fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Conselho Nacional de Educação aprova aulas remotas nas escolas até o fim de 2021

Publicado

em

Proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Educação recomenda ainda que os sistemas não reprovem os estudantes

Estadão

Como em outras resoluções, o documento também não recomenda a reprovação em 2020

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na terça (6) uma resolução que permite o ensino remoto nas escolas públicas e particulares do País até 31 de dezembro de 2021. Dessa forma, as redes de ensino podem organizar seus calendários, com reposições de aulas perdidas e avaliações, não apenas até o fim deste ano. O documento também recomenda que as escolas não deem faltas aos alunos nesse período todo de pandemia. A resolução ainda precisa do aval do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a reportagem, também foi aprovado que Estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um currículo contínuo de dois anos, na educação básica, e que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio tenham um ano letivo “suplementar”.

O documento também recomenda que as escolas não deem faltas aos alunos nesse período todo de pandemia – Foto: Agencia RBS

Como em outras resoluções durante a pandemia, mais uma vez um documento do CNE também não recomenda a reprovação em 2020. É sugerido que se adotem “anos escolares contínuos”, ou seja, junte-se a série em que o estudante está em 2020 com a próxima, em 2021. “O reordenamento curricular do que restar do ano letivo de 2020 e o do ano letivo seguinte pode ser reprogramado, aumentando-se os dias letivos e a carga horária do ano letivo de 2021 para cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos no ano letivo anterior”, diz o documento.

“As consequências deste ano vão levar um tempo para serem resolvidas nas escolas”, diz a relatora da resolução e conselheira do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, que já foi secretária executiva do Ministério da Educação (MEC) nos governos Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. “Mesmo que se imagine que haja vacina ano que vem, as escolas precisam se readaptar, é o que todos os países do mundo estão fazendo. É uma flexibilização que dá tranquilidade no replanejamento para 2021.”

A flexibilização do calendário do CNE, no entanto, não significa, segundo Maria Helena, uma indicação de que as aulas não precisam voltar. Para ela, onde já houver decisão favorável da área de Saúde, elas devem retornar com atividades presenciais.

— A volta é muito importante, até para as pessoas aprenderem a lidar com o medo, ter acolhimento, para que os professores possam falar como estão se sentindo.

A Lei 14.040/2020 previu que o CNE deveria dar as diretrizes para os estabelecimentos de ensino durante o “estado de calamidade pública” causado pela pandemia da covid. Ao ser aprovada, será a mais importante resolução nacional sobre o assunto, já que o MEC não se posicionou oficialmente. Em entrevista ao Estadão, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a volta às aulas não era tema do governo federal.

O texto fala ainda que deve ser decisão dos pais ou responsáveis enviar ou não os alunos para aulas presenciais e que as avaliações são facultativas às escolas neste momento. Mas os que decidirem manter os filhos em atividades remotas devem se comprometer em cumprir “atividades e avaliações”.

Sobre recomendar que não se dê faltas aos alunos nas escolas, Maria Helena diz que é impossível checar a frequência durante o período de aulas remotas, já que os estudantes muitas vezes recebem vídeos para estudar no horário que escolherem. Para as escolas de educação infantil (0 a 5 anos) o documento libera também de cumprir a carga horária letiva de 800 horas, como devem fazer este ano o ensino fundamental e médio. Mesmo assim, essas horas podem ser preenchidas com atividades online.

O texto fala ainda que todos os recursos de tecnologia podem ser empregados no ensino e cita inclusive as redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Instagram, “para estimular e orientar os estudos, pesquisas e projetos”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Virgínia reúne funcionários para separar doações para o Rio Grande do Sul: ‘Juntos’

Publicado

em

Por

Virgínia tirou o dia para separar doações para as vítimas da trágica enchente que assola o Rio Grande do Sul. De pijama, a influenciadora digital mostrou nas redes sociais um verdadeiro mutirão em sua casa, entre familiares e funcionários, ajudando na separação de roupas, sapatos por tamanhos e tipos.

“Tem coisas das Marias, calcinha, biquíni, tênis, vestidinho, roupão, jaquetinha. É coisa hein gente? Isso porque não começamos a abrir roupas do guarda-roupa. Pausa para tomar um refrigerante porque a coluna fritou”, disse a empresária, nos Stories do seu perfil oficial do Instagram.

Logo depois, Virginia publicou o resultado da mobilização. “Hoje nossa tarde foi assim!!!! Todos juntos pra ajudar RS!!! Ainda não acabou, mas estamos separando peça por peça, tamanho por tamanho e iremos mandar pra Leticia Stuchi fazer a distribuição pra gente. Assistam até o final, até Maria Alice fez as doações dela!!!”, escreveu ela. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ex-BBB, Deniziane realiza cirurgia plástica e compartilha com fãs: ‘Uma nova mulher’

Publicado

em

Por

Na manhã de ontem, terça-feira (07), a ex-BBB Deniziane Ferreira compartilhou nas redes sociais que estava em um hospital para realizar a primeira cirurgia plástica após o programa. O vídeo foi postado no Instagram da famosa, que se mostrou bastante empolgada em realizar o procedimento e afirmou que estaria pronta para realizar um sonho. Na legenda, Deniziane também afirma que a cirurgia já havia sido feita e que estava tudo bem.

“Finalmente chegou o dia de Deus realizar meu sonho. Vou colocar peito, fazer um colágeno [pelo corpo]. Já fizeram as marcações ontem e daqui a pouco tenho que estar no hospital”, iniciou ela.

“Vou mostrar todos os processos da minha cirurgia para vocês”, conta ela no vídeo, que segue compartilhando os detalhes da clínica e afirma: “Estou ansiosa, meu Deus! Sairei uma nova mulher. O que vocês acham? chique, não é? Vou morar aqui por dois dias”, brincou. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Imprensa argentina destaca superioridade do Atlético diante do Rosario: ‘Fez um monólogo’

Publicado

em

Portais argentinos avaliam que partida pela Libertadores foi dominada pelo Galo e citam boa fase do time sob o comando de Gabriel Milito

Vitória do Atlético sobre o Rosario Central sob os olhares do Olé. Foto: Reprodução

Com Noataque

A imprensa argentina rasgou elogios à atuação do Atlético diante do Rosario Central. Nesta terça-feira (7/5), o Galo foi ao Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, e bateu os donos da casa por 1 a 0, pela quarta rodada da Copa Libertadores.

¨ _________________

“Desde o início se sabia que os brasileiros chegavam em melhor forma: invicto desde a chegada, Milito deu uma grande sustentação ao Galo, que não perde há 12 jogos. E durante a primeira metade do jogo, a diferença de hierarquia foi perceptível. (…) O que é certo é que este não é o caminho. O Mineiro fez um monólogo, e o Canalha ficou sem palavras…”.

  ________________Olé

Já o TyC Sports também citou o domínio do time mineiro ao longo da partida. O site destacou o bom trabalho defensivo do Rosario Central e analisou o momento em que os argentinos sofreram o gol de Paulinho.

“Quase desde o início, o visitante impôs condições, mas não conseguiu abrir o marcador até aos 43 minutos do complemento, graças ao grande trabalho de Jorge Broun e dos seus defensores para proteger a baliza da Academia Rosarina”, iniciou.

“Quando a partida estava morrendo e os dois times somaram um pouco na conta pessoal, Paulinho aproveitou um passe para trás para declarar o primeiro e eventualmente final 1 a 0 que mudou completamente o cenário para a segunda passagem às oitavas de final do grupo G”, completou o portal.

“Foi o Atlético quem sempre quis ganhar”

A frase acima foi publicada no Rosario3. A análise do portal foi ainda mais ‘empolgada’ com o Atlético de Milito, com elogios à postura e ao desempenho dos visitantes.

“Embora a abertura do placar para os brasileiros tenha ocorrido aos 41 minutos do segundo tempo, o jogo foi todo do time de Gabriel Milito. O Central mais uma vez jogou abaixo das suas capacidades e terminou em terceiro lugar na tabela do Grupo G”, avaliou.

“Por sua vez, o Mineiro administrou estrategicamente a partida. Ele dominou desde o momento em que teve a bola, mas sempre foi ele quem quis ganhar. Da primeira bomba do Hulk na trave, até o passe de Paulinho para o gol, tudo foi do Galo”, elogiou.

Atlético na Libertadores

Com a vitória, o Atlético chegou aos 12 pontos no Grupo G e garantiu, no mínimo, a vice-liderança da chave. O vice-líder de momento é o Peñarol-URU, que venceu o Caracas-VEN também nesta terça-feira, por 1 a 0, e foi aos seis pontos.

O Galo jogaria contra o Grêmio no próximo fim de semana, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, mas a partida foi adiada em virtude das enchentes que afetam drasticamente o Rio Grande do Sul. Sendo assim, o Galo volta a campo na terça-feira seguinte (14/5), a partir das 19h, para medir forças com o Peñarol-URU no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, pela quinta rodada do Grupo G da Libertadores.

Comentários

Continue lendo