Conecte-se conosco

Cotidiano

Cresce no Acre número de ciclistas e a venda de bikes para prática de esporte: “Minha saúde é outra”

“Tinha dificuldade para dormir, tomava remédio para conseguir acalmar minha ansiedade, e hoje não preciso mais fazer uso de nenhuma medicação”

Publicado

em

Grupo de senamadureirenses que praticam o ciclismo e chegam a percorrer 80 km em um só dia/Foto: Reprodução

POR EVERTON DAMASCENO

Os pesos e esteiras de academias não são mais as únicas possibilidades de praticar exercício físico no Acre. O ciclismo está cada vez mais ganhando espaço como esporte e/ou competição entre aqueles que preferem movimentar toda a musculatura do corpo e estimular o cérebro sem as formas convencionais.

Uma dessas pessoas é a enfermeira acreana Keyla Roberta, que há pouco mais de 1 mês descobriu sua paixão por pedalar. A bicicleta foi a única maneira possível, por conta do tempo dedicado ao combate à pandemia, de cuidar da própria saúde.

“Como não tinha tempo para ir à academia, eu e minha companheira decidimos comprar duas bicicletas e começamos a pedalar. Depois de um tempo, entramos para o grupo Jandaia e participamos de competições com eles, pedalando semanalmente”, contou à reportagem.

Neste último fim de semana, a enfermeira venceu um campeonato estadual de ciclismo.

Keyla descobriu o amor pelo ciclismo há poucos dias/Foto: Arquivo pessoal

“Parei de tomar medicação. Minha saúde é outra”

Keyla disse que já perdeu peso desde que iniciou a atividade, mas deixa claro que as suas maiores conquistas têm a ver com a melhoria do sono e da ansiedade.

Neste último fim de semana, a enfermeira venceu um campeonato estadual de ciclismo/Foto: Reprodução

“Eu perdi peso desde que comecei a pedalar. Minha saúde é outra. Tinha dificuldade para dormir, tomava remédio para conseguir acalmar minha ansiedade, e hoje não preciso mais fazer uso de nenhuma medicação. Durmo tranquila e bem”, comentou.

“Descobri um esporte que me deixa satisfeito e que me ajuda a perder peso”

O senamadureirense Edeclan Damasceno também foi um dos que se interessaram pelo esporte nos últimos meses. Ele explica que o ciclismo tem contribuído de forma considerável para o processo de emagrecimento.

Edeclan diz que encontrou um esporte que auxilia no processo de emagrecimento e lhe dá disposição/Foto: Reprodução

Damasceno, que já perdeu 23 kg em 8 meses, integra um grupo de pelo menos 8 pessoas que pedalam semanalmente na BR-364, percorrendo até 80 km em um só dia. Disposição é o que não falta para os amantes dos pedalos, que chegam a acordar às 3h da manhã para iniciarem os trabalhos.

“Encontrei um esporte que me deixa satisfeito e motivado, que ajuda no processo de emagrecimento e me dá disposição. Me sinto outra pessoa, com a saúde renovada e um sono mais tranquilo”, destacou.

Os senamadureirenses chegam a percorrer 80 km em um só dia/Foto: Reprodução

“O nosso grupo tem muita disposição. Acordamos, muitas vezes, 3h da manhã para pedalar. Nos divertimos muito com os encontros e ainda cuidamos da saúde. É um combo perfeito”, finalizou.

“A procura por bicicletas cresceu absurdamente em 2021”

Nossa reportagem procurou a loja AC Bikes, em Rio Branco, especializada na venda e conserto de bicicletas, para saber como está a procura pelos veículos de duas rodas.

“Tivemos um crescimento absurdo na procura por bicicletas durante a pandemia, especialmente nesse ano de 2021. Com as academias fechadas ou com restrições, as pessoas optaram por outras formas de praticar exercício, um delas é o ciclismo”, disse o vendedor Felipe de Lima.

A loja chegou a ter seu estoque de bikes esgotado em meses passados. “Eram tantas pessoas procurando por bicicleta que o nosso estoque já chegou a esgotar. Teve um dia que conseguimos vender 20 bicicletas em poucas horas”, concluiu.

Comentários

Cotidiano

Polícia Militar apreende mais de cinco quilos de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Assessoria de Comunicação da PMAC

Durante a “Operação Hórus”, do Governo Federal, a Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu nesta quarta-feira, 19, mais de cinco quilos de drogas, em Cruzeiro do Sul. Uma pessoa foi presa.

As guarnições realizaram a abordagem a um ônibus, que faz o trajeto de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, e encontraram em uma mochila cinco barras de maconha, do tipo conhecido como “super maconha”. A bolsa estava com um dos passageiros. Durante as buscas com apoio de um cão policial, não foi encontrado mais substâncias.

A pesagem do ilícito foi de 5,435 Kg. A ação policial contou com guarnições do 6° Batalhão de Polícia Militar, por meio do Grupo de Operações com Cães (GOC) e Pelotão Ambiental, além do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Força Nacional continua no Acre até 2023 no apoio às operações do Ibama

Publicado

em

O governo federal resolveu prorrogar por mais um ano a presença da Força Nacional em territórios da Amazônia Legal.

O objetivo é combater o desmatamento e incêndios ilegais, no apoio às operações dos órgãos de fiscalização e controle como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

A portaria é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O prazo de atuação é até 13 de janeiro de 2023.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Palmeiras é eleito o melhor do mundo, título inédito para o país

Publicado

em

Em 16 edições, é a primeira vez que Verdão vence disputa da IFFHS

O Mundial de Clubes da FIFA só começa no dia 3 de fevereiro, mas o Palmeiras já pode dizer que é o melhor time do planeta. Isto porque a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês) elegeu o Alviverde como o vencedor do seu ranking de 2021. Em 16 edições, esta foi a primeira vez que um clube brasileiro conquistou o prêmio.

Em 2020, o Palmeiras tinha ficado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique. O maior vencedor é o Barcelona (cinco vezes), seguido de Real Madrid (quatro) e Liverpool (três). Manchester United, Sevilla, Milan, Inter de Milão e Juventus levaram duas vezes. Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional foram eleitos em uma oportunidade.

 

De acordo com a entindade, o ranking pretende estabelecer qual a equipe mais forte do mundo entre todas as competições, nacionais e internacionais. O resultado é definido pela soma de todos os pontos em cada competição, de janeiro a dezembro. O Palmeiras venceu duas Libertadores em 2021, a da edição de 2020, contra o Santos, no Maracanã, e a edição 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu. Além disso, também levantou a Copa do Brasil de 2020, com final disputada contra o Grêmio em março de 2021.

Além do Palmeiras, outros brasileiros aparecem entre os primeiros da lista. O Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil, foi o segundo colocado. O poderoso Manchester City, de Pep Guardiola, ficou em terceiro. Chelsea e Flamengo empataram na quarta posição. Destaque também para o Athletico-PR, que conquistou a Copa Sul-Americana e terminou na décima colocação. Confira o ranking completo da IFFHS.

 

Com informações de Agencia Brasil

Comentários

Continue lendo

Em alta