fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Caro leitor,

Se você gosta de assuntos interessantes que envolvem o nosso dia a dia, mais um espaço foi criado aqui no oaltoacre.com. A Coluna da Coutinho traz informações, sugestões, dicas e observações em resumos agradáveis de ler. Sem a ousadia da verdade absoluta, semanalmente irei abordar diferentes temas que norteiam nossas vidas. Vamos refletir e compartilhar ideias. Não deixe de acessar esta coluna, pois será uma excelente escolha você se manter atualizado.

A verdade é relativa ou absoluta?

Vamos falar sobre a situação delicada que vivenciamos nos últimos anos. A cada dia somos bombardeados com noticias desagradáveis. Ainda permanecemos em momento tenso e de contrariedade. Analisando os fatos, relatos e desfechos, a certeza que temos é de coroação ao holocausto.  Enquanto o brasileiro aflito tenta encontrar saídas para eliminar o caos, a horda maldita de ratos se assegura de que o campo de concentração, no qual o Brasil foi transformado, está fortalecido para continuar o massacre.

Brasileia, cidade das mulheres.

Em Brasiléia, os gestores, em sua maioria carregam DNA feminino. Para início de conversa, temos uma mulher governando a cidade. Fernanda Hassém que recebeu o município em situação caótica vem demonstrando ao longo de oito meses, fabulosa capacidade executiva. Determinada e gerenciando os recursos com sabedoria, aos pouco ergue o brilho deste pedacinho de fronteira. Parabéns!

Juíza Leiga

Continuando nossa leitura sobre genes, a bela face da juventude esconde a responsabilidade frente à carreira de Juíza. Larissa Preste vem liderando a pasta, demonstrando capacidade e empenho para exercer com lisura a função conquistada no judiciário. Acolhe diferentes olhares num olhar ético e respeitoso. Exemplo de determinação e coragem.

Hospital Raimundo Chaar:

Em sua melhor fase, o Hospital das Clinicas Raimundo Chaar, é administrado por mulheres corajosas, que não medem esforços para transformar pensamentos em atitudes. Dorinha Castro, Maria Alice e Silvana Gadelha, uniram forças com as gerencias administrativas da unidade hospitalar e lutam para ofertar atendimento com qualidade aos usuários dos serviços de saúde.

Escolas:

As escolas, sediadas no município, tem em sua maioria diretoras, coordenadoras e na Secretaria de Educação encontramos Leda Santiago que vem se destacando por adotar inovações ao ensino convencional.

Assembleia Legislativa:

A Deputada Leila Galvão, é a presença feminina da Regional do Alto Acre, escolhida para nos representar na Assembleia Legislativa.

O termo correto é preconceito?

Falando em representantes, gostaria de enfatizar que a instalação da unidade prisional no centro de Brasiléia, vizinho às escolas que atendem crianças e adolescentes, tem deixado a população nervosa, tensa e descontente.

Se analisarmos essa situação com racionalidade, listaremos muitos pontos negativos e contraditórios. Feito abaixo-assinado, portanto gostaríamos de pedir apoio a nossa Deputada e aos Vereadores da casa, no que se refere aos questionamentos abaixo relacionados.

Questionamentos:

  1. Por que a Faculdade foi construída a dez quilômetros da cidade, se não dispomos de ônibus para atender a comunidade acadêmica?
  2. Por que o Polo Industrial e o Moveleiro estão no quilometro oito, sem que município disponha de coletivos para a mobilidade dos trabalhadores?
  3. Por que, a unidade prisional no bairro mais populoso e vizinho das únicas escolas de ensino fundamental e médio do município?
  4. E permitido unidades prisionais em área fronteira?
  5. Por que escolher uma área alagadiça para sediar a unidade prisional?
  6. Não seria essa área condenada pelo bombeiro em virtude da alagação?
  7. A área disponibilizada pertence ao estado ou município?

Mentiras ou meias Verdades

Na mais tenra infância, aprendemos conviver em sociedade com regras norteadoras das relações humanas. Assim, dividimos, somamos e determinamos comportamentos. No entanto, por diferentes razões, a visão distorcida de ética, tem promovido o egoísmo, identidades de abuso e o martírio. O medo paira, cresce a incerteza e a humanidade adoece. Hoje, construir sonhos e desafiar a crueldade sob todas as formas.

Corrupção

Precisamos vencer esse viés político de quadrilha que nos aprisiona. Devemos secar essa fonte de maldades que paira e nos atormenta diariamente. Irmãos brasileenses, povo do bem, estamos a um paço das eleições, vamos ficar atentos e lutarmos por nossos direitos.

Leia

Procure informações no que diz respeito aos candidatos que lhes procura. Não se deixe enganar. Não venda seu voto. Não acredite em promessas vazias. Analise a conduta do político escolhido por você na eleição passada.

Cuidado!

Ainda temos políticos sérios, mas os desonestos também estarão caçando ingenuidades. Para conquistar seu voto, vendem a alma ao demônio e “engalobam de mamando a caducando”. Os sorrisos frouxos, abraços apertados e tapinhas nas costas, são prenuncio de tragédia iminente e descaso evidente. Preste atenção, antes de fazer besteira!

Violência no Acre

Lideranças do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre mobilizaram a classe para um ato de protesto contra a violência crescente na capital e interiores. O sindicalista João Batista em entrevista ao www.ac24horas.com refere ausência de segurança dispensada aos profissionais da saúde em seus locais de trabalho. Segundo o líder sindical, a onda de violência é de tamanha grandeza que os profissionais trabalham aflitos. Encerrando o ato, sindicalistas encaminharam um pedindo de providencias para as autoridades competentes.

Enquanto isso…

O Brasil esquece que esta em ruínas e se mostra solidário para com a Venezuela. Essa bagunça e’ contradição ou contravenção? E por mais que tente encontrar diferença, vejo semelhança, vivenciamos o caos da corrupção acobertada, conflito, repressão, ditadura velada e a miséria escancarada. Todos os caminhos percorridos se assemelham ao egocêntrico ditador Maduro. Queria eu, entender!

Para completar…

O governo de Temer incentiva a demissão voluntaria. Essa situação é cruel para os mais humildes. Tamanha indecência me faz voltar vinte anos, tempos de F.H.C. Trago na memória o desespero de pessoas que se encantaram com as inúmeras facilidades disponibilizadas, para quem aderisse ao plano. O resultado foi patético. Apostar no controle do déficit das contas públicas, diminuindo os servidores com o Plano de Demissão Voluntaria, é prenuncio de mais tragédia.

Saúde permanece negligenciada

Que a saúde permanece negligenciada em todo o país, é fato! E nosso Acre, segue a risca esse modelo de descaso para com a vida humana. Cientes dessa realidade nefasta, servidores e lideranças, informam que fizeram um diagnóstico situacional dos serviços existentes em nosso estado, com documentos comprobatórios e entregaram aos órgãos competentes solicitando providencias, mas as ações positivas que referencie qualidade e equidade no atendimento a população não apareceu.

No Brasil, um suicídio a cada 45 minutos.

A Campanha para Valorização da Vida mais uma vez, brinda setembro de amarelo. O Brasil, de acordo com a Associação Psiquiátrica de Brasília, ocupa o oitavo lugar em registro de óbitos por suicídio no mundo, ou seja, uma pessoa se mata a cada 45 minutos em nosso País, sem falar nas subnotificações, que de modo óbvio existem. Tentando mudar o cenário, profissionais de saúde se mobilizam em campanha nacional de conscientização e vigilância…

Fonte: www12.senado.leg.br

No Acre, as ações de cuidado e preservação da vida acontecem através de palestras, oficinas, documentários e divulgação nos diferentes meios de comunicação. Em Epitaciolândia a Coordenadora de Educação em Saúde, Lidiane Jovino diz que o tema vem sendo abordados ao longo do ano, nas escolas, Centros de Saúde e Unidades de Apoio as Famílias. No Hospital das Clinicas Raimundo Chaar a programação esta voltada para a demanda interna.

Estatística de atendimentos em Brasiléia

Em Basileia, Conforme registro da vigilância Sanitária, do Hospital das clinicas Raimundo Chaar, até o mês oito do ano em curso, foram notificados 15 (quinze) casos de autoagressão, descartando as subnotificações. Para Graças Ferreira Lima, Coordenadora de Vigilância na Unidade hospitalar, a estatística é preocupante sob o ponto de vista da saúde da população. Índice elevado que sinaliza a gravidade do problema e a necessidade de avaliar/ações, que reduzam efetivamente a incidência de óbitos auto-infligidos ou tentativas de suicídios.

Quem seria o Suicida?

É alguém, que por algum transtorno psicológico ou mental, não consegue elaborar a demanda emocional que lhe tormenta. Viver torna-se um fardo muito pesado. Aprisionado na angustia, na aflição e no desalento, chega ao limite do desespero e recorre à morte como a única saída para a sua dor.

Aramado de estigmas e temores

Enquanto profissional de saúde mental, nas queixas de pacientes que tentam o suicídio, observo que sobreviver representa um aramado de feridas e temores que apavoram seus dias. Nesses casos, o acanhamento social existe e oprime com proporções ajustadas a fragilidade emocional. Quanto aos familiares, o tema é cercado por mistérios e dogmas. O julgamento é inevitável e o desprezo vem acompanhado por crenças. Portanto, a família precisa evitar o estigma do desequilíbrio. Entendendo, sobretudo a crueldade que representa fragmentar e isolar alguém que pede socorro.

Fique atento aos sinais:                                                Em família, adote posturas:

– Isolamento,                                                                   – Mantenha dialogo aberto,

– Irritabilidade,                                                                – Não julgue,

– Queda de rendimento escolar                                       – Ouça,

– Compartilhamento de ideias suicidas (net),                 – enxergue o obvio.

– Postagens de conteúdos suicidas,                                 – Procure ajuda profissional.

OBS: de acordo com o núcleo de prevenção do Suicidio de Rio Branco, até o mês de agosto desse ano foram notificados 200 casos de tentativas de suicídio na capital.

http:/ /www.setembroamarelo.org.br

*Maria Coutinho é Psicóloga e jornalista

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo