Conecte-se conosco

Acre

Com surto, mais de 120 detentos são atendidos com sintomas de gripe em unidade de saúde de presídio no AC

Publicado

em

Chegou a faltar dipirona em comprimido e alguns presos tiveram que tomar medicação injetável.

Mesmo sem decreto, a Saúde Municipal de Rio Branco já considera surto de gripe na cidade devido ao aumento no número de casos e procura por atendimento em unidades de saúde. E isso também reflete nas cadeias do estado, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) confirmou que foram atendidos, na unidade de saúde do Complexo Penitenciário de Rio Branco, 121 presos com sintomas gripais.

A administração diz que não tem como saber o número real de quantos presos estão gripados, mas 121 foram os que precisaram de atendimento. Ainda segundo a gestão, nenhum preso precisou ser encaminhado para a rede externa de saúde e todos foram atendidos e medicados dentro do complexo.

No início da semana chegou a faltar dipirona em comprimido, mas foi administrada nos presos a medicação injetável.

O setor de saúde da unidade pediu reforço na medicação, que, segundo o Iapen, foi reposta ainda manhã desta quarta-feira (29). Chegaram ao presídio: dipirona; nimesulida; ibuprofeno e soro.

“A chefe do departamento da divisão de saúde, como o mês está encerrando, já fez dois pedidos extras de medicação que foram atendidos, além da medicação que a unidade recebe costumeiramente no mês”, destaca o Iapen.

As equipes de saúde passaram em todos os pavilhões e somente os casos mais graves foram levados à unidade de saúde do complexo. “O que é importante destacar é que há sim um surto, porque são muitos presos com sintomas gripais, mas a situação está sob controle”, garante o instituto.

Surto na capital

 

A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, diz que desde a semana passada a situação na capital é de surto.

“Já consideramos um surto desde a semana passada pela tendência de aumento e devido ao aumento de procura de pessoas com síndrome gripal, principalmente nas UPAs e nossas unidades, então esse número elevado leva a secretaria a considerar surto por síndrome gripal. Nós estamos avaliando o número, mas já tinha passado dos 300 casos na última avaliação, estamos buscando as informações nas unidades para atualizar”, destaca.

Socorro diz ainda que não se sabe o tipo de vírus específico que está circulando, já que os testes que comprovam a H3N2 são levados para Belém e, por isso, os resultados demoram mais um pouco.

“O que a gente sabe é que é Influenza A, um vírus que tem contagiado muitas pessoas, principalmente crianças. Por isso, estamos indicando para quem tem problemas de gripe, febre forte, procurar unidade de saúde para ter um diagnóstico, porque ainda temos a Covid que está aí”, alerta.

Comentários

Acre

Polícia Civil investiga contas falsas em redes sociais para atacar honra de prefeito de Assis Brasil

Publicado

em

Prefeito Jerry Coreia e o vice Reginaldo Martins no dia da posse – Foto: arquivo/secom

A Procuradoria Jurídica do município de Assis Brasil ingressou com pedido de investigação contra contas falsas no Facebook e Instagram criadas para atacar a gestão e honra do prefeito e vice-prefeito de Assis Brasil. Os perfis investigados são contas falsas denominadas Zé de Assis, The Focus e Tríplice.fronteira_emtemporeal.

Segundo o Código Penal os criminosos uma vez identificados podem pegar até um ano de reclusão. A Constituição Federal defende a liberdade de expressão, mas veda o anonimato.

Segundo o Procurador Jurídico do município, Giordano Simplício, hoje em dia esse tipo de crime tornou-se fácil de identificar seus autores, por conta dos avanços tecnológicos e o treinamento especializado dos agentes.

“É bom lembrar que comete crime tanto quem cria perfis falsos como quem compartilha esse tipo de ilícito. Já existe no Acre uma Delegacia especializada em crimes cibernéticos”, disse o procurador.

Comentários

Continue lendo

Acre

Após apreensão, comandante de Pando devolve motocicleta roubada ao lado brasileiro

Publicado

em

Na data de ontem, 19, o comandante do departamento de Polícia de Pando fez a devolução de uma motocicleta denunciado como roubado no lado brasileiro.

A motocicleta foi recebida pela Polícia Civil, através do Delegado Ricardo Castro que em seguida foi devolvida ao proprietário do veiculo.

Comumente ambos os departamentos fazem a devolução de veículos para o país de origem, a parceria entre a polícia boliviana e brasileira tornou possível tal ato, o veiculo é devolvido ao proprietário sempre que o mesmo comprovar que o veiculo pertence a ele(a).

Comentários

Continue lendo

Acre

Alan Rick destaca assistência médica nos rincões do país

Publicado

em

Em entrevista ao programa Jogo Rápido, da Agência Câmara de Notícias, o deputado Alan Rick ressaltou a importância da assistência médica integral nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos.

“Um dos grandes desafios do Brasil é garantir o provimento médico nos lugares mais distantes, nos municípios mais pobres, nas áreas de mais necessidade. E foi pensando nisso que em 2016 apresentei emenda à lei do programa Mais Médicos, que hoje possibilita que os brasileiros formados no exterior tenham prioridade na contratação”, disse o parlamentar.

Segundo ele, os médicos formados no exterior são aqueles que permanecem nas unidades de saúde.

Comentários

Continue lendo

Em alta