Conecte-se conosco

Geral

Com Setti exonerado, Gladson vai antecipar retorno ao Acre: “não vou aceitar esse tipo de coisa”

Publicado

em

Logo após o vice-governador do estado exonerar o procurador-geral do Acre, o governador Gladson Cameli, que está em agenda pela Europa, revelou ao ac24horas nesta quarta-feira, 3, que já cogita retornar ao estado antes do previsto para tomar as rédeas do governo de volta. Isso porque, segundo ele, Rocha, que está como governador em exercício, estaria tentando tumultuar e criar um atrito político enquanto Cameli está fora.

“Isso é para começar uma onda de barulho, ele está querendo chamar atenção. Existe a possibilidade de eu voltar antes da Escócia, me antecipar, porque qualquer decisão que o vice queira tomar, ele tem que combinar com o titular da pasta. Não posso ficar de braços cruzados”, argumentou.

Gladson aproveitou para alfinetar seu vice-governador sobre quando o estado precisou de apoio no pico da pandemia. “Não vou aceitar esse tipo de coisa. Estado é estado. A responsabilidade é minha. Por que na pandemia de Covid ele [Rocha] não foi ajudar?”, indagou.

Cameli estava no aeroporto de Londres, embarcando para a Escócia, quando disse à reportagem que ainda tentará saber o real motivo para tal atitude de seu vice. “Não posso falar sobre isso porque não vi processo, há somente denúncias”. Para ele, a exoneração de seu procurador-geral, João Paulo Setti, é uma decisão exclusiva de Rocha, não do governo.

“Essa questão envolve vários poderes, como o judiciário, ele [Rocha] está mexendo com muita gente. Cada um carrega a cruz que suporta. Só posso me manifestar sobre o assunto quando eu chegar. Mas o que ele está fazendo, na minha concepção, é querendo repetir coisas que já aconteceram no Acre há muito tempo”, diz Gladson.

Segundo Cameli, a atitude de Rocha é desnecessária, até porque sempre teve um diálogo aberto com o mesmo. “Não sou de deixar de dialogar. Mas se ele quer se ‘amostrar’, isso é um problema dele. Não cheguei a ver processos, não sei quais foram os argumentos que ele usou para isso. Será que isso não é para dar conotação política por causa da eleição? Porque nós temos tantos outros assuntos para estar se preocupando”, relata.

Conforme Cameli, não há qualquer tipo de denúncia oficial do que pode ter acontecido que tenha sido para culminar em exoneração. “Isso envolve várias repartições, então é muito cedo sair crucificando. Vou tomar qualquer posição quando eu chegar”, concluiu.

Por

Comentários

Geral

Municípios do Acre devem enviar Declaração de Contas Anuais até 30 de abril

Publicado

em

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

A Declaração de Contas Anuais (DCA) deve ser enviada pelas prefeituras do Acre e por todos os municípios brasileiros até o dia 30 de abril de cada ano. O prazo – previsto na portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 1.168, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de novembro – não sofreu alteração acerca do que já estabelecia outra resolução.

A normativa, no entanto, reduziu o prazo antes previsto para o envio por Estados e Distrito Federal.

A Declaração de Contas Anuais foi criada com o objetivo de atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui informações contábeis e orçamentárias de todos os poderes e órgãos do Município. Importante destacar que o formato e a estrutura da DCA para o ano de 2022 seguem as regras estabelecidas na 9ª Edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), vigente no exercício a que se referem os dados.

A portaria 1.168 considerou a necessidade de estabelecer a periodicidade, o formato e o sistema para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizem suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais. De acordo com a publicação, esses devem ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público.

Comentários

Continue lendo

Geral

Traficante é preso com quase 3 quilos de maconha e cocaína em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 04, um homem que não teve o nome divulgado foi preso em flagrante pela Polícia Militar na região central de Cruzeiro do Sul, com quase 3 quilos de maconha e cocaína em uma mochila que ele transportava em uma moto.

O homem disse que iria levar o entorpecente para o município de Tarauacá. Ele a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos do flagrante.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Coronel Evandro Bezerra informou cita que a PM atua no combate aos roubos por meio da Operação Papai Noel mas segue atuando fortemente contra o tráfico de drogas.

“Sabemos dos desafios deste final de ano quanto a necessidade de parar os crimes patrimoniais, mas o combate ao tráfico também é contínuo, pela PMAC”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Detentos que fugiram do presídio de Rio Branco seguem foragidos

Publicado

em

Os dois detentos do Pavilhão N que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no último domingo (28), continuam foragidos. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) confirmou a informação nesta quarta-feira (01).

Railson Rodrigues da Rocha e Daniel Valdez da Silva trabalhavam na cozinha da unidade e, segundo as informações, teriam entortado duas barras de ferro para fugir do local. Na área externa da unidade, os detentos utilizaram cordas artesanais produzidas com tecido, conhecidas popularmente como “terezas”, para escalar e pular o muro do presídio.

De acordo com o Iapen-AC tanto o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) quanto o Centro de Treinamento de Cães Penitenciários fizeram buscas na mata que fica no entorno do presídio, mas até agora não acharam os presos.

As buscas seguem sendo feitas pelo grupo de recapturas do instituto.

Comentários

Continue lendo

Em alta