fbpx
Conecte-se conosco

Flash

CRM parabeniza médicos do Acre eleitos como presidente e secretária Geral do CFM: ‘Orgulho’

Publicado

em

O Conselho Regional de Medicina do Acre parabeniza os médicos José Hiran da Silva Gallo e Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, que foram eleitos como presidente e diretora da Secretaria Geral do Conselho Federal de Medicina, respectivamente, para o biênio 2022/2024. A nova diretoria do CFM tomou posse nesta sexta-feira (1º) e a solenidade foi transmitida pela Internet.

Doutor José Hiran nasceu na cidade de Xapuri, no interior do Estado do Acre e exerce sua profissão em Rondônia. O médico graduou-se pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará, com especialização em tocoginecologia, possui doutorado e pós-doutorado em Bioética pela Universidade de Porto, onde participa como docente voluntário.

Ele contribui como membro efetivo da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, da Academia de Medicina de Rondônia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e do CFM, onde atua desde 1999. O profissional também relatou importantes resoluções sobre reprodução assistida e autonomia da paciente.

Em 2018, doutor Hiran foi homenageado pelo governo do Acre com o recebimento da insígnia da Ordem da Estrela do Acre, no grau de comendador. A entrega das insígnias representa o reconhecimento de valores para a medicina e para a sociedade acreana e brasileira.

Já doutora Dilza é natural de Passo Fundo (RS), mas atua no Estado acreano há quase quatro décadas e foi a primeira representante dos médicos do Acre a assumir um lugar na diretoria do CFM, em outubro de 2019.

A médica é doutora em bioética pela Universidade do Porto, especialista em pediatria e administração hospitalar, membro da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e da Academia Acreana de Medicina, conselheira regional e federal de medicina pelo estado do Acre. Além disso, é médica da Universidade Federal do Acre (Ufac) e assessora técnica do Hospital Regional do Juruá.

No CFM, é diretora da Secretaria Geral, coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, membro da Câmara Técnica de Pediatria e das Comissões de Humanidades Médicas e de Bioética. Também representa o CFM no Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (Conselhão) e no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (Conselhinho).

*Presidente do CRM-AC acompanha posse*

A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, esteve em Brasília para acompanhar a posse da nova diretoria do CFM e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela doutora Dilza que, em sua trajetória, dedicou-se à medicina do Acre e hoje sua contribuição ultrapassa os muros do regional. A presidente lembrou ainda dos projetos encabeçados pela conselheira federal que já foram implantados e os que estão em fase de implantação, que promovem a integração e modernização de todos os conselhos.

Dra. Leuda também ressaltou a atuação do novo presidente do CFM, Dr. José Hiran e agradeceu pelo trabalho em prol da classe médica brasileira e de incentivo aos projetos de âmbito do Acre, que vão da educação médica continuada à melhor estruturação física das atividades do Conselho.

“Estamos muito felizes e honrados por termos dois médicos tão importantes para o Acre à frente do CFM, é um orgulho. Doutor Hiran é filho dessa terra e, mesmo não vivendo em nosso Estado, sempre demonstrou cuidado e amor por nossa gente, ao incentivar nossos projetos e ações em prol dos médicos acreanos e da sociedade. E doutora Dilza, com tantos anos de atuação e dedicação ao Acre, é sim uma acreana de coração e que tanto nos inspira. Gostaria de parabenizá-los e desejar sabedoria e sucesso nesse desafio e dizer que estamos à disposição para contribuir com essa gestão”, disse a presidente do CRM.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo