Conecte-se conosco

Cotidiano

Crianças recebidas em famílias acolhedoras apresentam melhor desempenho cognitivo

Publicado

em

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude. Atualmente, há apenas quatro famílias cadastradas, por isso a ação foi divulgada no evento católico, a fim de sensibilizar mais voluntárias e voluntários para o acolhimento temporário de crianças que estão em situação de vulnerabilidade, afastados por medidas judiciais da família de origem.

O coordenador do SAF, Crispim Machado, falou sobre a mobilização de voluntários: “os casais que são ativos em comunidades cristãs seguem mais claramente o princípio de ajudar o próximo, por isso são mais sensíveis a causas como essa, onde temos crianças que são vítimas de abandono, maus tratos e negligência. Além disso, esses casais possuem uma estrutura familiar em potencial para acolhimento e que podem dar para essas crianças uma oportunidade de ressignificar os dias de sua vida, superando os traumas com amor, mesmo que provisoriamente”.

Em setembro, uma criança (a da foto acima) foi recebida por uma Família Acolhedora. A psicóloga Jercilane Rege compartilhou a sua percepção sobre a mudança no aspecto cognitivo durante o acompanhamento psicossocial: “houve uma diferença nítida no comportamento do menino, que estava retraído e com dificuldades para andar. À medida que foi recebendo afeto, ele obteve o estímulo que precisava… e hoje corre e brinca naturalmente”, exemplificou.

A profissional explica que o acolhimento possibilitou a criação de relações interpessoais mais afetuosas e ofertou uma estrutura de segurança e amor. Consequentemente, o resultado foi o desenvolvimento da autoestima e autonomia da criança. “É importante que desde pequeno, eles tenham a referência familiar, pois é a partir disso que cada um consegue estabelecer relações duradouras, por isso a família é uma referência fundamental”, enfatizou a psicóloga.

A desembargadora Regina Ferrari, coordenadora estadual da Infância e Juventude, reforça o convite para que mais pessoas se cadastrem como Família Acolhedora. “Imagina as situações que são denunciadas ao Conselho Tutelar e que levam os pais a serem processados. Até que tudo seja solucionado, essa criança precisa estar em um ambiente saudável e recebendo interações afetivas para que o mal seja cessado. A família acolhedora se torna essa apoio, oferecendo esse colo, atenção e carinho”, explica.

Famílias ou indivíduos podem se cadastrar no programa, sem restrição de gênero ou estado civil. Saiba mais: (68) 3223-6768 ou 99946-5457.

Comentários

Cotidiano

Polícia Militar apreende mais de cinco quilos de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Assessoria de Comunicação da PMAC

Durante a “Operação Hórus”, do Governo Federal, a Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu nesta quarta-feira, 19, mais de cinco quilos de drogas, em Cruzeiro do Sul. Uma pessoa foi presa.

As guarnições realizaram a abordagem a um ônibus, que faz o trajeto de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, e encontraram em uma mochila cinco barras de maconha, do tipo conhecido como “super maconha”. A bolsa estava com um dos passageiros. Durante as buscas com apoio de um cão policial, não foi encontrado mais substâncias.

A pesagem do ilícito foi de 5,435 Kg. A ação policial contou com guarnições do 6° Batalhão de Polícia Militar, por meio do Grupo de Operações com Cães (GOC) e Pelotão Ambiental, além do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Força Nacional continua no Acre até 2023 no apoio às operações do Ibama

Publicado

em

O governo federal resolveu prorrogar por mais um ano a presença da Força Nacional em territórios da Amazônia Legal.

O objetivo é combater o desmatamento e incêndios ilegais, no apoio às operações dos órgãos de fiscalização e controle como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

A portaria é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O prazo de atuação é até 13 de janeiro de 2023.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Palmeiras é eleito o melhor do mundo, título inédito para o país

Publicado

em

Em 16 edições, é a primeira vez que Verdão vence disputa da IFFHS

O Mundial de Clubes da FIFA só começa no dia 3 de fevereiro, mas o Palmeiras já pode dizer que é o melhor time do planeta. Isto porque a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês) elegeu o Alviverde como o vencedor do seu ranking de 2021. Em 16 edições, esta foi a primeira vez que um clube brasileiro conquistou o prêmio.

Em 2020, o Palmeiras tinha ficado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique. O maior vencedor é o Barcelona (cinco vezes), seguido de Real Madrid (quatro) e Liverpool (três). Manchester United, Sevilla, Milan, Inter de Milão e Juventus levaram duas vezes. Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional foram eleitos em uma oportunidade.

 

De acordo com a entindade, o ranking pretende estabelecer qual a equipe mais forte do mundo entre todas as competições, nacionais e internacionais. O resultado é definido pela soma de todos os pontos em cada competição, de janeiro a dezembro. O Palmeiras venceu duas Libertadores em 2021, a da edição de 2020, contra o Santos, no Maracanã, e a edição 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu. Além disso, também levantou a Copa do Brasil de 2020, com final disputada contra o Grêmio em março de 2021.

Além do Palmeiras, outros brasileiros aparecem entre os primeiros da lista. O Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil, foi o segundo colocado. O poderoso Manchester City, de Pep Guardiola, ficou em terceiro. Chelsea e Flamengo empataram na quarta posição. Destaque também para o Athletico-PR, que conquistou a Copa Sul-Americana e terminou na décima colocação. Confira o ranking completo da IFFHS.

 

Com informações de Agencia Brasil

Comentários

Continue lendo

Em alta