fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Comitiva entrega lista de veículos brasileiros irregulares na Bolívia

Publicado

em

Secom_acre_0511 (2)

Uma lista com informações sobre 13 veículos em situação irregular identificados no Departamento de Pando, na Bolívia, fronteira com o Acre, foi entregue ao secretário de Segurança do Estado, Ildo Renir Graebner, pelo comandante do Departamento de Polícia de Pando, José Edwin Sanchez del Carpio. Uma comitiva boliviana está em Rio Branco para reafirmar o compromisso de trabalhar em conjunto e cooperar para questões de segurança, respeito aos direitos humanos e desenvolvimento produtivo e sustentável.

Sobre os veículos, a secretaria de Segurança do Estado vai checar os dados com os proprietários que registraram queixa sobre roubo. Existe mais uma lista com mais 42 veículos que estão com dados em fase de processamento para serem entregues ao governo acreano. A visita da comitiva é um desdobramento do acordo firmado em Rio Branco durante o seminário internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na PAN-Amazônia Sudeste”. Na ocasião foi assinada a Carta de Rio Branco, onde foi firmado um protocolo de intenções a serem desenvolvidas nos setores de economia, turismo, saúde, desenvolvimento social, transportes, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energia elétrica, redução da pobreza, segurança pública e fortalecimento das fronteiras.

“A comitiva veio reafirmar seu compromisso em cooperação com o Estado, tanto na área de segurança, com troca de informações, intercâmbio de policiais, treinamentos, como na produção sustentável e em outras áreas estratégicas para o fortalecimento dos povos e das fronteiras”, disse Graebner.

O comandante da Polícia de Pando deixou claro que são contrários a qualquer violação aos direitos humanos e estão se esforçando para oferecer o melhor tratamento aos cidadãos brasileiros e também bolivianos, pois não há distinção entre os seres humanos. “Estamos cooperando com informações e trabalho em conjunto para solucionar todos os casos que estão em andamento, envolvendo cidadãos dos dois países”, disse Sanches.

O assessor do governo de Pando, Pedro Villa, ressaltou que o governo do Departamento está disposto a trabalhar de forma conjunta, com toda a integração possível e que espera principalmente apoio no setor de desenvolvimento sustentável.

“Temos interesse em trabalhar com a piscicultura e com o látex, podemos inclusive vender a nossa produção para a Fábrica de Preservativos. Fortalecendo a economia e dando oportunidade de trabalho para o nosso povo da fronteira ajuda a minimizar dificuldades sociais e trazer melhores condições de vida para a população. Isso reduz a violência, o tráfico e fortalece o estado”, observou.

Secom_acre_0511

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem uma das maiores taxas de casos de malária e registra mais de 5 mil em 2023

Publicado

em

Acre está entre os estados com as maiores taxas de malária e representou 3,9% do total de números de casos da doença registrados na região amazônica

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhão carregado de farinha cai em rio e bombeiros fazem resgate a 15 metros de profundidade

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros realizou na última semana o resgate de um caminhão carregado de farinha que caiu dentro do Rio Juruá, na cidade de Porto Walter.

O veículo, avaliado em cerca de R$ 100 mil estava carregado com 180 sacas de farinha e ao tentar descer a rampa de acesso à balsa, para descarregar a carga, perdeu os freios e caiu dentro do rio.

O veículo ficou a 15 metros de profundidade da superfície/ Foto: Corpo de Bombeiros

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram diversos mergulhos para fazer as amarrações necessárias para retirar o caminhão, que ficou a cerca de 15 metros de profundidade da superfície.

Os trabalhos de resgate duraram 14 horas e com o apoio de máquinas pesadas e de moradores da região, a equipe conseguiu retirar o caminhão do fundo do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo