Conecte-se conosco

Acre

Deracre e Consórcio avançam nas obras da Estrada da Variante, em Xapuri

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

Recém-batizada de Antônio Carlos Miranda, em homenagem a um tradicional morador das margens da rodovia AC-380, a até então Estrada da Variante tem os trabalhos iniciais da obra de pavimentação asfáltica que teve ordem de serviços dada no último mês de outubro em pleno andamento, de acordo com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).

Apesar das chuvas intensas que têm caído na região, o Consórcio Laranjeira tem avançado com a obra, segundo o Deracre. Quinze trabalhadores têm atuado na implantação e construção do canteiro de obras e cerca de 40 trabalhadores têm trabalhado na realização de serviços de limpeza da via, terraplanagem e, em breve, com a implantação da drenagem na estrada.

Inicialmente, estão sendo realizadas ações de limpeza mecanizada com retirada de atoleiros, remoção de resíduos nas margens e limpeza de drenos. Os trabalhos contam com a utilização de dois tratores de esteira que atuam de forma direta em oito quilômetros de extensão da via. Em 1,2 quilômetro, os trabalhadores se dedicam ao serviço de terraplanagem no intuito de garantir a conservação da via.

Tem sido feita, ainda, a regularização de subleito, execução de valetões e execução em 800 metros de sub-base. Para realização desses serviços há utilização de duas motoniveladoras, três rolos compactadores, duas escavadeiras hidráulicas, uma pá carregadeira, três tratores agrícolas com grade, seis caminhões basculantes e três caminhões irrigadores.

O trabalho visa garantir melhor escoamento das águas da chuva, além de propiciar melhorias na trafegabilidade da estrada e mobilidade para produtores rurais. Foram encaminhados os insumos necessários para realização dos serviços (pedra, areia e cimento) para em breve a implantação de bueiros.

“Essa obra gera emprego e renda no município de Xapuri, pessoas estão sendo contratadas para trabalhar na obra, além de fortalecer a economia local por meio de serviços de restaurantes, hospedagem e contratação de mais serviços”, diz o engenheiro responsável, Willyams Moraes.

Segundo Moraes, a pavimentação da estrada deve beneficiar mais de 20 famílias que vivem no Polo Agroflorestal Xapuri I e garantir mais mobilidade na região.

“A comunidade do Polo é uma das mais beneficiadas com essa obra pois vivem nessa região cerca de 15 a 20 famílias que precisam escoar a produção até o mercado municipal”.

De acordo com o presidente do Deracre, Petronio Antunes, os trabalhos têm seguido o cronograma proposto e os trabalhadores têm contribuído para que a obra prossiga em ritmo acelerado.

“Há 30 anos, os moradores de Xapuri aguardam por melhorias dessa rodovia e graças a emenda parlamentar do senador Márcio Bittar e comprometimento do governador Gladson Cameli temos seguido com o andamento da obra”, afirmou Antunes.

A AC-380 garante acesso e escoamento da produção local, além de ligar a cidade à BR-317. Em 2021, o governador Gladson Cameli destinou um pacote de R$ 140 milhões de reais em investimentos para a regional do Alto Acre, dos quais R$ 25 milhões são para a obra da Variante, destinados pelo gabinete do senador Márcio Bittar para asfaltamento dos 17,5 quilômetros da via.

Quem foi Antônio Carlos Miranda

Natural de Piumhi, Minas Gerais, o pecuarista Toninho Miranda é pai do ex-prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, que administrou o município entre os anos de 2013 e 2016. Ele chegou ao município em janeiro de 1988, depois de ter vivido em Rondônia.

Toninho Miranda era um dos moradores mais conhecidos da estrada que hoje leva o seu nome e um dos maiores entusiastas da sua pavimentação.

No ano passado, após vender sua fazenda em Xapuri, o pecuarista se mudou para o município de Juruena, em Mato Grosso, onde descobriu um câncer logo em seguida. Ele vinha se tratando da doença quando faleceu, no dia 6 de junho deste ano.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Comentários

Acre

Caso de briga em bar de Brasiléia tem registro na delegacia

Publicado

em

Uma briga quase generalizada ocorrida na noite deste domingo, dia 22, em um bar conhecido como Deck localizado na parte alta da cidade de Brasiléia, anexo a um posto de gasolina, tomou repercussão após vídeos serem publicados em redes sociais.

O vídeo mostra várias pessoas envolvidas na briga e se escuta vidros de garrafa e copos quebrado. Em outro, já mostra uma mulher ensanguentada com cortes no rosto chorando.

Foi informado que a mulher teve que ir ao hospital, onde foi atendida e teria realizado exames de corpo delito e também registrou o caso na delegacia. O Inquérito Policial está em andamento para descobrir o motivou as agressões.

Os vídeos estão registrados na delegacia e as pessoas envolvidas, serão intimadas para serem ouvidas pelo delegado plantonista.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Melhores Condições: Governo assina ordem de serviço e garante manutenção na estrutura do edifício da Tucandeira

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), assinou a ordem de serviço e fiscalização que garante a realização de reparos e manutenção no edifício do posto de fiscalização fazendária, a Tucandeira, localizado na BR-364, no município de Acrelândia. As obras serão executadas sob a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Os serviços vão desde manutenção preventiva à corretiva, como novos vasos sanitários, pisos e janelas, novos aparelhos de ar-condicionado e reforma dos quartos com revestimento de pintura para evitar infiltrações.

A iniciativa vai viabilizar a troca de vasos sanitários, pisos, janelas, aparelhos de ar-condicionado, reforma dos quartos com novos revestimentos de pintura para evitar infiltrações. Foto: Ascom/Sefaz

As obras visam, sobretudo, trazer qualidade de vida para os servidores e potencializar as ações de fiscalização no local. É o que explica o presidente do Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco/AC), Nicolas Aurélio, que também é auditor da Receita Estadual.

“Nós contribuímos para que o Estado possa fazer suas políticas públicas. Assim, queremos agradecer ao governo, por atender às nossas reivindicações. O plantão na Tucandeira corresponde a mais de 24h, uma vez que temos ainda o tempo de translado de ida e volta ao posto”, disse o representante do Sindifisco, ao ressaltar que, na pandemia, as atividades continuaram a ser realizadas sem prejuízo às fiscalizações.

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Fazenda em exercício, Elson D’Ávila. Foto: Ascom/Sefaz

De acordo com o secretário da Fazenda em exercício, Elson D’Ávila, o Estado tem buscado o equilíbrio fiscal e isso viabiliza as iniciativas de melhorias. “Tivemos algumas intercorrências por conta da pandemia, mas estamos retomando essa obra que, sem o devido equilíbrio fiscal, não teríamos condições de realizar”, enfatizou.

Fazer justiça social e equalizar o pagamento de impostos. Esses são alguns dos objetivos das fiscalizações realizadas na Tucandeira.

O evento contou com a presença de representantes da Sefaz e da Seinfra. Foto: Ascom/Sefaz

Para o secretário adjunto da Receita Estadual, Clóvis Gomes, a iniciativa nas obras de manutenção é mais um compromisso do governo do Estado. “Já trabalhei aqui e sei das dificuldades e transtornos, da distância da cidade. Agora, teremos um local mais salubre, que respeite as condições dignas de trabalho”, disse.

Participaram ainda do evento, representantes do Sindifisco, da Diretoria de Administração Tributária, da Divisão de Mercadorias em Trânsito e da Seinfra. Atualmente, prestam serviço na Tucandeira 24 auditores da Receita Estadual.

Comentários

Continue lendo

Acre

Qualidade de Vida: Adolescente com encefalopatia crônica recebe cadeira de rodas adaptada em Assis Brasil

Publicado

em

Visando promover a acessibilidade e a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, em dezembro do ano passado, a maior aquisição de cadeiras de rodas da história. De lá para cá, a distribuição do equipamento vem sendo realizada mediante ao fluxo de prioridades, beneficiando pessoas com problemas de locomoção de todos os municípios acreanos.

O governo adquiriu 563 cadeiras de rodas que estão sendo distribuídas pelo estado. Foto: cedida

Em Assis Brasil, um dos beneficiados foi o adolescente Max Fernando Cardoso, de 13 anos. Ele nasceu com encefalopatia crônica evolutiva e precisava do equipamento para que os pais o pudessem levar para a escola. A entrega foi feita pela secretária da pasta, Paula Mariano.

“Os pais do Max fizeram a solicitação junto à Rede da Pessoa com Deficiência da nossa secretaria. Juntou-se toda a documentação e no sábado, 22, estivemos lá para fazer a entrega. Sabemos da importância de uma cadeira adaptada como essa para pessoas como o Max, que agora, além de poder se locomover com a família, vai poder usufruir de uma qualidade de vida”, destacou Paula Mariano.

O jovem tem encefalopatia crônica evolutiva desde que nasceu. Foto: Odair Leal/Secom

Esse equipamento conta com encosto de cabeça, braços e pés, e seu assento é ajustável. Contribui diretamente em prol da saúde e do bem-estar do paciente a curto, médio, e longo prazo, permitindo adequar a postura, sustentar, retificar, corrigir, e prevenir dores, complicações, e outras doenças.

Comentários

Continue lendo

Em alta