Conecte-se conosco

Flash

Em SP, Gladson Cameli consegue melhorias para o setor aéreo do Acre

Publicado

em

Sensível com a dificuldade enfrentada pelos acreanos que utilizam o transporte aéreo para se locomover, o governador Gladson Cameli segue em busca de melhorias  para o setor. Nesta sexta-feira, 9, o gestor esteve reunido com executivos da Gol Linhas Aéreas e Voepass Linhas Aéreas, em São Paulo (SP), onde apresentou demandas e reforçou o apoio institucional do governo do Estado às companhias.

Um dos assuntos tratados diz respeito à ampliação de rotas. O governador pediu aos representantes da Gol o retorno de voos diretos entre a capital acreana e Porto Velho (RO), que estão suspensos desde 2019, assim como entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Manaus (AM).

Governador Gladson Cameli esteve reunido com executivos das companhias aéreas Gol e Voepass, nesta sexta-feira, 9. Graças ao esforço do gestor, Acre terá melhorias na frequência e oferta de novos voos. Foto: Cedida

Ao governador, o vice-presidente Comercial e de Marketing, Eduardo Bernardes Neto, e o assessor direto da Presidência, Alberto Fajerman, asseguraram a retomada desses itinerários em até quatro meses. Outra garantia anunciada foi o crescimento de 70% para 90% na frequência de voos ao Acre já em setembro, com destaque para o aumento na oferta de mais viagens para Brasília (DF) e a capital do Amazonas.

“Em nossa região, o transporte aéreo não é luxo, mas uma necessidade. Fico muito feliz com os anúncios feitos pela Gol e que há muito tempo eram aguardados. A melhoria do setor aéreo é uma das prioridades do governo e demonstra o nosso respeito com a população, que muito em breve terá mais opções para voar”, argumentou Cameli.

Isso só está sendo possível com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e da resposta positiva dada pelo mercado acreano. Levantamentos da própria companhia aponta o estado como um dos que mais demandou os serviços prestados pela Gol Linhas Aéreas.

Voo internacional e operação de nova companhia aérea

Com a concessão dos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro Sul para a iniciativa privada a partir do próximo ano, a empresa que administrará os dois terminais demonstra interesse em concluir o processo de internacionalização. Diante das boas perspectivas, Cameli solicitou que a empresa estude a viabilidade de estabelecer um voo semanal entre Manaus, Rio Branco e Lima, no Peru.

Implantação de voo internacional foi discutida e viabilidade será estudada no início de 2022 Foto: Cedida

“Os brasileiros têm muito interesse em conhecer o Peru, mas, no nosso caso, que moramos na Amazônia, a logística é muito complicada. Temos que vir até São Paulo e depois retornar para o nosso país vizinho. Sendo que de Rio Branco até Lima é uma hora de voo. Sem contar que da capital do Peru saem voos diários para várias cidades do mundo, o que facilitaria e muito a nossa conectividade”, explicou.

Por conta da pandemia, a Gol suspendeu todas as operações internacionais. Mas os executivos da empresa enalteceram a proposta apresentada pelo governador e afirmaram que o itinerário será colocado em análise no primeiro bimestre de 2022, período que marcará o retorno de voos da companhia para o exterior.

No caso específico da Voepass, aérea pertencente ao mesmo grupo da Gol, a empresa tem interesse de se instalar no Acre e oferecer voos regionais. Como forma de incentivo, o chefe de Estado citou a redução do percentual de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível para aviação em voos diurnos para incentivar a operação de novas companhias. A taxa, que é a menor do Brasil, caiu de 25% para apenas 3%.

Comentários

Flash

Desvio utilizado para escoar produção de moradores é levado novamente por chuvas em Xapuri

Publicado

em

Por

Por Ellem Jady, g1 AC — Rio Branco

Desvio — Foto: André Luiz Oliveira/Arquivo pessoa

Ao g1, o diretor-presidente do Deracre, Petrônio Antunes, afirma que o problema ocorre pela época de chuvas, e obras no local estão em andamento.

“É um problema local, sempre teve. A gente está fazendo uma obra de pavimentação, inclusive, vai ser resolvido esse problema dentro dessa obra. Essa população sempre passou pelo problema, porque tem vários igarapés muito grandes e precisa de uma ponte de concreto ou até mesmo uma galeria grande, que até mesmo está previsto no projeto”, explica.

O Deracre informou que tem ciência da situação e já mandou equipes para avaliação do local. O término das obras está previsto para outubro do ano que vem.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vanda Milani recebe prêmio de Melhor Parlamentar do Estado do Acre

Publicado

em

“Dedico este momento a todos aqueles que acompanham meu trabalho e me deram a oportunidade de estar aqui representando toda família acreana”. Com estas palavras a deputada Vanda Milani (Solidariedade-Ac) agradeceu nesta quarta-feira (8), o recebimento do prêmio de melhor parlamentar do Estado do Acre concedido pelo Ranking dos Políticos. A solenidade aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Bastante concorrido, o evento contou com parlamentares que tiveram maior destaque no Congresso Nacional em 2021. Na avaliação, foram considerados dados sobre presença nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões das mais importantes para o país
“É extremamente honroso ver meu esforço reconhecido, sobretudo quando se trata de um trabalho parlamentar em prol de toda a população acreana”, acrescentou a deputada.
Ainda segundo Vanda Milani, ela fica ainda mais feliz “ao saber que o ranking inclui bandeiras como antiprivilégio, antidesperdício e anticorrupção, atributos que sempre fiz questão de preservar durante toda minha vida pública”, declarou a parlamentar .
Além de ficha limpa, a deputada se destacou pelo combate à corrupção e pela economia de mais de meio milhão nas verbas de gabinete. Ainda em 2021, ela foi eleita pela  Associação dos Municípios do Acre (ASMAC) como a que mais investiu na saúde pública do Acre. E foi a única a ter liberado através do Governo Federal todas suas emendas individuais e coletivas do ano de 2021.

“Minha determinação primeira como parlamentar se confunde com as bandeiras do povo acreano, em seus anseios e necessidades, sempre buscando o melhor para toda a nossa gente e nação brasileira. Tudo pelo Acre e pelo Brasil”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Carro cai em barranco quase em frente à delegacia de Brasiléia

Publicado

em

Um carro modelo Renault, dirigido por um homem de nacionalidade boliviana, por pouco não cai dentro do rio Acre na noite desta terça-feira, dia 7. O motorista saiu ileso e não precisou ser levado para o hospital.

Segundo foi apurado junto às autoridades que foram até o local, o motorista estava trafegando pela Rua Benjamin Constant, sentido Avenida Rolando Moreira. No final, o motorista é obrigado fazer a curva para a esquerda, devido o desmoronamento de parte da avenida causado pela enchente de 2015.

O que leva a crer no primeiro momento, o motorista teria se descuidado com algo, ou ‘cochilado’ na direção, sem perceber da aproximação do final rua. O carro atravessou a barreira e caiu no barranco e caso o rio tivesse cheio, poderia ter sido uma tragédia maior.

Policiais militares e socorristas do Corpo de Bombeiro do 5º Batalhão estiveram no local, para verificar o fato para possível resgate de vítimas. Segundo foi informado, como não houve necessidade de condução ao hospital e nem ferido, apenas o condutor se responsabilizou da retirada do carro e pelos danos.

Um guincho foi solicitado para a retirada do veículo do barranco.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta