentos sociais comemoram a importância da mulher, a força feminina e suas conquistas. Ao redor do mundo é dia para reflexão e andamento de novos projetos.

Seres únicos.

A mulher constrói sua história, eternizando lutas, erguendo legados. Ao longo dos séculos a travessia não foi solitária, um exército feminino alavancou força, conquistou voz e visibilidade.

Surgiram… 

…conselhos, políticas públicas e delegacias especializadas. Hoje a mulher vota, veta, opina, cria e executa. Resposta simples a quem não percebeu que uma mulher, são várias.

Nas áreas

…de domínio masculino e conflitos para a inserção da mulher, com elas tem apresentado resposta positiva. Na política, indústria, esporte etc., existem mulheres com atuações brilhantes.

g1.globo.com

Comentários