fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Com Acre na rota do agronegócio ministra promete destravar burocracia para a exportação

Publicado

em

A ministra da agricultura, Tereza Cristina, disse ontem, durante visita a Rio Branco, que a proposta do governo do estado, em incentivar o agronegócio, é a medida mais acertada para fortalecer a economia regional.

Ela disse está feliz em  ver que o Acre que o Acre está prestigiando o agronegócio. O Brasil, lembrou ela, te vocação para o agronegócio, e o estado vai assimilar bem o impacto financeiro que o setor provoca.

¨Eu fico feliz em ver que o Acre acordou para o mundo e quer se desenvolver.  Essa iniciativa do governador mostra prestígio ao setor. O que nós precisamos é ter uma produção organizada, ter uma convivência entre as cadeias produtivas, nao pode ter uma monocultura. Eu tenho certeza que vindo a soja outras culturas virão também¨, disse ela, depois de visitar uma fazenda onde o cultivo da soja já é uma realidade.

Antes de ir para a propriedade rural, a ministra se reuniu com produtores, empresários, representantes de cooperativas e do governo, na sede da Federação da Agricultura do Acre. Ao lado do governador Gladson Cameli e do vice Major Rocha, a ministra foi recepcionada pelo presidente da entidade, Assuero Veronez.

Aos produtores, ela prometeu atuar para acelerar a desburocratização que emperra a exportação para os países andinos e anunciou uma viagem ao Perú, onde junto com o governador do Acre, vai tratar da exportação mútua de produtos.

¨Nós precisamos resolver o problema fundiário para os pequenos produtores. O mercado internacional é um jogo. Estamos bem encaminhados. Vamos ter uma missão em breve para o Perú para o mercado para carne. Vocês estão do aqui do lado, com um potencial enorme da pecuária e o Perú exporta carne da Austrália. E nós temos aqui carne de qualidade e nós que certificar e o Ministério da Agricultura faz. Não é uma coisa que é da noite pro dia, mas já estamos encaminhados e nessa missão  que eu fizer do ministério o governador nos acompanhará pra ver de perto e mostrar tudo que voces tem aqui para colocar a disposição do nosso país vizinho, nossos irmãos o Perú¨, disse.


¨Não adianta só estado fazer o seu papel¨

Gladson sobre fortalecer o agronegócio.


 

O governador Gladson Camelí destacou a disposição do Ministério da Agricultura em ajudar o Acre. A prova, segundo ele, foi a presença da ministra Tereza Cristina, que veio ao estado com menos de dois meses no cargo.

Mas o governador lembrou que o projeto só dará certo, se todos se envolverem. Na avaliação dele, todos ganham quando o agronegócio estiver consolidado no Acre.

¨Não adianta só o estado fazer seu papel, se a iniciativa privada também não fizer o papel dela e o governo federal. Vamos ter uma agenda intensa, onde eu vou acompanhar as agendas internacionais com a própria ministra. O que puder passar melhorar, e colocar o estado competitivo com os demais estados brasileiros, para que nós possamos gerar emprego, gerar renda, industrializar e fortalecer o agronegocio, nós vamos fazer. Veja, na Peixes da Amazônia a ração tava vindo de fora, e que vai ter ração. Já tem investidores interessados em investir aqui¨, garantiu.

Erradicação da aftosa

O presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez, entregou á ministra Tereza Cristina, um documento onde constavam duas principais reivindicações do setor acreano.

Na primeira delas, os pecuaristas e o governo pediram apoio  para o programa nacional de combate a febre aftosa. Acre e Rondônia irão realizar no mes de maio, a última etapa da vacinação que vai tornar os dois estados livres definitivamente da doença.

Na verdade, o pedido da Federação reforçou o pleito já apresentado pelo estado, que será o responsável por executar toda a campanha.

A abertura do mercado andino para a exportação foi a segunda pauta. Segundo Veronez, há ¨fatores estranhos¨, que impedem o funcionamento do mercado.

¨Vamos nos tornar livres da aftosa, Rondônia e acre puxando essa fila. Mas isso só acontece com o apoio do governo do estado, fortalecendo o setor da defesa sanitária. Também cobramos a abertura do mercado para o Perú, porque existem fatores estranhos que impedem esse mercado. Então, já ficou marcada uma viagem do governador com a ministra ao Perú para agilizarem a solução desse problema¨, destacou

Produtor era impedido de plantar soja

A fazenda Mariana, localizada no km 16 da Br 364, sentido Rio Branco/Porto Verho, foi o local visitado pela comitiva ministerial. Junto com o governador Gladson Camelí, a ministra Tereza Cristina presenciou a colheita simbólica dos 500 hectares plantados.

O cultivo da soja na propriedade do agora produtor Raiolando Costa de Oliveira, começou em 2004, mas naquela época, por força de uma lei estadual, só era permitido plantar 40 hectares por fazenda.

Com o destravamento da legislação ambiental em curso, Raiolando expandiu para 500 hectares e tem uma estimativa de colher 74 sacos por hectare.

Segundo ele, graças as excelentes condições climáticas e de irrigação, a safra fica pronta em até 110 dias. Logo que retirar a soja a terra será preparada para outra cultura: o milho, expandido assim a capacidade produção e saindo da monocultura.

VEJA VÍDEO INSTITUCIONAL SOBRE A VISITA DA MINISTRA AO ACRE

Texto: Jairo Barbosa

Fotos: Odair Leal/Secom

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: 29/04/2024

HORÁRIO: 10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC

E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Comentários

Continue lendo

Extra

Brasileiro morre afogado dentro de poço no presídio de Villa Busch em Cobija

Publicado

em

Um brasileiro identificado como Edinardo Feitosa Ramos, de 29 anos, que estava cumprindo pena no presídio de Villa Busch, localizado no interior do município de Cobija, foi encontrado morto por afogamento nesta terça-feira, dia 23.

Segundo foi informado, o brasileiro estaria cumprindo pena por homicídio no presídio pandino e nesta terça-feira, teria tentado retirar um anel de dentro de um poço existente dentro do presídio.

Edinardo estava na companhia de outros detendo quando desceu e mergulhou. Foi quando demorou para retornar e os colegas ficaram preocupados. Com a demora, resolveram ir atrás do brasileiro realizando mergulhos até o localizar já sem vida.

O corpo de Edinardo foi levado para o necrotério do hospital universitário Roberto Galindo, onde pesaria por necrópsia. Também foi divulgado que nenhuma marca foi encontrada pelo corpo do brasileiro, descartando agressões inicialmente.

O acontecimento foi registrado por volta das 14 horas – horário acreano, e somente no início da noite o corpo levado ao necrotério. A primeira hipótese leva a crer que teria sido uma fatalidade após o mergulho.

Os familiares que estiveram no hospital esperam que seja dada uma resposta o mais rápido possível. Não foi informado se o corpo do brasileiro será transladado para o lado brasileiro e ser sepultado pelos parentes.

VEJA VÍDEOS REPORTAGENS LOCAIS ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Amazon Cred e Banco da Amazônia inauguram unidade de Microfinanças do programa Amazônia Florescer em Brasiléia

Publicado

em

O superintendente do Banco da Amazonia (BASA), Edson Ferreira de Souza, esteve na manhã desta terça-feira, 23, participando do lançamento do escritório da Amazon Cred, e do programa Amazônia Florescer Urbano do Banco da Amazônia em Brasiléia.

“O programa irá oferecer linha de microcrédito voltada para pequenos empreendedores populares informais do campo ou da cidade, com taxas atrativas com até dois anos para pagar e limite de crédito de até R$ 21 mil reais”, conforme explicou a diretora da Amazon Cred, Graça Moura. Durante a solenidade foi assinado um cheque de R$ 3 milhões para o investimento inicial nos municípios da regional do Alto Acre.

O Superintendente do Banco da Amazônia, Edson Souza, esteve pessoalmente na solenidade, que contou com a presença de funcionários e convidados, falou da inauguração do escritório em Brasiléia; “A finalidade do projeto é fomentar o empreendedor ainda não formalizado como o feirante, costureira, peixeiro, até mesmo da confeiteira que ainda não tem a formalização feita, como o MEI ou ME ainda como pequeno empresário, mas, já desenvolve a atividade. Daí vem a Amazon Cred para fomentar, constituir e capacitar para o acesso ao crédito e trazer para o sistema bancário, esse cliente que ainda não tem crédito e assim possa crescer dentro de sua atividade”, destacou.

Para a Diretora da Amazon Cred, Graça Moura; “A Associação de Apoio de Economia Popular da Amazônia tem uma parceria com o Banco da Amazônia a 16 anos, sendo especialista em microcréditos produtivo e orientado, sendo responsáveis pela operacionalização junto com o programa ‘Amazônia Florescer’, que é um programa de microcrédito do Banco. (…) Essa unidade que está sendo inaugurada aqui em Brasiléia, é uma unidade urbana que vai estar atendendo microempreendedores”, destacou.

Para que o microempreendedor possa ter acesso ao microcrédito, deverá estar atuando como MEI a pelo menos seis meses com um grupo solidário, composto ao mínimo de três integrantes que não estejam com seus nomes inadimplentes, e assim, ter acesso ao crédito.

Para o gerente do Banco da Amazônia em Brasiléia, Solimar Gomes Ferreira, destaque que a Amazon Cred terá com intuito, de atender a população de forma em geral para que tenham acesso ao microcrédito, onde visa desenvolvimento dos micros e pequenos empreendedores no meio urbano, “esse será um passo importante para continuarmos desenvolvendo a região e aplicando, às vezes, onde o banco não consegue chegar. A empresa vai conseguir chegar nesse estágio e estaremos também, atendendo as regiões de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri”, destacou.

Apoio: Marcus José e Jonys DAvid

Veja vídeo reportagem.

 

Amazonia Florescer

Uma linha de microcrédito do Banco Amazônia 

Quem é microempreendedor informal sabe que pode contar com a parceria do Banco da Amazônia.

Amazonia Florescer fica localizada na Avenida Manoel Marinho Monte, 642 – Bairro Três Botequins – Brasileia/Acre.

A linha de microcrédito voltado para pequenos empreendedores populares informais do campo e da cidade.

Uma linha feita para esse público, com taxas atrativas, até dois anos para pagar e limite de crédito de até R$ 21 mil reais.

Vá até uma agência do Banco da Amazônia e saiba mais sobre o Amazônia Florescer!

Para atender o disposto na nova Lei 13.636, as operações de crédito do Amazônia Florescer são realizadas 100% de forma digital em parceria com a instituição que opera o microcrédito para o Banco da Amazônia.

O MPO Digital Amazônia Florescer é constituído de 4 aplicativos:

– App Administrativo da Parceira do Banco da Amazônia que opera o microcrédito

– App Assessor de Microfinanças

– App do Cliente do Banco da Amazônia

– App Administrativo do Banco da Amazônia

O MPO Digital Amazônia Florescer permite ao Assessor de Microfinanças enviar propostas de crédito diretamente do local do empreendimento do cliente para análise e aprovação de crédito no Banco da Amazônia, com ganho de tempo e reduzindo custos para o cliente.

Estiveram presentes o gerente do Banco da Amazônia de Brasileia, Solimar Gonsalves Pereira, o gerente executivo de micros e pequenos negócios, Esmar Prado, representantes de associações, sindicatos e empreendedores.

Descubra o programa que oferece o empurrãozinho extra de você precisa para o seu negócio a outro patamar

Com o Amazônia Florescer Urbano, você tem acesso a recursos financeiros, com as melhores taxas e prazos, para ter sucesso e crescer com o seu negócio.

Além de dar mais autonomia e liberdade para o pequeno empreendedor, o programa também incentiva o desenvolvimento econômico da região amazônica, fomentando novos negócios e atuando diretamente na geração de emprego e de renda.

Comentários

Continue lendo