Conecte-se conosco

Flash

Com apenas uma Ambulância na fronteira, população fica na mão em casos de emergências na região

Publicado

em

O Hospital Regional do Alto Acre conta apenas com uma unidade de Ambulância nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Segundo as informações, a Ambulância pertence ao Corpo de Bombeiro de Epitaciolândia e esta prestando serviço sozinho de forma provisória.

O problema de ambas as cidades ter somente uma ambulância a disposição, mesmo que de forma temporária, esta sobre as ocorrências de emergências que poderá deixar a desejar. Só nesta Quinta-Feira, 02 de Dezembro, a ambulância do corpo de Bombeiros teve de atender apenas uma das duas emergências aclamadas por moradores da região, a preferência foi dado para uma criança que estava se divertindo em um campo de futebol quando teve seu braço quebrado. A equipe do Jornal Oaltoacre ainda não obteve conhecimento sobre os motivos que levou o jovem a sofrer esse acidente.

O caso que ficou a desejar, foi o de Evandro Carreiro, que passou mal em frente um ponto de Taxista localizada na Praça dos Seringueiros, no município de Brasiléia. Segundo as informações obtidas, o senhor estava com forte falta de ar e com indícios de pressão baixa e precisava de atendimento urgente. Após aproximadamente 30 minutos sem atendimento, alguns funcionários da saúde do município que estavam próximo ao local prestaram socorro básico, tentando sempre manter o paciente tranquilo. Após mais de 1 hora em espera, um taxista da área de super lotação ao ver o senhor agonizado, decidiu leva-lo para o hospital para que o mesmo seja atendido.

Ambos os casos aconteceram por volta das 4 horas da tarde, o Corpo de Bombeiro segue trabalhando sozinho até que as ambulâncias do hospital regional retorne da Capital, Rio Branco.

Comentários

Flash

Xapuri registra acidente na madrugada que deixou feridos e um com traumatismo craniano

Publicado

em

Por volta das 4h00 da madrugada deste sábado, socorristas do SAMU foram acionados para realizar possível resgate de pessoas que estariam feridas, em decorrência de um acidente envolvendo motocicleta.

O local do acidente seria a Rua Coronel Brandão, em curva nas proximidades do cemitério municipal. Foram encontradas cerca de três pessoas feridas, sendo que uma apresentava pequenas escoriações e se evadiu do local após a chegada dos socorristas.

Dois que ficaram no local, um adolescente de 16 anos e um homem de 33, que apresentavam ferimentos, precisando serem imobilizados e levados para o hospital da cidade o mais rápido possível.

O homem de 33 anos, apresentava um quadro de traumatismo craniano, sendo necessário sua transferência imediata para a Capital. O jovem ficou em observação após receber os primeiros socorros.

O local do acidente em questão, já foi palco de outros acidente, inclusive com registro de óbito, pessoas que ficaram tetraplégicas e paraplégicas. O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais do município.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador fala das ações de enfrentamento à covid-19 e reforça necessidade de vacinação para superar pandemia

Publicado

em

Em pronunciamento oficial divulgado neste sábado, 22, o governador do Acre, Gladson Cameli, voltou a alertar a população sobre o grande aumento de casos de covid-19. Desde os primeiros dias do ano, a procura pela testagem na rede pública de saúde, assim como as internações em decorrência da doença, cresceram em todas as regiões do estado.

“Novamente, estamos atravessando um período crítico, que precisa da consciência e a participação de todos. A covid não acabou e a variante Ômicron é muito mais contagiosa, fazendo com que os postos de saúde e hospitais fiquem lotados”, afirmou o gestor.

Cameli voltou a defender a vacinação como o principal meio para superar a pandemia do novo coronavírus. O gestor apresentou números que comprovam a eficácia dos imunizantes e pediu que as pessoas não vacinadas colaborem, já que os prognósticos indicam a primeira quinzena de fevereiro como o período mais crítico desta nova onda de covid-19. Gladson confirmou ainda que o ano letivo na rede estadual de ensino só será iniciado quando o ambiente escolar oferecer segurança sanitária aos estudantes, professores e demais profissionais.

Governador Gladson Cameli pediu, em seu pronunciamento, que a população complete o ciclo vacinal contra a covid-19. Desde o início do ano, Acre enfrenta um grande aumento de casos da doença Foto: Reprodução

“No começo desta semana, por exemplo, das cinco pessoas que estavam na UTI, quatro não eram vacinadas. Ou seja, quem ainda não se vacinou corre muito mais riscos. Se você ainda não se vacinou ou não completou todas as doses, vacine-se. Para os pais e a criançada, um recado muito importante: a vacinação infantil já começou e as aulas na rede estadual só vão iniciar quando a grande maioria dos alunos estiver vacinada”, pontuou.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para reforçar seu compromisso em salvaguardar vidas ao prestar contas das ações que estão sendo feitas pelo governo do Estado para o atendimento à população e reiterou a necessidade de manter os cuidados básicos para evitar a proliferação do vírus.

“Mais uma vez, a vida está em primeiro lugar. De novo, o governo do Estado está fazendo a sua parte. Mantemos toda estrutura da saúde para atender todos os casos. Aumentamos o número de testes, contratamos mais profissionais e estamos intensificando as campanhas de vacinação. Faça sua parte. Continue usando máscaras em locais fechados, mantendo o distanciamento social e utilizando álcool em gel”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Estado do Acre registra 1.529 novos casos de infecção e nenhuma morte por covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou 1.529 novos casos de infecção por coronavírus neste sábado, 22 de janeiro. O número de infectados subiu para 93.533 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 265.290 notificações de contaminação pela doença, sendo que 171.558 casos foram descartados e 199 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 86.706 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 37 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi registrado neste sábado, 22 de janeiro, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça 1.854 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_22_01_2022_PARCIAL

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Rio Branco – AC, 22 de janeiro de 2022.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Comentários

Continue lendo

Em alta