fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Deracre culpa clima e solo pelas péssimas condições de estradas

Publicado

em

Estrada do Pacífico: Tráfego constante e pouca manutenção por parte do Estado do Acre - Foto: Alexandre Lima

Estrada do Pacífico: Tráfego constante e pouca manutenção por parte do Estado do Acre – Foto: Alexandre Lima

O diretor-presidente do Departamento de Estrada e Rodagem do Acre (Deracre), Ocirodo Oliveira Júnior, atribuiu os problemas nas estradas do Estado ao clima, ao solo e a falta de insumos para a obra. Na semana passada, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) classificou as rodovias como ruins e péssimas.

Diretor do DERACRE culpa o clima, solo e falta de insumos pela não conservação das BRs

Diretor do DERACRE culpa o clima, solo e falta de insumos pela não conservação das BRs

Segundo o Ocirodo Júnior, já foram gastos mais de R$ 1,5 bilhão com a construção de galerias, pontes e bueiros na BR-364, mas o clima chuvoso, mesmo no verão deste ano, estaria dificultando conclusão da obra.

“Temos um período muito curto de verão e neste ano foi atípico, porque choveu muito, mesmo no verão, então isso atrapalha. Ainda é preciso buscar fora do Estado pedra, cimento, o que dificulta. Tudo isso encarece o preço da obra”, falou o gestor.

O diretor-presidente do Deracre explicou que os trechos mais problemáticos ficam entre Feijó/Manuel Urbano, Feijó/Tarauacá e parte da estrada de Tarauacá a Cruzeiro do Sul.
“O solo da região é muito ruim e está em constante formação, o que também dificulta o trabalho”, afirmou.

O gestor disse que recursos existem e estão chegando, mas a burocracia acaba atrasando o recebimento do dinheiro, com isso os valores geralmente chegam no período chuvoso.

Ocirodo Júnior também rebateu a crítica relacionada a qualidade das obras, afirmando que toda a obra é aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A pesquisa realizada pela CNT informa que 60 quilômetros da BR 364 sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul estão completamente destruídos. Do total de 1.260 quilômetros pesquisados, 30,6% estão em péssimas condições, 53,5% estão ruins e 15,9% são consideradas regulares.

(Freud Antunes)

IMG_3831

Motoristas precisam fazer ‘malabarismos’ na BR para desviar dos buracos na BR 317 rumo ao Pacífco – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Rio Branco

Publicado

em

Por

Também estavam presentes o secretário de finanças e procuradores do Município

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam nesta quinta-feira, 18, visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A visita teve a finalidade de tratar de assuntos comuns entre as instituições. O Poder Judiciário do Acre e a Prefeitura de Rio Branco possuem muitos projetos em parceria. Um deles, é o Família Acolhedora. 

Também estavam presentes na reunião de hoje o secretário de Finanças, Wilson Leite, o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro e o procurador municipal, Waldir Gonçalves.

Com a visita, os representantes do Judiciário e do órgão municipal dialogaram ações administrativas para o ano de 2024.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo