Conecte-se conosco

Extra

Contrato de aquisição de 700 mil doses da vacina Sputnik V é assinado pelo governador Gladson Cameli

Publicado

em

“A assinatura desse contrato é a realização de um sonho e, também, de muita felicidade em minha vida. Sabemos que todos estão cansados, mas, ao mesmo tempo, muito determinados para vencer essa guerra de uma vez por todas.” Foram estas as palavras utilizadas pelo governador Gladson Cameli logo após celebrar a assinatura do contrato de aquisição de 700 mil doses da vacina Sputnik V, nesta segunda-feira, 22.

Governador Gladson Cameli assina contrato de compra de 700 mil doses da vacina Sputnik V Foto: Marcos Vicentti/Secom

O momento histórico representa um marco decisivo no combate a pandemia do coronavírus e renova a esperança da população acreana por dias melhores. Em um grande esforço liderado por Cameli, o Acre, assim como os demais estados da Região Norte, foram incluídos no Consórcio Nordeste para a compra da vacina russa.

Durante entrevista coletiva realizada por videoconferência, o governador, juntamente com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, do procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, e da gerente local do Plano Nacional de Imunização, Renata Quiles, explicaram os detalhes da compra da Sputnik V.

Vacinas devem chegar ao Acre até a segunda metade de abril Foto: Marcos Vicentti/Secom

Previsto para chegar ao estado até a segunda metade de abril, o lote único das doses assegura a imunização de 350 mil pessoas, contemplando todo o público com idade entre 20 e 59 anos. O investimento do governo do Acre na compra das vacinas será de, aproximadamente, R$ 40 milhões.

Cameli aguarda autorização de uso emergencial da Sputnik V pela Anvisa

De acordo com Gladson Cameli, o maior entrave é a autorização do uso emergencial da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O gestor mostrou-se confiante e espera que o uso do imunizante seja permitido em breve. Estudos publicados na revista científica “The Lancet”, em fevereiro, comprovaram eficácia de 91,6% da Sputnik V.

Desde o início da pandemia de Covid-19, salvar vidas tem sido a principal prioridade de Cameli e sua equipe de governo Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A aquisição da vacina tem sido a nossa principal prioridade e encontramos um laboratório disponível a nos fornecer. Agora, estamos aguardando a autorização emergencial da Anvisa para a liberação da vacina. Sabemos que a situação é preocupante em todo o país e aguardamos uma resposta positiva no menor tempo possível”, pontuou.

Desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Acre, Gladson Cameli não vem medindo esforços para salvaguardar vidas. Em tempo recorde, o governo construiu dois hospitais de campanha, quadruplicou o número de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), contratou mais profissionais e adquiriu medicamentos, insumos e equipamentos para a rede pública hospitalar.

“A nossa principal prioridade sempre foi salvar vidas e, agora, não poderia ser diferente. A compra dessas vacinas é o compromisso de um governador que quer preservar vidas e as famílias do nosso estado”, ressaltou o chefe do Poder Executivo.

O secretário Alysson Bestene enfatizou que o Estado possui estrutura suficiente para garantir vacinação em massa. Com a chegada das 700 mil doses será possível descentralizar os locais de imunização e utilizar as 248 salas de vacinação nos 22 municípios. “Ampliamos a nossa rede de frios e a nossa rede logística para dar conta da demanda e atender a todos o quanto antes”, argumentou.

Acre poderá imunizar toda a população até o fim do ano

Segundo explicou a gerente local do Plano Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, com as vacinas que chegam ao estado por meio da União somadas as doses da Sputnik V, o Acre poderá ter condições de alcançar todos os habitantes acima de 18 anos de idade aptos a receberem a vacina até o fim de 2021.

Sobre o pagamento das vacinas ao governo russo, o procurador-geral do Estado disse que 25% do valor contratado serão repassados assim que as doses estiverem prontas. Já a quitação deverá ocorrer até o dia do embarque dos imunizantes. “As vacinas serão transportadas diretamente da Rússia até o Acre”, comentou.

Acre poderá imunizar toda a sua população acima de 18 anos de idade contra à Covid-19 até o fim do ano Foto: Marcos Vicentti/Secom

O empenho do governador Gladson Cameli foi reconhecido pelas demais instituições. O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Júnior, classificou o ato de assinatura como um momento bastante especial.

“Estou muito feliz de poder acompanhar este importante dia para o nosso estado e gostaria de parabenizar os esforços do governador Gladson Cameli pela aquisição dessas vacinas. Todos nós precisamos ser cuidados e a compra dessas vacinas será fundamental para vencermos essa doença”, afirmou o parlamentar.

Já a procuradora-geral do Ministério Público do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo, fez questão de destacar o protagonismo adotado pela gestão de Gladson Cameli no enfrentamento a pandemia de Covid-19.

“Tenho acompanhado o trabalho realizado pelo governo do Estado no combate ao coronavírus e tem sido muito positivo. Somente com a união de esforços entre as instituições é que nós vamos chegar a um final menos trágico”, revelou.

Comentários

Extra

Primeira noite de folia no Carnavale 2022 lota centro de Brasiléia

Publicado

em

Pra quem esperava uma noite de estreia fraca, não se arrependeu de ir para o centro da cidade de Brasiléia na primeira noite do Carnavale 2022. A Banda Sandra Melo, DJ Sandro e convidados animaram os foliões que esperavam o retorno do maior carnaval fora de época do interior do Acre.

Carnavale estava parado desde 2020, quando foi decretado a pandemia. As festas foram suspensas deixando saudades para os foliões que esperavam o seu retorno. Mesmo em a atração nacional prevista para esta sexta-feira, a praça ficou lotada, mostrando a prévia do que está por vir no sábado e domingo.

A prefeita Fernanda Hassem esteve presente no camarote, junto de convidados(as) como o senador acreano do PSD, Sérgio Petecão, representantes do governo do Estado, onde agradeceu ao governador Gladson Cameli e Biau Som pela realização do maior Carnaval Fora de Época do Acre.

O tradicional Carnavale, além de proporcionar alegria aos foliões, aquece a economia local, lotando os hotéis, pousadas e restaurantes. A animação da primeira noite ficou por conta de Toinho e Maria Clara, Dj Edson Rodrigues, Sandra Melo e Luan Lima.

Comentários

Continue lendo

Extra

Emenda parlamentar da Deputada Vanda Milani contempla produtores de Brasiléia

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 1, a prefeita Fernanda Hassem, juntamente com a Deputada Federal Vanda Milani realizou a entrega de caminhão pipa e retroescavadeira para a secretaria municipal de agricultura , visando atender as necessidades dos pequenos produtores e agricultura familiar de Brasiléia.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de Convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de Emenda parlamentar da deputada Federal.

A parlamentar Ja destinou mais de 35 milhões de reais para o município, que ainda será controlado com uma moto niveladora e um caminhão coletor.

A prefeita Fernanda Hassem fala do investimentos e agradece a deputada Vanda Milani. “É um dia de muita alegria, estamos entregando hoje equipamentos para a secretaria de Agricultura, adquiridos através de uma emenda da deputada federal Vanda Milani que é campeã de emendas aqui em Brasiléia. Somando tudo no mandato dela, vai entregar ao município cerca 35 milhões de reais para as diversas áreas. Hoje estamos entregando o caminhão pipa e uma retroescavadeira no aniversario da cidade para atender nossos produtores”, disse.

Para a Deputada Federal Vanda Milani é um prazer poder presentear Brasiléia em seu aniversário com os maquinários frutos de emenda parlamentar do seu mandato. “É uma honra estar no aniversário da jovem senhora Brasiléia nos seus 112 anos de idade. Dizer que tenho muita gratidão por Brasiléia. Estamos entregando o caminhão pipa e retroescavadeira mais já temos licitado outros serviços e maquinários, a prefeita Fernanda Hassem tem sempre buscado parcerias e ajuda para o município e nos estamos colocando nosso mandato a disposição”.

Participaram também, o senador Sergio Petecão, secretário de agricultura, Careca Gadelha, vereadores Elenilson Cruz, Marquinhos Tibúrcio, Rogério Pontes, produtores rurais e equipe municipal.

Comentários

Continue lendo

Extra

Juiz acata pedido parcial do MP e Carnavale não terá participação de Babado Novo

Publicado

em

Margareth Menezes e a Banda Araketu serão as atrações nacionais no Carnavale2022 – Foto/montagem/divulgação

O juiz de Direto da Comarca de Brasiléia, Clovis de Souza Lodi, após analisar o pedido do Ministério Público do Acre, através da Promotoria de Justiça Cível do Município, que ajuizou uma ação civil pública pedindo a imediata suspensão da realização dos shows da banda Babado Novo e da cantora Margareth Menezes, marcados para este final de semana no município, durante o Carnavale, edição 2022.

A promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, o MPAC questionou o processo administrativo de inexigibilidade de licitação para contratação da cantora Margareth Menezes e o valor pago à artista para apresentação no evento festivo em Brasileia, compreendendo que o valor do cache seria alto em relação aos demais, juntamente com a Banda Babado Novo.

O Juiz em sua decisão, acatou parcialmente o pedido e decidiu pelo cancelamento do contrato com a Banda Babado Novo, sem que o município ou a empresa contratante, tenham qualquer prejuízo financeiro, impedindo qualquer tipo de transferência.

Entendeu que, também é ônus do Poder Público fomentar a cultura e proporcionar à população momento de lazer e diversão, como se observa no caso em apreço, visto que, é de conhecimento público a tradicional festa comemorativa do aniversário do Município de Brasiléia, também conhecida popularmente como “carnaval fora de época”, como acontece com eventos em outros municípios e pelo próprio Governo.

A programação então, permanece inalterada com a Banda Araketu e a cantora Margareth Menezes e demais bandas regionais e locais. A prefeita Fernanda Hassem se mostrou feliz com a decisão e convida a população, juntamente com turistas para irem se divertir na Praça Ugo Poli a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho.

Brasiléia completará 112 anos de emancipação política no dia 3 de julho.

MATÉRIA RELACIONADA:

MPAC pede à Justiça suspensão de realização de shows em Brasileia

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Em alta