fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Desmatamento na Amazônia aumentou 406% em 2018

Publicado

em

O índice apresentou uma redução em novembro de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017.

Jornal Opinião - Com Marcelina Freire

Foram 287 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal no mês de novembro, o que representa um aumento de 406% em relação a novembro de 2017 quando o desmatamento somou 57 quilômetros quadrados, foi apontou o boletim de desmatamento legal do Instituto Imazon divulgada na quarta-feira, 2.

O estado que mais desmatou em novembro de 2018, foi o Pará com 63% do total área derrubada, seguido do Amazonas, 12%, Rondônia 9%, Mato Grosso 7%, Roraima 5%, o Acre último na lista 4%.

Apesar de ocupar o último no ranking do desmatamento, o estado acreano desmatou o equivalente a 13 quilômetros quadrados de floresta. Já o Pará derrubou 182 quilômetros quadrados de área florestal.

Além do desmatamento, o estudo também revelou dados referentes a áreas degradadas. Neste caso, o índice apresentou uma redução em novembro de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017.

“As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 11 quilômetros quadrados em novembro de 2018, apresentando uma redução de 73% em relação a novembro de 2017, quando a degradação florestal detectada totalizou 40 quilômetros quadrados”, informou o Instituto.

O Acre, neste cenário ocupa a penúltima posição com 4% de floresta degradada, o estado que mesmo degradou neste período foi Rondônia com 1%. Já Mato Grosso 46% e Pará 28% foram os que mais degradaram.

Maioria dos desmatamentos ocorreram em áreas particulares

Segundo o Imazon, em novembro do ano passado a maioria (53%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em assentamentos (37%), Terras Indígenas (5%) e Unidades de Conservação (4%).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo