O recadastramento biométrico, que permite identificar o eleitor por meio de suas impressões digitais, é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco. Quem não o fizer terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Com o cancelamento o eleitor não poderá  tirar documento de identidade ou passaporte, solicitar CPF, tomar posse em cargo público, fazer inscrição em universidades, obter empréstimos em bancos oficiais e pode ainda ter dificuldades para obter benefícios sociais do Governo Federal como bolsa família, entre outros.

Para evitar transtornos o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recomenda aos eleitores que procurem um dos seis postos de atendimento do Tribunal e realize o recadastramento. O prazo final é fevereiro. Após o fim do prazo só será possível  regularizar a situação a partir do mês de novembro, após as eleições, quando será necessário ainda efetuar pagamento de multa.

 

Faltando pouco mais de 40 dias úteis para o final do prazo para o recadastramento biométrico na Capital, apenas 150 mil eleitores, de um total de 230 mil, fizeram o recadastramento, o que representa 65% do eleitorado revisado. Esse numero é considerado baixo pelo TRE, e pelas projeções do Tribunal mais de 45 mil eleitores terão seus títulos cancelados, o que representa cerca de 20% do eleitorado de Rio Branco.

 

Pontos de Atendimento

 

Para fazer o recadastramento é necessário que o eleitor leve um documento com foto e informe o endereço residencial completo. Eleitores do sexo masculino que irão tirar o título pela primeira vez devem apresentar certificado de reservista.

Os eleitores podem procurar os pontos de atendimento do Tribunal de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no prédio do TRE-AC, no centro, próximo ao Terminal Urbano;  no Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente ao TRE-AC; no Detran, em frente ao 7º BEC; na OCA – Central de serviço Público, no Centro de 7h às 17h.

No shopping o atendimento é feito das 10h às 22 horas, de segunda a sábado, e de 12h às 22h aos domingos. O atendimento móvel com uso de ônibus é feito em pontos estratégicos de Rio Branco. O Tribunal está ainda realizando o recadastramento biométrico aos sábados, no prédio da Avenida Ceará n. 861, no Centro, próximo ao Terminal Urbano,de 8h às 12 horas.


Ascom  TRE-AC

Vanessa Alves

Comentários