Dividido, PT acreano enfrenta eleições internas em novembro deste ano

Da redação, com Fábio Pontes Depois de longos anos de hegemonia completa dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), com o poder de definir todos os rumos do partido e os espaços no governo, a Democracia Radical (DR) vê crescer dentro da legenda o número de...

0

Da redação, com Fábio Pontes

Depois de longos anos de hegemonia completa dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), com o poder de definir todos os rumos do partido e os espaços no governo, a Democracia Radical (DR) vê crescer dentro da legenda o número de grupos que optou por enfrentá-la.

Com este quadro, a DR enfrentou certa dificuldade para definir sua chapa e inscrevê-la para o processo de eleição interna, que no dia 10 de novembro escolherá o novo presidente do PT.

Seu principal adversário, a Democracia Socialista (DS) não encontrou barreiras para consolidar a candidatura. Já na manhã desta segunda-feira apresentou o deputado federal Taumaturgo Lima como o candidato. À imprensa, o parlamentar defendeu a abertura do diálogo dentro do PT, numa clara insatisfação com os rumos tomados pela atual presidência.

A DR esteve reunida até a tarde desta segunda para os últimos detalhes de sua chapa, que terá Ermício Sena à frente. No sábado ele teve reunião com o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre para obter o apoio das principais estrelas petistas.

A DR se viu às voltas no fim de semana com a candidatura surpresa do deputado federal Sibá Machado. Ele é apoiado pela Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária petista. Sibá conta com o aval da cúpula nacional da CNB para disputa. Informações dão conta de que o grupo dele está trabalhando para inscrever a chapa.

Outra surpresa pode ser a entrada da tendência PT para Todos, que tem entre os organizadores da candidatura os militantes Nilton Cosson e Cláudio Ezequiel. O prazo para a inscrição das chapas vai até as 20h. Caso Sibá e PT para Todos confirmem participação, esta pode ser uma das eleições petistas no Acre com o maior número de candidatos.

Comentários

Assuntos desta notícia