fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Em Cobija, forças de segurança do Acre e da Bolívia incrementam estratégias de enfrentamento às organizações criminosas 

Publicado

em

Com o propósito de avaliar os resultados das operações das forças de segurança acreanas e bolivianas no combate e prevenção a crimes transfronteiriços, bem como definir novas ações, conforme Carta de Intenções firmada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Nacional Boliviana (PNB), o secretário Paulo Cézar Rocha dos Santos esteve reunido, na tarde desta segunda-feira, 1, na cidade de Cobija, Departamento de Pando, com o vice-ministro de Justiça Cidadã daquele país, Carlos Eduardo Del Castillo.

Para o encontro, que também contou a participação do juiz de direito Clóvis Lodi, titular da Vara Criminal da comarca de Brasileia, da promotora de Justiça Pauliane Sanches, da mesma comarca, de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e autoridades da segurança pública da Bolívia, Paulo Cézar esteve acompanhado do coordenador de Operações da Sejusp, coronel Glayson Dantas.

Durante a reunião, as autoridades brasileiras e bolivianas estreitaram entendimentos relativos a operações conjuntas contra o roubo de veículos, sobre a flexibilização da extradição de integrantes de organizações criminosas, o acesso aos bancos de dados criminais, a política de difusão desses dados e o compartilhamento de tecnologias de identificação de criminosos foragidos e de veículos roubados ou furtados.

Ao final do encontro, o titular da Sejusp convidou o vice-ministro Carlos Eduardo Castillo para conhecer as ferramentas tecnológicas desenvolvidas para uso das forças de segurança,  bem como franqueou treinamento e capacitações para as forças de segurança da Bolívia.

“Foi uma reunião muito objetiva e esclarecedora, pois consolidou entendimentos importantes para o fortalecimento das ações integradas de enfrentamento à criminalidade em áreas fronteiriças”, avaliou Paulo Cézar.

O encontro de Cobija atende às deliberações do Comitê Integrado de Fronteira, instituído por meio de carta de intenções, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, em abril deste ano. O Comitê tem por finalidade integrar as estratégias e ações das forças de segurança da Bolívia e do Estado Acre no combate aos crimes transfronteiriços.

Comentários

Continue lendo

Geral

Acidente no Residencial Santo Afonso deixa motociclista ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (16), um grave acidente chocou moradores do Residencial Santo Afonso, situado no Segundo Distrito de Rio Branco. O motociclista identificado como Waldemir Bragança da Silva, 52 anos, ficou gravemente ferido após desviar de um aluno e colidir em um buraco na rua Eleonora de Moraes.

De acordo com relatos de testemunhas, Waldemir trafegava em uma motocicleta modelo Honda/Bizz de cor branca, quando se viu obrigado a desviar de um aluno de um colégio militar que atravessava a rua. No entanto, ao tentar evitar a colisão, perdeu o controle do veículo e chocou-se violentamente contra um buraco. O impacto foi tão intenso que o motociclista foi arremessado a uma distância de 5 metros, enquanto a moto derrapava sobre o asfalto.

Populares que presenciaram o acidente prontamente prestaram auxílio a Waldemir e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros socorros, mas diante da gravidade do quadro clínico, foi necessário o acionamento de uma ambulância avançada para estabilizar a vítima.

Com múltiplos ferimentos, incluindo clavícula e costelas quebradas, além de suspeita de pneumotórax devido a um possível pulmão perfurado, Waldemir foi encaminhado às pressas para o pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é considerado grave, requerendo uma avaliação mais detalhada no hospital.

A área do acidente foi isolada pela Polícia Militar do Batalhão de Trânsito, que aguardou a chegada da perícia para os procedimentos necessários. Após as investigações, a motocicleta envolvida no acidente foi removida do local. As autoridades seguem apurando as circunstâncias do ocorrido.

Comentários

Continue lendo

Geral

Provas teóricas, de atualização e reciclagem serão realizadas no novo prédio do Detran em Rio Branco

Publicado

em

A partir da próxima segunda-feira, 15, candidatos e condutores de Rio Branco que precisam realizar as provas de primeira habilitação ou atualização devem se dirigir ao novo prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para realizar os testes teóricos.

A partir da próxima segunda-feira, 15, as provas passam a ser realizadas no novo prédio do Detran. Foto: Renato Beiruth/Detran

O serviço, realizado por empresa credenciada, ainda estava sendo prestado na antiga Unidade de Veículos do órgão, localizada no bairro Estação Experimental. Agora, as provas serão realizadas em um novo ambiente, equipado com computadores modernos e capazes de fazer reconhecimento facial.

“A prova teórica era o serviço que faltava ser transferido para este novo prédio. Assim, abertura de processos, exames e prova teórica passam a ser totalmente realizados em nossa sede e as pessoas não precisam se deslocar a outros endereços”, informa a presidente do Detran, Taynara Martins.

A prova teórica de legislação, meio ambiente, primeiros-socorros e mecânica é uma exigência legal e aplicada para os candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Condutores com habilitação vencida há mais de cinco anos realizam a prova de atualização.

Há outros testes para condutores, aplicados a quem realizou cursos especializados e até àqueles que cumpriram suspensão do direito de dirigir.

Serviço

 A nova sede do Detran em Rio Branco está localizada da Estrada Dias Martins, 894 (prédio da antiga Faao), no prolongamento da Avenida Ceará.

Comentários

Continue lendo

Geral

A caminho da condenação: Dupla que executou motorista de aplicativo na gameleira vai a júri popular

Publicado

em

Ao proferir a sentença de pronúncia o juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditor Militar Alesson Braz, escreveu que, a acusação reúne os elementos mínimos necessários capazes de autorizar o julgamento em júri popular.

Com a decisão Ramisses da Silva Feitosa e Talisson de Souza Gama, o “Exu-Caveira”, vão responder pela execução de Rener Silva Menezes em Júri Popular.

Os réus, serão julgados pelo assassinato de motorista de aplicativo e ainda pelas tentativas de homicídios contra Mamed da Silva Bandeira e Leandro Ramon França da Silva e também por integrar organização criminosa.

O ataque contra as vítimas aconteceu na madrugada de 30 de abril do ano passado, no Calçadão da Gameleira, na região do 2º Distrito da Cidade.

Imagens de câmeras de monitoramento, registraram quando os três criminosos, chegam à região em um carro de cor branca.

Na sequência os bandidos atacam um grupo de pessoas que estavam na Gameleira.

Rener Silva, ainda teria tentado correr, mas acabou executado a tiros.

Além de Ramisses Feitosa e Talisson Gama, Daniel Dourado Monteiro, também foi denunciado, mas ele teve o processo desmembrado, já que estar foragido.

Comentários

Continue lendo