Projeto de Extensão #EuNaUfac atende alunos de baixa renda que estudaram em escolas públicas no estado. Este ano, alunos de sete municípios vão se preparar para o Enem por meio do projeto.

Aula inaugural em Rio Branco ocorreu nesta quinta-feira (11), no Campus da Ufac — Foto: Divulgação/Ufac
Por Aline Nascimento, G1 AC

Mais de 700 alunos vão se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com professores de um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac). O curso preparatório é gratuito e atende alunos da rede pública do estado.

Criado em 2016, o Projeto de Extensão #EuNaUfac prepara alunos para o exame no campus da Ufac em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Em 2019, além de estudantes desses municípios, o projeto vai atender candidatos de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Brasileia e Jordão.

O coordenador do projeto, Enock Pessoa, contou que a aula inaugural na capital acreana ocorreu na última quinta-feira (11). Em Rio Branco, as aulas estão previstas para iniciar nesta segunda (15).

O projeto vai atender candidatos de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Brasileia e Jordão.

“Aqui em Rio Branco vão ser 120 alunos. A aula inaugural em Brasileia deve ser feita na semana que vem. Estamos em Manoel Urbano, onde já fizemos a aula inaugural. São 100 estudantes por cada município, só que em Rio Branco são 120”, frisou.

O coordenador explicou também que em 2016 o projeto atendeu alunos do Baixo e Alto Acre. Nos anos seguintes, os municípios foram alternados, sendo apenas Rio Branco fixo. Pessoa ressaltou que em 2017 cerca de 101 alunos do curso conseguiram ingressar na faculdade.

“É um curso para quem estudou em escolas públicas. A gente ainda dá orientação pós-Enem para saber em qual curso eles [alunos] vão conseguir entrar com facilidade, de acordo com a nota. É uma grande oportunidade que damos para a população de baixa renda para ter uma igualdade”, acrescentou.

Comentários