Conecte-se conosco

Flash

Educação reúne comitê para alinhar proposta de retorno às aulas presenciais

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) reuniu na tarde desta segunda-feira, 16, o comitê de volta às aulas presenciais, para alinhar alguns pontos da proposta apresentada pela pasta.

O grupo é composto por representantes da SEE, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), do Ministério Público (MPAC), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Conselho de Diretores das Escolas Públicas do Acre (Codep).

Reunião de alinhamento da proposta de retorno às aulas presenciais. Foto: Clícia Araújo/SEE

Cabe ao comitê orientar e monitorar o processo de retorno às aulas presenciais nas unidades da rede estadual e avaliar as ações implementadas, propondo ajustes nas estratégias, frente aos resultados identificados.

Diante da proximidade do retorno às atividades presenciais, previsto para setembro, foi analisado cada ponto da proposta referente à organização e higienização dos espaços, horários e aquisição de equipamentos de proteção, como máscaras e o uso de álcool em gel, entre outros.

O retorno presencial está previsto para as turmas de 1º , 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, de forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e remotas.

“Em pesquisa realizada sobre a volta às aulas, incluímos participantes tanto da área urbana quanto da rural. Entre os entrevistados, 55,2% querem o retorno presencial e aí trouxemos a proposta da presencialidade para ser analisada”, explicou diretora de Ensino da SEE, Denise dos Santos.

O retorno presencial está previsto para o mês de setembro para as turmas de 1º ano, 5º ano e 9º do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, de forma híbrida. Foto: Clícia Araújo/SEE

As escolas já possuem alguns materiais de proteção além dos que ainda vão receber da SEE, para reforçar a segurança do retorno dos alunos e de toda a comunidade escolar.

Os gestores das escolas estaduais estão passando por capacitação sobre os protocolos sanitários para preparar as escolas e as equipes escolares para um retorno seguro.

“A SEE já assinou o contrato e estamos aguardando todos os equipamentos de proteção como tapetes sanitizantes, álcool em gel borrifadores e máscaras para distribuirmos por toda a rede. Todos os itens que foram exigidos já fizemos o processos licitatório e estamos adquirindo”, pontuou o diretor de Gestão, Aberson Carvalho.

As equipes das escolas estão recebendo capacitação para um retorno seguro. Foto: Clícia Araújo/SEE

O comitê terá ainda outras reuniões para firmar os acordos do plano de retorno atendendo todas as exigências de proteção dispostas.

Comentários

Flash

Bandeira tarifária continua verde na conta de luz dos acreanos no mês de outubro

Publicado

em

A bandeira tarifária para o mês de outubro segue verde, confirmou nesta sexta-feira (30) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que as condições de geração de energia no País estão boas, sem necessidade de acionar usinas que geram energia mais cara.

A Agência diz que vem constantemente aprimorando o mecanismo de bandeiras tarifárias para que os consumidores tenham cada vez mais conhecimento sobre as condições de operação do sistema interligado nacional e sinais de preços corretos, no momento certo, para que possam tomar as melhores decisões de consumo. A bandeira verde para o mês de outubro implica em custo adicional zero para os consumidores e reflete um nível satisfatório de nossos reservatórios, no momento em que nos aproximamos do fim do período seco.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica, especialmente quando as condições de geração não são favoráveis.

Ainda segundo a Aneel, as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Antes, ele não sabia que a energia ia ficar mais cara no mês. Só descobria depois, na fatura. Agora ele sabe e pode se programar. Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de energia.

Comentários

Continue lendo

Flash

IPEC/TV Acre: Gladson tem 53% contra 24% de Jorge Viana e pode vencer no 1° turno

Publicado

em

A última pesquisa do Instituto IPEC, encomendada pela Rede Amazônica divulgada nesta sexta-feira, 30, mostrou que o candidato à reeleição ao governo, governador Gladson Cameli (Progressistas), se mantém na liderança com 53% das intenções de voto, seguido do candidato, ex-senador Jorge Viana (PT) que pontuou 24%.

Em seguida, vem a deputada federal Mara Rocha (MDB), com 9% .O senador licenciado Sérgio Petecão (PSD), vem em quarto com 8%, o senador Márcio Bittar (UB) tem 4%. David Hall (AGIR) e Nilson Euclides do PSOL não pontuaram.

Cenário de 2° turno

A pesquisa mostrou que em um eventual segundo turno o candidato Gladson Cameli lidera com 62% das intenções de votos, seguido por Jorge Viana que pontuou 29%. Brancos e nulos somam 6%, não souberam ou não opinaram 2%.

O Instituto ouviu 800 pessoas entre 28 a 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AC – 04487/2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Comentários

Continue lendo

Flash

Assis Brasil realiza última e maior motocarreata em apoio a Gladson Cameli

Publicado

em

Vereadores e prefeito de de Assis Brasil, Jerry Correia, participaram da motocarreta.

A cidade de Assis Brasil, localizada na fronteira do Acre com o Peru, recebeu a última motocarreata em prol do candidato a reeleição, Gladson Cameli (PP), realizada na tarde desta sexta-feira, dia 30, antevéspera das eleições que acontece neste domingo, dia 2 de outubro.

Centenas de motos e carros, deram início na parte alta da cidade, passando pelos bairros e principais ruas e avenidas. O evento contou com a participação de vários candidatos da regional do Alto Acre, liderado pelo prefeito Jerry Correia (PT).

“Nunca havia visto uma motocarreata desse tamanho”, disse um dos moradores que foi para a praça central observar. Em tempo, o governador vem realizando muitos investimentos no município, fato esse que os moradores estão agradecidos junto com o gestor.

“O Gladson está colhendo os frutos do que vem plantando. Acreditamos que está realizando um bom governo e o povo vem retribuindo em forma de apoio e carinho”, disse um morador local.

Comentários

Continue lendo

Em alta