Conecte-se conosco

Flash

Com mais de 2,1 mil casos de malária no primeiro trimestre deste ano, Acre adere plano para acabar com a doença até 2035

Publicado

em

Plano foi lançado nessa quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde e é dividido em quatro fases. No ano passado, o Acre registrou 9.004 casos no ano passado.

O Acre aderiu ao plano nacional de eliminação da malária do Ministério da Saúde, que tem como estratégia de enfrentamento quatro fases para a eliminação da doença até 2035.

O plano foi lançado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nessa quarta-feira (11). Além das metas de zerar a transmissão da doença até 2035, a ação também prevê o investimento em equipes de enfrentamento na região da Amazônia.

 

Entre as metas estão a de chegar a 2025 com menos de 68 mil casos, a 2030 com menos de 14 mil casos autóctones (que têm transmissão relatada dentro do Brasil) e de eliminação da doença até 2035 (zero casos autóctones).

No Acre, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados nos três primeiros meses deste ano 2.132 casos da doença, sendo que a região do Juruá – Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves – concentra 90% dos diagnósticos da doença.

Já durante todo o ano passado foram 9.004 casos de malária em todo o estado. O Ministério diz que, a partir deste ano, também haverá ampliação do Projeto Apoiadores Municipais para Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, de forma que o quantitativo de vagas na região amazônica passará de 26 para 35 municípios apoiados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

No Acre, Mâncio Lima e Porto Walter integram os municípios já apoiados. O técnico do Programa Estadual de Controle da Malária da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Dorian Jinkins, disse que as equipes têm trabalhado constantemente com os municípios para reforçar ações de combate à doença.

“As ações mais recorrentes são as visitas in loco em cada município avaliando como está a questão dos serviços, passando recomendações, treinamento e também fazendo reuniões virtuais para tentar chegar a 100% dos municípios”, disse.

Ele informou ainda que deve fazer uma reunião com todos os gestores para avaliar as estratégias e reforçar algumas orientações. Jinkins destacou ainda que na reunião em Brasília será feita também uma avaliação até debate de insumos e recursos para a área.

Comentários

Flash

Gladson está entre os 11 governadores favoritos à reeleição, mostra levantamento do Poder 360

Publicado

em

Governador Gladson Cameli Foto: Marcos Vicentti/Secom

Luciano Tavares, do Notícias da Hora

Um levantamento do Poder 360 mostra Gladson Cameli entre os 11 governadores favoritos à reeleição em 2022. Detalhe: o levantamento do Poder 360 se baseia por pesquisas eleitorais de diferentes institutos feitas nos estados e registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais. No Acre, os números são da Realtime/Bigdata e foram coletados nos dias 3 e 4 de março.

De acordo a pesquisa, Cameli seria reeleito com 44%. Jorge Viana (PT), que hoje está mais inclinado a ser candidato a senador, aparece com 22% na corrida pelo Palácio Rio Branco. Mara Rocha (MDB) tem 12%; Petecão (PSD), 7%; Jenilson Leite (PSB), 4%; Davi Hall (Agir) e Nilson Euclides (Psol) não pontuam. 6% votariam nulo e 5% não souberam responder.

A pesquisa quantitativa telefônica ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. E o nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no dia 5 de março sob o número 04479/2022.

Foram entrevistadas pessoas de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Xapruri, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves.

Comentários

Continue lendo

Flash

Símbolo nazista e ameaça de massacre mobiliza polícia

Publicado

em

Por Leônidas Badaró

A escola estadual José Ribamar Batista (conhecida como Ejorb), localizada no Aeroporto Velho,  vive uma sexta-feira, 20, tensa. É que há uma semana, foi descoberto em uma carteira de uma turma, o desenho de um símbolo nazista e a seguinte expressão: “Dia 20 será o massacre de EJORB”.

A suposta ameaça vazou entre os alunos e passou a preocupar os pais. A gestora da escola, Francicleia Barroso, acionou a polícia. “A gente chamou a polícia. Este ano decidimos que o que é competência da escola vai ser tratado pela escola, o que não for vai ser tratado pela polícia, que já tem uma boa parceria com a gente. Nos resguardamos, já que as famílias quando souberam, ficaram preocupadas e a polícia vai ficar aqui o dia todo”, afirma.

A diretora, mesmo achando se tratar de uma brincadeira de mau gosto, deixa claro que é preciso tomar providências. “Infelizmente, estamos vivendo um tempo onde as crianças estão adoecidas emocionalmente. As famílias precisam ensinar que isso não é brincadeira, isso é mexer com as emoções”, explica.

Francicleia deixa ainda um recado importante para os pais e mães. “Tudo é em função da família, que precisa cumprir seu papel e ser família. Não pode colocar essa obrigação na escola. As pessoas precisam olhar mais para seus filhos. Aqui não temos alunos perversos, temos pessoas carentes e isso aqui é  uma manifestação de chamar atenção. Toda a gestão não entendeu como alarme ou desespero, mas entendemos como gestão que acionar a polícia seria a forma correta para não gerar nenhum tipo de pânico”, explica.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia anuncia reajuste de 56,38% para agentes de Saúde e Endemias

Publicado

em

Prefeito Sérgio Lopes anuncia reajuste de 56,38% no piso nacional dos Agentes Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, Conforme Emendaonstitucional nº. 120/2022, que prevê que o salário dos mesmos não pode ser inferior a dois salários mínimos, equivalente a 2.424,00, o prefeito Sérgio Lopes assinou o decreto concedendo o reajuste que vai dar um aumento de 56,38% para as categorias.

Segundo o prefeito, tão logo saiu à portaria ele já providenciou juntamente com a equipe financeira um planejamento para anunciar o pagamento do piso nacional.

“É por meio desses agentes que a população mais carente recebe orientações sobre comportamentos adequados para a preservação da saúde, bem como informações sobre riscos de doenças e epidemias, por tanto, essa valorização é muito importante, pois sabemos que será uma motivação há mais para continuarem prestando um excelente trabalho a nossa sociedade.” Destacou o prefeito Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo

Em alta