fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Enfermeiros tem projeto de lei do presidente Mário Jorge aprovado por unanimidade na Câmara de Brasiléia

Publicado

em

Da assessoria CMB

Aprovado por unanimidade, projeto de lei que regulamenta a jornada máxima de trabalho para os profissionais enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Um projeto de autoria do vereador Mário Jorge Presidente da Câmara Municipal foi apresentado na 28ª sessão desta casa, e aprovado na 29ª sessão. Projeto este que reduz a carga horaria de 40hs para 30hs semanais de algumas categorias da saúde.

Na manhã desta terça-feira 01/10/2013 aconteceu a 29ª sessão ordinária do poder legislativo do município de Brasileia, ocasião que o presidente da Câmara vereador Mario Jorge autorizou a primeira secretária da mesa vereadora Erizete de morais a fazer a leitura das matérias apresentadas na 28ª sessão deste poder.

Grande expediente:

Erizete de morais - PT

Erizete de morais – PT

Erizete de morais – PT:

Ao usar a tribuna Cumprimentou o público presente, falou do documento enviado pela secretaria de ação social com relação a viagem de alguns funcionário de lazer a natal. Falou sobre a expedição de alguns documentos da Prefeitura, disse que é um desrespeito com os vereadores. A vereadora falou também do atraso no pagamento de funcionários.

Indicações:

Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura tome providências com relação ao antigo prédio do PETI.

Pediu que a Prefeitura realize melhorias no ramal do povir sentido ramal do polo.

Naldo Rufino - PRP

Naldo Rufino – PRP

Naldo Rufino – PRP:

Cumprimentou ao público presente, pediu uma moção de pesar a senhora Raimunda Lopes e ao senhor nelzo. Falou da problemática com relação a necessidades de ambulância para o município de Brasileia. Falou sobre a situação do bairro São João onde, Solicitou a realização de uma reunião com os representantes da comunidade para discutir os problemas.

1. ao usar a tribuna pediu que a Emprese ADIM tome providências com relação ao um bueiro danificado no bairro eldorado.

2. solicitou também que a ADIM tome providências com relação a um esgoto na rua Olegário França.

3 . Indicou que a Prefeitura realize melhorias no Ramal do 75.

Joelso pontes - PP

Joelso pontes – PP

Joelso pontes – PP:

Cumprimentou a todos, falou da importância do projeto de Lei sobre a redução de carga horária dos enfermeiros, falou da importância da câmara fiscalizar as obras que estão sendo realizadas.

Indicações:

Em sua primeira indicação propôs que a Prefeitura realize melhorias em um bueiro próximo ao Sr. Oto, no Ramal do Porvir velho.

Pediu que a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura veja a possibilidade de disponibilizar um caminhão de 15 em 15 dias para o ramal do km 59.

Sugeriu que a Prefeitura e Secretaria de Saúde agilize o conserto da ambulância.

Pediu que a diretoria do DEPASA tome providências com relação ao abastecimento de água, os moradores correm o risco de ficar sem água e todos os meses pagam a água.

Solicitou que a Prefeitura realize melhorias no ramal do km 17.

Pediu que o Governo do estado realize melhorias nas guaritas da beira dos ramais.

Sugeriu que a Prefeitura realize melhorias em um braço do ramal do km 59, ramal da Pinda indo até o Sr. Antero.

Finalizou solicitando que a NATEX informe quantas pessoas estão sendo beneficiadas e a relação nominal das mesmas do município de Brasileia com o látex.

DSC_0041

Marivaldo Oliveira – PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Parabenizou a Prefeitura pela construção na ponte do Riozinho. Falou sobre dívidas de gestões passadas que a Prefeitura terá que pagar. Falou também sobre o pagamento dos servidores que está sendo feito de forma correta. Falou que o calcário foi uma troca com o município de Epitaciolândia com uma máquina aradora para atender os produtores rurais. Falou sobre a problemática da falta de lixeiros no município e disse que máquinas de lavar também são usadas em outros município como lixeiras. Falou sobre o furto de motos, disse que é preciso se reunir com o secretário de segurança pública para discutir essa problemática.

Indicações:

Em sua primeira indicação pediu que a Prefeitura construa uma guarita para os taxistas do município.

Finalizou propondo que a Prefeitura instale lâmpadas no beco da Marina.

Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Cumprimentou a todos presente, lamentou as mortes do sr Nivaldo e do sr. nilzo. Criticou algumas ações da prefeitura. Convocou o secretário de obras para fazer alguns esclarecimento na tribuna da câmara. disse que é lamentável o problema do lixo no município, falou também da situação do lixão do município. Destacou sobre os ramais e dos transtornos vivenciados pelos moradores de alguns ramais porque a época das chuvas estão chegando. Sugeriu que seja realize audiências públicas nos ramais para discutir sobre o preço das passagens dos carros de linha. Falou sobre alguns problemas com relação a iluminação do campo de futebol km 26.

Indicações:

O vereador usou a tribuna para Convidar o Secretário de Obras para a próxima sessão para tirar alguns esclarecimentos.

Pediu que a Prefeitura coloque placas nos ramais e indique a extensão de cada um.

Indicou que a Prefeitura realize melhorias na ruas Oscar Meia, bairro Eldorado.

Concluiu Solicitando a realização de uma reunião com o Prefeito para falar sobre os problemas do km 26; sobretudo a energia.

Tereza com Certeza - PT

Tereza com Certeza – PT

Tereza com Certeza – PT:

Cumprimentou a todos, parabenizou a equipe da escola Valéria Bispo pela realização do Sarau Cultural. Falou sobre o atraso no pagamento dos servidores efetivos.

Indicações:

Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura veja a possibilidade de realizar melhorias nos equipamentos da academia do parque Centenário.

Pediu que a Secretaria de Obras realize melhorias no ramal do 18 que sai no km 26, o ônibus não consegue transportar os alunos, por conta de ladeiras e as condições das pontes.

Finalizou indicando que a Prefeitura realize melhorias no ramal do Tubal, km 13.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Ordem do dia:

Foram apresentados quatro projetos de lei oriundos do poder executivo.

1ª projeto de lei apresentado. Projeto nº 13 que altera a lei n 891 de 07 de novembro de 2011, que dispõe sobre a política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

2ª projeto de lei nª 14, que cria a coordenadoria Municipal de mulheres e altere a lei municipal nº 895. De 28 de novembro de 2011. Que dispõe sobre a organização da administração pública municipal

Estabelece suas estruturas, princípios e diretrizes.

3ª PPA plano plurianual.

4ª LOA, lei orçamentaria anual.

Foi votado o projeto de lei nª 01 de 2013 de 02 de setembro de 2013, que dispõe sobra a regulamentação da jornada máxima de trabalho para os profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar de enfermagem, que atuam no âmbito do município de Brasileia-AC, em no máximo 30 (trinta) horas semanas.

Ordem da votação

Naldo Rufino voto favorável.

Marivaldo oliveira voto favorável.

Rosildo Rodrigues voto favorável.

Marquinhos Tibúrcio voto favorável.

Joelson Pontes voto favorável.

Carlinhos do Pelado voto favorável.

Tereza com Certeza voto favorável.

Erizete lima voto favorável.

Fernanda Hassem voto favorável.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Arlete Amaral se desliga do cargo de vereadora e assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Vereadora e Vice-Presidente do Legislativo Municipal abandona mandato para encabeçar a pasta de Assistência Social

Nesta quarta-feira, 24 de abril, o município viu uma mudança significativa na gestão de sua Secretaria de Assistência Social. Arlete Amaral, vereadora e vice-presidente do poder legislativo local, foi empossada no cargo, substituindo Djahilson Américo, que deixou a função para buscar uma vaga no legislativo como pré-candidato a vereador.

A transição exigiu que Arlete se desligasse de suas responsabilidades como vereadora, passando o posto para seu suplente, João Rocha. Essa movimentação política, embora rotineira em certos aspectos, traz consigo implicações importantes para a dinâmica política do município.

Enquanto Djahilson Américo se lança em uma nova empreitada política, buscando representar os interesses da comunidade no poder legislativo, Arlete Amaral assume uma nova responsabilidade administrativa. Sua entrada na Secretaria de Assistência Social demonstra uma mudança de foco e prioridades, colocando-a no centro das ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento social da população local.

Em entrevista, Arlete expressou sua determinação em fazer uma gestão eficiente e voltada para as necessidades reais da comunidade, destacando a importância do trabalho em equipe e da colaboração com outros órgãos e entidades sociais.

Surpreendendo muitos, Arlete também anunciou que não pretende mais se candidatar ao cargo de vereadora, optando por se dedicar integralmente à sua nova função na Secretaria de Assistência Social.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute profissionalização e escolarização da população em situação de rua

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Direitos Humanos, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), reuniu-se na última quarta-feira (24) com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Assistência Social, Senai, Ieptec, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e Centro Pop para discutir ações de profissionalização e escolarização da população em situação de rua.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, teve como objetivo principal buscar soluções para garantir o acesso à educação e ao trabalho para esse público vulnerável. De acordo com representantes da população em situação de rua, existe um cadastro com quase 70 pessoas que já possuem experiência em alguma área e/ou precisam de cursos para requalificação profissional, além de outros que desejam participar de curso de alfabetização.

Na ocasião, Senai e Ieptec se colocaram à disposição para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para esse público, com acompanhamento do MPAC e outros parceiros na iniciativa. O MPAC também buscou, em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, a reativação de um projeto de educação no Centro Pop para promover alfabetização para esse público, com oferta de professor, alimentação, material didático e transporte para os alunos.

“Nosso objetivo é reunir possíveis parceiros e buscar alguns compromissos para avançar em pautas como educação e profissionalização, que são extremamente importantes para garantir a dignidade das pessoas em situação de rua”, destacou o promotor de Justiça.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco participa de seminário sobre leitura e escrita na educação infantil

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco participou, no auditório do Detran, nessa terça-feira (23), da abertura do seminário “O Leei e as experiências de leitura das crianças na educação infantil”. O Leei é um programa de leitura e escrita na educação infantil.

O seminário formativo é realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com as prefeituras e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A formação dos professores acontecerá até quinta-feira, dia 25 de abril, sob a responsabilidade dos professores Nadson Araújo dos Santos e Tatiane Castro dos Santos, ambos da Ufac.

A professora Gleice Souza, diretora de Ensino da SEE, explicou que a formação é voltada para os professores da educação infantil, onde o MEC, com o apoio da rede estadual – que também fez a adesão ao Compromisso Criança Alfabetizada – e das redes municipais, realiza um trabalho com o foco voltado para a política territorial.

“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado em 2023. Então, iniciamos esses processos formativos, que já realizamos no interior e agora temos aqui equipes das escolas de Rio Branco, os nossos coordenadores, para discutirmos o Leei”, disse.

A diretora explicou ainda que um dos objetivos do Leei é colocar o aluno em contato com a leitura de maneira lúdica, de maneira prazerosa.

A professora Tatiane Castro reforçou que o Leei faz parte da Política Nacional de Alfabetização, cujo objetivo é formar os professores da educação infantil, especialmente os professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, anos iniciais.

“Essa formação é importante para que eles possam trabalhar questões de linguagem, de leitura e de escrita na educação infantil, com o objetivo de fazer com que os professores possam desenvolver práticas de leitura e escrita efetivas com as crianças”, salientou.

A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, destacou a formação dos professores da educação infantil como “importantíssima”.

“As crianças estão iniciando a fala, a escrita, estão na fase de crescimento, e houve prejuízos na pandemia. Agora, estamos tentando recuperar com essas formações, atualizando e qualificando as pessoas”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo