Conecte-se conosco

Acre

Deputados do PT se negam em votar a favor de pedido de Sebastião Viana na Aleac contra Major Rocha

Publicado

em

Pela primeira vez nas administrações petistas, deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) se negam em votar a favor do Governo do Acre. Os parlamentares do PT se abstiveram e abandonaram o plenário da Aleac, na sessão ordinária de terça-feira (10), para não votar pelo pedido de liberação da Casa, formulado Poder Executivo, através do Ministério Público estadual (MPE), para processar o deputado Major Rocha (PSDB) por motim.

O deputado estadual era acusado de liderar um movimento grevista da Polícia Militar do Acre, em maior de 2011, que teve a duração de dois dias. A greve dos policiais militares foi considerada como um motim pelo governo que acionou o MP. Major Rocha afirma que a ideia seria torna-lo inelegível com uma condenação no TJ Acre. “Através do Tribunal de Justiça, o governo conseguiria a condenação. Disso eu tenho certeza”.

Os petistas Ney Amorim, Geraldo Pereira e Jonas Lima não cederam a pressão da administração de Sebastião Viana (PT). O decreto legislativo foi rejeitado por 16 votos contrários. Rocha se absteve da votação juntamente com os parlamentares do Partido dos Trabalhadores. A tese do parlamentar tucano era que “o Governo do Acre tentou fazer uma condenação sumária. Se passa fatalmente eu seria condenado no TJ Acre”, diz Rocha.

O deputado tucano informou ainda, que o bloco governista permaneceu reunido por mais de duas horas, antes de colocar o pedido do MP em votação. “Eles analisaram que uma liberação  poderia significar uma segunda eleição que me dariam de bandeja. Apesar da pressão do governador, a base de governo foi mais centrada. A tese deles é que uma condenação a esta altura me tornaria uma vítima da perseguição petista”, enfatiza Rocha.

Da redação, com ac24horas

Comentários

Acre

Emenda do deputado José Bestene garante regularização fundiária do bairro Eldorado em Brasileia

Publicado

em

Por Assessoria

Cerca de 1.500 pessoas que residem no bairro Eldorado, em Brasileia, serão beneficiadas com uma emenda de R$ 220 mil de autoria do deputado José Bestene (Progressistas). O dinheiro será utilizado para a regularização fundiária do bairro, atendendo a cerca de 500 famílias com títulos definitivos de propriedade de seus terrenos. Nenhum desses lotes possui o documento de acordo com o Iteracre (Instituto de Terras do Estado do Acre).

“Esta é uma demanda da população daquele bairro que precisa destes papeis para ter a segurança de habitar em casa própria, poder investir na reforma ou ampliação com tranquilidade e até para usar o imóvel como garantia para obter financiamentos”, comenta Bestene. De acordo com ele, a emenda destina os recursos para o Iteracre, órgão responsável pela regularização fundiária urbana e rural do Estado. “Cada família receberá o seu título sem nenhuma despesa”, explica o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ifac abre seleção com 520 vagas de cursos superiores em cinco municípios do Acre

Publicado

em

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022 de cursos superiores do Instituto Federal do Acre (Ifac). São 520 vagas para os campus de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Para se inscrever, basta acessar o site https://web.ifac.edu.br/processoseletivo/, clicar em “Inscreva-se Aqui” e depois selecionar o item referente aos cursos de graduação. A seletiva será realizada com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. As inscrições seguem até o dia 18 de fevereiro.

De acordo com edital, a classificação dos candidatos será realizada com base na soma das notas obtidas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação, do Enem informado pelo candidato, no momento da inscrição.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 21 de fevereiro, após às 17h. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recurso deverão apresentar documentação no dia 22 de fevereiro. O resultado final e a convocação para matrícula serão publicados em 24 de fevereiro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vacinação em crianças indígenas começa no início de fevereiro no Acre

Publicado

em

A vacinação de crianças indígenas no Acre deve ser iniciada no começo de fevereiro. Os Departamentos Sanitários Indígenas estão capacitando vacinadores e recebendo os lotes da vacina pediátrica para então iniciar a campanha de imunização.

Mais de 6,4 mil crianças devem ser vacinadas. A Comissão Pró-Índio do Acre retomou os alertas acerca dos perigos da Covid-19 nas aldeias.

“Um novo tipo de coronavírus ainda mais transmissível está contaminando milhares de pessoas e aumentando os casos de Covid-19 no mundo. Txai, ainda não é hora de relaxar na prevenção: o uso de máscara, higienização das mãos com álcool/ água e sabão e o distanciamento social, continuam sendo medidas necessárias para não se contaminar.A vacinação para crianças está chegando nas aldeias, e todos devem tomar a vacina para estarem em segurança”, diz a mensagem de áudio veiculada nas comunidades.

Comentários

Continue lendo

Em alta