Conecte-se conosco

Acre

Com o apoio do governo, produtores de Xapuri alavancam safra de mandioca e milho

Publicado

em

O secretário de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira, esteve visitando na última sexta-feira, 21, produtores de Xapuri que, com incentivo do Estado, estão aumentando sua produção de mandioca e milho.

Secretário Nenê Junqueira e o produtor Raimundo Nonato visitando plantação de mandioca. Foto: José Caminha/Secom.

A Casa de Farinha do Gui iniciou com a cessão de um forno automatizado, uma prensa e um cevador do Estado. Hoje, com esse empurrão que o governo deu, o produtor Raimundo Nonato já adquiriu outros três fogões, aumentou a produção de farinha e ainda ajuda outros 10 produtores locais com o seu empreendimento.

“Eu comecei trabalhando lá na Casa de Farinha feita pelo Governo, de lá, obtive essa ajuda para iniciar a minha. Hoje, com a reforma que estou fazendo vou ampliar a minha produção. Atualmente, produzo de três a quatro toneladas de farinha, por dia”, reforça.

Além disso, ele garante que o número de funcionários vai aumentar de 10 para 14. Ele é presidente do grupo dos “mandioqueiros” da região e continua obtendo o apoio do governo.

“Se não fosse esse incentivo, não estaríamos aqui. O governo tem sido parceiro dando apoio técnico e na mecanização”.

O produtor Paulino Cândido já pensa em diversificar a produção, apostando também na farinha. Foto: José Caminha/Secom

A comunidade também investe na produção de goma. Seu José de Oliveira produz 100 quilos, por dia e vende tudo na feirinha local. Ele conta que quando a safra da mandioca está boa, consegue atender o mercado de Epitaciolândia e Brasileia.

O produtor Paulino Cândido de Oliveira também está investindo numa Casa de Farinha que vai beneficiar outros produtores da região.

“Comecei com quatro hectares de mandioca plantados, hoje tenho 14 plantados e quatro arrendados. Eu trabalho com goma, mas por questão de mercado, vou começar a trabalhar com a farinha”, explica.

O deputado Manoel Moraes também esteve visitando e conversando com os produtores. Foto: José Caminha/Secom

Rubens Inácio Júnior começou a ser acompanhado pela Secretaria de Produção e Agronegócio em 2021 e tinha 60 hectares de milho plantados. Agora em 2022, possui 200 hectares.

“Temos buscado atender do pequeno ao grande. Todo esse milho vem para fortalecer a produção do Alto Acre e mostra o compromisso do nosso governo fortalecendo as cadeias produtivas”, reforça o secretário Nenê Junqueira.

Comentários

Acre

Homem morre atropelado ao tentar atravessar BR na Capital

Publicado

em

Na noite deste Sábado, 28, na Br 364, sentido Porto Velho Rio Branco, próximo a entrada da Cidade do Povo, após a empresa JBS, um grave acidente ceifou a vida um homem ao atravessar a pista.

O homem identificado por Alderi dias de Almeida de 44 anos, foi atropelado na noite de hoje na BR 364 quando foi fazer uma travessia na pista, segundo informações, achando que daria tempo chegar ao outro lado da via uma caminhonete em alta velocidade o atingiu vitimando Alderi.

Segundo informações, Alderi desceu de uma moto e não percebendo que a caminhonete vinha em alta velocidade o mesmo foi fazer a travessia quando foi atingido violentamente tendo morre instantânea.

A Batida foi tão violenta que arremessou a vítima cerca de 80 metros de distância do local inicial da batida, segundo informações.

A viatura 01 de suporte avançado do SAMU foi acionado, chegando no local apenas constatou o óbito.

Vídeo abaixo:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende mais de 40 kg de cocaína em compartimento secreto de Corsa na BR-364

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 43,4kg de cocaína na noite desta sexta-feira (27). A equipe abordou um GM Corsa em frente a Unidade Operacional da PRF no km 115 da BR 364. Durante conversa com o motorista, o nível de suspeita dos policiais aumentou, pois o homem parecia nervoso e não soube informar o motivo da viagem e seu destino final.

Após uma busca veicular minuciosa, a equipe encontrou um compartimento preparado na carroceria do veículo, embaixo do banco traseiro, onde foram encontradas 42 embalagens contendo 43,4kg de cocaína.

O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre não registra infecções ou mortes por Covid-19 neste sábado, dia 28

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que não foi confirmado nenhum caso novo de infecção por coronavírus neste sábado, 28 de maio. O número de infectados é de 124.975 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 327.325 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.330 casos foram descartados e 20 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado neste sábado, 28, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_28_05_2022_PARCIAL
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Rio Branco – AC, 28 de maio de 2022.

Secretaria de Estado de Saúde

Comentários

Continue lendo

Em alta