Nesta quinta-feira (28/02), a deputada Mara Rocha ( PSDB-AC) participou de audiência, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para tratar sobre a Regularização Fundiária no Estado do Acre. A reunião contou com a presença do Secretário de Estado de Produção e Agronegócios, Sr. Paulo Wadt, do Prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, além da Secretária Adjunta de Assuntos Fundiários, Dra. Luana Ruiz, e do Assessor Especial, Sr. Aroldo Ferreira Corrêa Júnior.

A Secretária de Assuntos Fundiários garantiu que, a partir daquele encontro, a Ministra Tereza Cristina irá autorizar uma Força-Tarefa para regularizar as propriedades do Acre. “Iremos montar uma equipe, nos mesmos moldes da que montamos em Roraima, com a finalidade de iniciar o processo de regularização. A Deputada Mara Rocha está sendo um exemplo de persistência para garantir que as propriedades rurais do Acre sejam regularizadas, tendo sensibilizado a Ministra e o Presidente do INCRA sobre o tema,  e o Secretário Paulo Wadt colocou a sua equipe à disposição para nos ajudar nessa tarefa. Começaremos a trabalhar o mais rápido possível e iremos começar a distribuir os títulos de forma escalonada, primeiro os mais simples, até chegarmos às questões mais complexas”.

“A estrutura da nossa Secretaria será colocada à disposição do Ministério para agilizar a regularização. A falta de titulação é o principal gargalo para o aumento da nossa produção agropecuária e é nosso maior objetivo resolver essa pendência histórica”, afirmou Paulo Wadt.

Mara Rocha aproveitou o encontro para solicitar a abertura de programa, no âmbito do Ministério da Agricultura, para o Fomento da Produção Agropecuária no Acre. “É extremamente importante que o Ministério abra o seu orçamento para que a Secretaria de Produção e Agronegócio possa conseguir recursos para financiar projetos inovadores, que auxiliem na retomada do crescimento econômico do Acre”, afirmou a parlamentar.

O Assessor Especial da Ministra afirmou que irá responder à demanda por recursos após o carnaval, ocasião em que o Ministério terá definido suas prioridades orçamentárias. “Certamente, é interesse do Ministério auxiliar, de todas as formas, o aumento da produtividade no campo. Tentaremos atender à demanda da Deputada Mara Rocha, na medida da nossa capacidade orçamentária”, ressaltou.

“É importante ocupar cada espaço que nos é concedido. Quando fui convidada para a reunião no Ministério, cancelei minha viagem para o Acre, pois não podemos perder a oportunidade de tentar encaminhar as questões sensíveis do nosso Estado. A regularização fundiária foi a minha principal bandeira e pretendo honrar a confiança dos meus eleitores”, finalizou Mara Rocha.

Comentários