Conecte-se conosco

Acre

Consumidores do Acre terão bandeira verde na conta de luz

Publicado

em

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (24) a aplicação da bandeira verde para as tarifas de energia no mês de julho, sem complemento de cobrança na tarifa.

A bandeira, que sinaliza condições favoráveis de geração de energia elétrica, será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro.

Verde é a cor da bandeira nas faturas desses consumidores desde 16 de abril passado, quando terminou a vigência da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG). Para os consumidores beneficiários da tarifa social, que não precisaram pagar a Bandeira Escassez Hídrica, a bandeira estabelecida pela ANEEL é verde desde dezembro de 2021.

Desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis. Leia mais.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária. A Aneel estima que, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis.

Comentários

Acre

A Expoacre também foi amor: jovem pede a mão da sua amada em casamento durante show

Publicado

em

Por

Foto e Vídeo: Wanglézio Braga

Foi numa tentativa de homicídio ocorrida em Epitaciolândia, na fronteira do Acre com a Bolívia, que o jovem Fernando Carvalho (18) e Anne Santos (28) se conheceram. Fernando foi alvo de uma tentativa de homicídio. Anne estava próximo do crime e prestou os primeiros socorros. Os meses se passaram, e ambos se aproximaram. Do achego, surgiu o namoro.

Do namorado, o casal deu mais um passo. Hoje (08), especificamente na madrugada, sob a luz da lua, na presença de várias pessoas e no meio de uma apresentação musical, Fernando resolveu pedir a mão da sua amada em casamento. O pedido aconteceu durante o show da Banda Hits. O AcreNews estava presente neste momento único dos noivos.

“A gente se conheceu numa fase muito difícil da minha vida. Eu estava deprimido em casa, resolvi ir pra festa e lá fui atingido com uma facada. Ela me salvou!”, conta Fernando.

No palco, Fernando prestou uma declaração emocionante. Anne ao ser questionada sobre o pedido, não titubeou em responder o tão esperado “sim”. “Agora com o sim, a ideia é comprar o enxoval. Comprar as nossas coisas e arrumar o nosso cantinho (…) quero dizer que tô muito feliz. Nós saímos de Epitaciolândia como namorados, e estamos voltando como noivos”, diz Anne.

Assista ao vídeo do exato momento em que Fernando pede a mão de Anne em casamento.

Clique abaixo para visualizar vídeo:

Pedido-de-Casamento-Expoacre-22-‐-Feito-com-o-Clipchamp.mp4

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polo agroflorestal em Xapuri é atingido por chuva de granizo nesta segunda (8)

Publicado

em

Por

Chuva na zona rural de Xapuri demorou cerca de 15 minutos e causou alguns estragos. Agricultora teve perdas na plantação de hortaliças.

Moradores do Polo Agroflorestal de Xapuri, interior do Acre, foram surpreendidos por uma chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (8). Além de chover gelo, os moradores contam que houve muita ventania durante a tempestade.

A chuva começou após às 13h e durou mais de 15 minutos. Ninguém ficou ferido.

Imagens encaminhadas por moradores mostram os estragos causados pela chuva. A casa da agricultora Judith Melo Soares, os vasos de plantas que estavam na varanda foram derrubados pelo vento.

Caiu gelo no interior do Acre durante chuva nesta segunda-feira (8) — Foto: Nilda/Arquivo pessoal

“Começou tranquilo, aí começou a cair gelo, uns 5 minutos [depois] deu a rajada de vento assim do nada. Foram duas rajadas de vento e passou. Graças a Deus só estragou as plantas mesmo, mas deu um susto”, disse a agricultora.

Vizinha de Judith, a agricultora Nilda Araújo teve perda nas hortaliças. É que, além de derrubar algumas plantações, a agricultora acredita que a água gelada estragou a plantação de cheiro verde e de morango.

“Amanhã que vai dar para ver mais [os estragos]. Muita coisa vai amanhecer queimada que queimou da chuva gelada”, lamentou.

Chuva de granizo é registrada em Xapuri, nesta segunda-feira (8), Veja o vídeo

Comentários

Continue lendo

Acre

Onda de frio polar chega ao Acre e derruba temperatura nesta terça-feira, anuncia Friale

Publicado

em

Pesquisador alerta também para a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis

Por  A Gazeta do Acre

Uma forte onda de frio polar chegará ao Acre nesta terça-feira, derrubando a temperatura, cujas mínimas, ao amanhecer dos dias seguintes, vai oscilar entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasiléia, Assis Brasil e cidades próximas. A previsão é do pesquisador Davi Friale,  que alerta também para a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis.

Em Rio Branco, os primeiros ventos desta friagem começarão a soprar a partir do fim da manhã desta terça-feira, 9, mas será na quarta-feira que as rajadas serão mais intensas. Em Cruzeiro do Sul e proximidades, as mínimas, vão oscilar entre 15 e 18ºC.

“Todos os municípios do estado serão atingidos por esta massa de ar polar. A partir de quarta-feira, os dias ficarão muito secos e ensolarados e as noites estreladas e frias. A sensação térmica será inferior, devido aos fortes ventos que estarão soprando da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, em  alguns  pontos”, destaca Friale.

Além do Acre, também serão atingidos o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Até a cidade de Manaus receberá os ventos desta onda polar.

Comentários

Continue lendo

Em alta