fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Publicado

em

‘Podemos pensar diferentes, mas não precisamos transformar isso em uma guerra’

Dimas Gurgel

Conheça grandes mulheres da Política nacional.

A senadora Ana Amélia foi anunciada na quinta-feira (2) como candidata a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). A parlamentar do PP do Rio Grande do Sul estava entre os nomes cotados desde que o empresário Josué Alencar, do PR, rejeitou o convite. O anúncio foi feito pelo candidato tucano.

A indicação da senadora consolida a formação de uma ampla aliança em torno de Alckmin, composta até o momento por nove partidos, parte deles do centrão, um grupo de centro-direita que inclui o PP de Ana Amélia. Além de somar mais tempo de propaganda na rádio e TV, a figura da senadora representa um nome de perfil mais conservador à campanha do tucano, sinalizando a busca por um eleitorado que hoje se concentra em torno do nome do deputado e capitão da reserva Jair Bolsonaro, candidato ao Planalto pelo pequeno PSL.

O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, escolheu a senadora Kátia Abreu (TO) como candidata a vice-presidente.

O anúncio oficial será feito na manhã desta segunda-feira (6), na sede nacional do PDT, em Brasília.

Com apenas o apoio de um partido em sua coligação, o nanico Avante, Ciro optou por uma solução caseira, já que a senadora trocou o MDB pelo PDT em abril.

Política passa a amizade…

Todos nós temos a liberdade de nos pronunciar segundo rege a Carta Magna deste País, mas com respeito, vejo algumas discussões que nada tem haver com a boa Política, Calma, podemos pensar diferentes, mas não precisamos fazer disso uma guerra.

Pagando uma conta que não é dele

O candidato ao governo Marcos Alexandre, vem sentindo o peso da rejeição onde passa, sobretudo na região do Alto Acre, devido sua sigla partidária pela qual está preso seu maior Líder, Marcos mesmo que tente, vem enfrentando dificuldades em se aproximar da massa.

Ninguém serve a dois senhores

Alguns dias após estar presente na convenção que homologou o nome do Coronel Ulysses (PSL) como candidato a governador, pela qual Márcio rasgou elogio ao militar, o emedebista Márcio Bittar  foi ao evento que oficializou a candidatura do progressista Gladson Cameli ao Palácio Rio Branco, na noite deste sábado, 04, no Sesc-Bosque. É um caso raro de um candidato a senador com dois candidatos a governador. 

Em off, eles assumem!

Para o povo o discurso é um, internamente é outro, com argumentos fajutos, alguns defensores assíduos do atual governo já admitem,que a transição só não ocorrerá se houver um milagre, um milagre, parece que alguns voltaram até a crer em Deus. 

A voz do povo é a voz…

Parece que as pesquisas apontam cada vez mais para uma direção em relação ao governo do estado do Acre, os dias passam, o tom da campanha aumenta, mas diz o velho ditado ‘A voz do povo é a voz de Deus’

Nomes novos

Na eleição deste ano, não vai faltar nomes novos, sobretudo para concorrer a função pública de deputado estadual, o povo poderá reclamar de tudo, menos de falta de opção, logo é bom analisar.

Palavras de Major

“Nós vamos devolver a tranqüilidade às famílias. Não vão ter um governador que vai culpar o governo federal pela insegurança”, afirmou.

ENTREVISTA

Terezinha Ribeiro Flores atual secretaria municipal de saúde de Epitaciolândia.

Principais Dificuldades?

R: – Recursos humanos não qualificados.

– Estrutura Física Inadequada.

– Recursos Financeiros Incompatível com a demanda dos ESF para a execução das políticas de Saúde no Município.

– Assistência Farmacêutica com os recursos insuficientes.

– Deficiência no transporte sanitário.

Ações?

R: – Melhoria da rede de Física das UBSs com reforma, construção e ampliação.

– Quadro Médico ampliado com especialistas (Endocrinóloga, Cardiologista e Pediatra).

– Realização de Exames de Ultrassonografia, diminuindo o fluxo de atendimento na Fundação Hospitalar do Estado, dando assim comodidade e resolutividade nas condições de saúde dos usuários.

– Fornecimento de Equipamentos adequados na Rede Básica de Saúde, ofertando condições de trabalho para os profissionais e uma melhor qualidade nos serviços aos usuários.

– Realização de atendimento Itinerante, oferecendo os serviços de Saúde nas áreas de difícil acesso e sem cobertura.

– Melhoria dos serviços dos Programas NASF e CAPS.

Parcerias?

R: – Os Principais Parceiros são: Exercito ANVISA, HCRC, Secretaria Estadual de Saúde, Bombeiros, MP e demais Secretarias Municipais.

Como foi encontrada a pasta?

R: Tratando-se de Saúde pode-se dizer que de um modo geral o quadro da Secretaria estava em total decadência.

– Quadro de servidores em disfunção e desordenados e sem qualificação para exercer as funções que lhes eram cabíveis.

Estrutura da Secretaria…

R: Secretário, Conselho Municipal de Saúde, Divisão de Administração, Assessoria de Planejamento. Estruturação de acordo com cada Programa.

Avanços…

R: – Organização e Melhorias nas estruturas da UBSs.

– Reconhecimento dos Indicadores Pactuados em 2017.

– Elogios por conta dos 100% de cobertura das estratégias da Saúde da Família.

– Melhoria na Cobertura Vacinal a nível de Estado.

– Aumento da Frota do Transporte Sanitário.

– Equipamentos novos para os Gabinetes Odontológicos.

– Capacitação dos Profissionais para o exercício da função.

– Constante abastecimento de Medicamento e Insumos hospitalares e Odontológicos.

Capacitação?

R: – Foram várias, tanto na área administrativa como operacional das funções.

– Tivemos 04 Conferencias de Saúde.

Atendimento ao Público…

R: Temos dados prioridades. Orientamos aos nossos profissionais quanto ao acolhimento aos usuários como parte essencial do nosso trabalho, quanto ao atendimento com respeito, profissionalismo e qualidade.

Considerações finais.

Diante do exposto, podemos afirmar que as mudanças na operacionalização e execução dos planejamentos e ações da Saúde hoje em Epitaciolândia são visíveis.

  • Temos uma equipe comprometida, avançamos muito, tanto na parte ambulatorial como nos serviços e educação e Saúde. Temos procurado fazer a prevenção através de palestras, acompanhamento e cuidado, fortalecendo o SUS e a Saúde como um todo.

Nos colocamos a Vossa disposição para uma visita as nossas UBSs, para afirmação e comprovação das Informações. Obrigado.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Após perder o bebê, jovem vítima de acidente grave em Brasiléia não sobrevive na UTI de Rio Branco

Publicado

em

Grave Acidente em Brasiléia Resulta em Trágica Perda de Jovem Grávida após Luta na UTI

Na última sexta-feira, dia 26 de abril, Evelyn Dias Vitória Carioca, uma jovem de 17 anos, filha de Sandré Elias Teixeira, foi a óbito após uma árdua batalha na UTI do Hospital da Capital, Rio Branco.

O trágico incidente remonta ao fatídico dia 17 de março, quando um grave acidente envolvendo duas motocicletas ocorreu no bairro Ferreira Silva, na parte alta da cidade de Brasiléia. Entre os feridos, estavam quatro jovens, todos impactados pela violência do choque.

Lucas Pereira Melo, de 22 anos, sofreu fraturas graves na tíbia e fíbula, sendo considerado o mais crítico dos casos. Paulo Henrique Barbosa, de 18 anos, registrou uma fratura no pé esquerdo. Evelyn Dias Vitória Carioca, então grávida, enfrentou uma fratura na tíbia e em um dos pés. Além deles, uma menor de 15 anos, identificada apenas como A. K. S., sofreu cortes na cabeça e escoriações pelo corpo.

O socorro foi imediato, com todas as ambulâncias disponíveis de Brasiléia e Epitaciolândia sendo acionadas para prestar os primeiros socorros e transferir os feridos para o Hospital Regional do Alto Acre. Entretanto, diante da gravidade dos ferimentos, três dos envolvidos, incluindo Lucas e Evelyn, foram encaminhados para a Capital.

O caso de Evelyn foi particularmente delicado. Além das lesões físicas decorrentes do acidente, a perda do bebê agravou ainda mais sua condição. Ao longo de aproximadamente um mês e uma semana, Evelyn lutou bravamente na UTI, enfrentando não menos que oito cirurgias. Durante esse período, familiares e amigos mobilizaram campanhas de doação de sangue em seu nome, na esperança de contribuir para sua recuperação.

No entanto, na sexta-feira, a triste notícia pegou a todos. Apesar de todos os esforços da equipe médica e do apoio de familiares e amigos, Evelyn não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A causa do acidente ainda está sendo investigada pelas autoridades policiais, que buscam esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia. Entre as hipóteses em análise estão uma possível invasão de preferencial e uma tentativa de ultrapassagem que resultou em uma colisão frontal entre as motocicletas.

Em dialogo com familiares de Evelyn, foi repassado a nossa equipe do Jornal OAltoAcre que os mesmos estão mobilizando uma nova campanha, desta vez, para trazer o corpo da vitima para a cidade de Brasiléia além dos custeios para os mantimentos.

Veja a matéria do acidente:

Acidente envolvendo duas motos registra vários feridos em Brasiléia; um em estado grave

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo