Bolívia

Em missão oficial da Câmara dos Deputados, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) participou nesta segunda-feira, na cidade de La Paz, na Bolívia, de reunião com autoridades dos ministérios da Saúde e da Educação bolivianos. Em companhia de integrantes da comissão do Mercosul e parlamentares brasileiros, a deputada acreana discutiu formas para alinhar a grade curricular das universidades bolivianas com as brasileiras objetivando facilitar o reconhecimento dos diplomas, a criação de cadastro nacional dos médicos formados na Bolívia para que possam ser inseridos no programa Mais Médico e tratou da estruturação do internato, correspondente à residência médica no Brasil.

Na reunião, Perpétua Almeida pediu ainda as autoridades bolivianas para que o governo crie uma comissão especial permanente envolvendo Congresso, ministérios da Saúde e Educação, universidades e alunos para acompanhar o nível de dificuldade enfrentado pelos brasileiros no país. Os representantes dos ministérios da Saúde e da Educação assumiram o compromisso de avaliar todas as nossas demandas e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos estudantes.

Perpétua Almeida saiu do encontro com a garantia das autoridades bolivianas que ministério da Educação vai disponibilizar a partir de julho no site do órgão informações para que os alunos possam acompanhar a tramitação da 1documentação, inclusive com a possibilidade de tirar dúvidas. Os estudantes poderão também denunciar nas unidades de transparência do país casos de multa e penalidades sofridos por erros cometidos pelas universidades.

O Ministério da Educação assumiu também o compromisso de que a partir de julho já vai ser entregue o diploma de imediato, no ato da prova de grado. A demora na entrega do certificado final, que mesmo já tendo acordado que seria de 3 a 6 meses, muitos alunos encontram dificuldades e esperam até um ano para receber os documentos.

O governo boliviano prometeu aumentar a fiscalização das universidades e punir os diplomas falsos. Na terça-feira, a comitiva estará na cidade de Santa Cruz para se reunir com os estudantes.

Da Assessoria

Comentários