Conecte-se conosco

Geral

Educação inicia processo de matrículas na rede estadual de ensino

Publicado

em

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) abriu o calendário de matrículas para o ano letivo de 2022. O processo se iniciou no último dia 3, com a renovação de alunos que já estão na rede, e o prazo se encerra no dia 31 de março, com a confirmação e validação das transferências internas solicitadas de maneira online.

Para os alunos que já estão dentro da rede de ensino, a renovação de matrículas se encerra no dia 28, sexta-feira. Já a solicitação online de matrículas para alunos novos da educação básica, aqueles que ainda não estão na rede, inicia-se no dia 17, segunda, e se estende até o dia 28.

Em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, as solicitações de transferências serão feitas online. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Esse também é o prazo para a solicitação de transferência interna para os alunos que já estão na rede, mas desejam pleitear uma vaga em escola diferente de onde se encontram matriculados atualmente.

Já o envio das listas dos alunos que serão encaminhados das escolas municipais para as estaduais e o envio das listas dos que serão encaminhados para outra escola dentro da própria rede estadual de ensino (aqueles que mudarão de modalidade, do ensino fundamental para o médio, por exemplo), deve ser feito entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

Pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário de matrículas. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A confirmação e a validação das matrículas dos alunos que foram encaminhados das escolas municipais para as estaduais e a confirmação e validação das matrículas dos alunos que foram encaminhados para as escolas da própria rede estadual devem ser feitas entre os dias 3 e 9 de março.

Já a confirmação e validação das matrículas dos alunos novos, que ainda não estão na rede e que foram solicitadas de forma online deve ser feita entre os dias 14 e 18 de março. Por outro lado, a confirmação e a validação das transferências internas solicitadas online devem ser feitas entre os dias 29 e 31 de março.

Vagas para todos

A partir do calendário de matrículas, o chefe do Departamento de Gestão de Redes da SEE, Aberson Carvalho, garante que há vagas para todos os alunos. Tanto para aqueles que estão estudando quanto aqueles que não estão na rede estadual, como os alunos que estão migrando das redes municipais, alunos de escolas particulares e até mesmo quem está vindo de outros estados.

“A SEE tranquiliza todos, temos vagas para todos os alunos, com um planejamento que universaliza o acesso. Muitas vezes não se atende no bairro em si, mas se pode atender na escola do bairro vizinho e, com o quantitativo de vagas oferecido, cobriremos toda a rede estadual e daremos conta de toda a demanda”, afirma o gestor.

Aberson Carvalho: “Temos vagas para todos”. – Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Por isso, o gestor garante que o processo de matrículas será realizado da forma mais tranquila possível, sem filas e sem a necessidade de espera. “Vamos fazer uma campanha de conscientização do calendário para que pais e responsáveis possam fazer a matrícula da forma mais tranquila e cômoda possível”, diz.

Carvalho garante que foi feito todo o ordenamento da rede e as escolas cujos alunos concluem uma etapa de ensino estão sendo direcionadas para outra de uma etapa posterior dentro do mesmo bairro ou da mesma região. “É importante frisar que os alunos que não concluem suas etapas de ensino renovam suas matrículas nas próprias escolas”, frisa.

Em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, as solicitações de transferências estão sendo realizadas de forma online, pelos pais e responsáveis, e nos demais municípios tanto a renovação quanto as solicitações de transferências se dão nas próprias escolas. “Por isso é importante que os pais fiquem atentos a esse calendário”, destaca.

Veja o calendário completo de matrículas

Etapas de Matrícula da EJA –  Educação de Jovens e Adultos INÍCIO TÉRMINO
I Renovação de matrículas dos alunos das escolas públicas Estaduais na Modalidade EJA. 03/01/2022 28/01/2022
II Matrículas para alunos novos na Modalidade EJA. 01/03/2022 01/04/2022
Etapas de Matrícula da Educação Básica Zona Urbana INÍCIO TÉRMINO
III Renovação de matrículas dos alunos da Rede Pública Estadual de ensino, na própria escola. 03/01/2022 28/01/2022
IV Solicitação online de matrículas para alunos novos da Educação Básica (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) 17/01/2022 28/01/2022
V Solicitação online de transferência interna para os alunos da rede que desejam pleitear vaga em escola diferente da que se encontra matriculado. 17/01/2022 28/01/2022
VI Envio das listas dos alunos que serão encaminhados das escolas municipais para escolas estaduais. 21/02/2022 25/02/2022
VII Envio das listas dos alunos que serão encaminhados para outra escola dentro da própria Rede Estadual. (alunos que mudarão de seguimento de ensino) 21/02/2022 25/02/2022
VIII Confirmação e validação das matrículas dos alunos que foram encaminhados das escolas municipais para escolas estaduais. 03/03/2022 09/03/2022
IX Confirmação e validação das matrículas dos alunos que foram encaminhados para as escolas da própria rede estadual. 03/03/2022 09/03/2022
X Confirmação e validação das matrículas dos alunos novos que foram solicitadas online. 14/03/2022 18/03/2022
XI Confirmação e validação das transferências internas solicitadas online. 29/03/2022 31/03/2022

 

Comentários

Geral

Prefeitura monta ponto de vacinação da covid-19 na Praça Edmundo Pinto com 1ª, 2ª e dose de reforço.

Publicado

em

Por Assessoria

O prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Sergio Mesquita, visitaram o posto de vacinação da covid-19, que está funcionando na Praça Edmundo Pinto em frente a Escola Joana Ribeiro Amed.

Com o crescente número de pessoas contaminadas com a covid-19 nas primeira semanas de janeiro a secretaria de Saúde está aumentando a oferta de serviços relativos a doença.

Além de pontos de vacinação, a prefeitura tem colocado UBSs, de plantão nos finais de semana para atender a alta demanda de pessoas com sintomas da covid-19 e síndromes gripais.

Segundo informou o secretárioque para que todos possam se ver livre da covid-19 só tem uma caminho a imunização através da vacina.

“Estamos intensificando para que todos possam tomar as doses completas da vacina, sóassim vamos nos livrar desse vírus, além disso recomendamos ainda que as pessoas permaneçam tendo cuidados de segurança e prevenção, estamos realizando os testes rápidos no Posto Sentinela, situado na rua Tarauacá paralelo com a Avenida Amazonas no Bairro Leiberdade.”

O Prefeito afirmou que a prefeitura está reforçando suas equipes para atender o maior número de pessoas por dia.

“Estamos reforçando nossas equipes e colocando pontos de vacinação da covid-19 para que todos que ainda não tomaram as doses necessessárias possam se imunizar, só assim vamos nos ver livres do coronavirus, além disse estamos adquirindo mais testes rápidos e estamos mantendo UBSs de plantão nos finais de semana para que possa atender a alta demanda de pessoas com sintomas da covid ou gripe.” Destacou Sérgio Lopes.

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura e Paróquia realizam Torneio de São Sebastião em Epitaciolândia

Publicado

em

Por Assessoria

A prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria de Cultura e Esportes, em parceria com a Paróquia realizaram o Torneio de São Sebastião e alusão a Festa do Padroeiro de Epitaciolândia.

Segundo Informo Joãozinho Ferreira, Secretário Municipal de Cultura e Esportes, participaram da competição 22 equipes sendo 16 Masculino e 06 na categoria feminino.

Na final ficou com o título na categoria Masculino Praia Club em 1° lugar e Getaf vice-campeão, no feminino Atlético Xapuriense equipe campeã e Nova Vida da Bolívia ficou com o segundo lugar.

Além da premiação com troféus e medalhas a prefeitura fez a premiação em dinheiro para os times vencedores.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policia Civil prende foragido da justiça acusado de porte ilegal de arma de fogo, roubo e rompimento de equipamento de monitoramento em Rio Branco

Publicado

em

Ascom/Polícia Civil do Acre

Na manhã desta terça-feira, 25, a Policia Civil prendeu em uma residência localizada na Rua México, bairro Habitasa, o foragido da justiça B.M.O de 22 anos. Ele é acusado pela prática de crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo e cumpria pena em regime monitorado, porém, em agosto do ano passado cortou o equipamento de monitoração e se colocou na condição de foragido da justiça.

O trabalho investigativo da equipe da Delegacia de Combate a Roubos Extorsões (DCORE) identificou o paradeiro do foragido e na manhã desta terça-feira, logrou êxito na prisão do individuo por força de mandado judicial.

O preso foi conduzido à delegacia para procedimento praxe e em seguida colocado novamente à disposição da justiça. De acordo com a autoridade policial é provável que o foragido tenha regressão de regime de cumprimento de pena em decorrência da infração e passará a cumprir a pena em regime fechado.

Comentários

Continue lendo

Em alta